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O Ambiente das Organizações Professor Fernando Monteiro.

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Apresentação em tema: "O Ambiente das Organizações Professor Fernando Monteiro."— Transcrição da apresentação:

1 O Ambiente das Organizações Professor Fernando Monteiro

2 O que é organização? Segundo Maximiano(1992) 1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações." Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.

3 A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.

4 O contexto Ambiente Externo – conjunto de variáveis e forças diferenciadas, não controladas pela organização e que provocam mudanças. Ambiente Interno – forças e limitações internas.

5 O Ambiente Externo - Para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações é necessário visualizá-las como sistemas que trocam recursos e dependem dele. - A organização eficaz consegue adaptar-se, reagindo às condições externas alcançando situações de sobrevivência e crescimento. - O diagnóstico ambiental é o primeiro passo para um planejamento. Serve para mapear o ambiente e colher informações que possibilitem a eficácia. MAPEAMENTO AMBIENTAL: Consiste em sondar, explorar e discernir o ambiente para reduzir incertezas. Serve para que a alta direção conheça quem são seus concorrentes, produtos/serviços substitutos, grau de dependência em relação a fornecedores e consumidores. Dificuldades: Seleção ambiental, Percepção, Consonância e dissonância, Limites e fronteiras.

6 O Ambiente Geral É constituído por um conjunto amplo, complexo e difuso que influenciam as organizações. - Variáveis Tecnológicos – todo conhecimento utilizado pela empresa para a realização de suas tarefas. - Variáveis Políticas – envolvem decisões tomados pelos governos. Tendências ideológicas definem os rumos das políticas econômicas, fiscal ou tributária, de saúde, de educação, etc. - Variáveis Econômicas – dependem do contexto econômico geral podendo determinar o volume de operações, o nível de preços e de lucratividade potencial, a facilidade ou dificuldade na obtenção de recursos básicos, os mecanismos de oferta e procura do mercado em geral, etc

7 O Ambiente Geral - Variáveis Legais – conjunto de normas e leis que controlam o comportamento organizacional. - Variáveis Sociais – representam as características da sociedade onde a organização opera. - Variáveis Demográficas – características da população (raça, cor, religião, densidade demográfica, etc) - Variáveis Ecológicas – a preservação do meio ambiente deve ser um objetivo organizacional. -Variáveis Culturais – valores, pressupostos básicos e hábitos.

8 O Ambiente Específico Constitui o contexto ambiental mais próximo que fornece as entradas (insumos) e absorve as saídas (produtos e/ou serviços) das organizações. - Clientes: Constituem o mercado consumidor da organização. Eles trocam recursos, geralmente sob a forma de capital financeiro, pelos produtos ou serviços de uma organização - Fornecedores de recursos: Suprem as necessidades de recursos produtivos (capital, recursos naturais, mão-de-obra), matéria-prima e/ou serviços da organização. - Concorrentes: Disputam tanto o mercado consumidor quanto o mercado fornecedor de recursos. - Grupos reguladores: São instituições que impõem controles, limitações ou restrições sobre as organizações, uma vez que regulam, normalizam, monitoram, avaliam ou fiscalizam a ação organizacional.

9 Dinâmica Ambiental O ambiente é muito mais complexo que parece. A dinâmica ambiental tenta mostrar um pouco desse comportamento. As organizações sofrem várias influências que dificultam as operações: - restrições: são limitações que reduzem o grau de liberdade da empresa. Por exemplo, tabelamento de preços; - coacões: são imposições do ambiente às quais a organização não pode deixar de atender. Por exemplo, intervenção do Banco Central; - contingências: são eventos prováveis que afetam muito a organização. Por exemplo, guerras e greves; - problemas: são eventos correntes. Por exemplo, quebra de equipamento; - oportunidades: são situações favoráveis à organização. Por exemplo, queda da taxa de juros.

10 Competição Nacional e Internacional Globalização Educação Conhecimento Ambiente ExigeModifica

11 Ambiente Interno Qualquer empreendimento estruturado e constituído para um determinado fim, sem considerar ramo de atividade, forma de constituição legal ou finalidade. As organizações são compostas por pessoas e seus inter-relacionamentos, interagindo entre si para realizar funções essenciais que auxiliem a alcançar metas. Organizações são instituições sociais, e a ação desenvolvida por seus membros é dirigida por objetivos. Projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o ambiente que as cerca.

12 Por que organizações são necessárias? Servem à sociedade Realizam objetivos Preservam o conhecimento Proporcionam carreiras Influenciam um ambiente em rápida mudança Criam valor para seus proprietários, clientes e funcionários Lutam com os atuais desafios da diversidade da força de trabalho Promovem sinergia

13 As organizações como sistemas abertos

14 Organizações x Empresas As organizações podem ser: - com finalidade lucrativa (empresas); - sem finalidade lucrativa (organizações não empresariais). Empresas: são orientadas para o lucro; assumem riscos; são dirigidas por uma filosofia de negócios, devendo justificar sua existência atendendo às necessidades da sociedade; são avaliadas, geralmente, sob um ponto de vista contábil; devem ser reconhecidas como negócios pelas demais organizações; constituem propriedade privada.

15 As funções das Empresas A maioria das empresas está estruturada por áreas funcionais, dentre as quais se destacam: a função produção, a função financeira, a função mercadológica (marketing) e a função de recursos humanos. A Função Produção O subsistema de produção fornece as saídas (outputs) de produtos e/ou serviços, estando aí agrupadas as atividades de transformação básica. - Materiais - Logística - Organização e Métodos - Engenharia de produto - Engenharia de processo - Engenharia de fabricação - PCP - Manutenção

16 As funções das Empresas A Função Financeira Tem como objetivo a obtenção de recursos financeiros para manter o negócio em operação, usando da melhor maneira o capital obtido. As principais áreas de decisão financeira são: investimento, distribuição de lucros e financiamento. - Contabilidade e orçamento - Finanças A Função Mercadológica (Marketing) As atividades de marketing contribuem para determinar as necessidades e os desejos do consumidor e as formas de atendê-lo por meio de produtos e/ou serviços que o satisfaçam. O objetivo maior da função de marketing é levar o consumidor à repetição da compra do produto e/ou do serviço. - Marketing e vendas

17 As funções das Empresas A Função de Recursos Humanos Visa promover oportunidades que maximizem a contribuição individual, proporcionando condições de trabalho favoráveis ao desenvolvimento profissional e estimulando confiança, respeito e compreensão recíproca entre empregados e empregadores. -Planejamento de Recursos Humanos - Recrutamento e seleção - Educação, desenvolvimento e avaliação de desempenho

18 Níveis Hierárquicos da Empresa

19 Recursos da Empresa Para seu funcionamento, a empresa dispõe de recursos, em geral escassos, que devem ser distribuídos e utilizados com eficiência pelos administradores.

20 Os objetivos da Empresa Objetivos são situações futuras que a empresa deseja alcançar. Eles são influenciados pelo ambiente, mas também constituem uma força que causa impacto no ambiente. Mudanças ambientais podem provocar mudanças de objetivos. apresentam uma situação futura, porque indicam uma orientação que a empresa procura seguir; constituem uma fonte de legitimidade, na medida em que justificam a vitalidade e a exis­tência da empresa; servem de padrões para avaliar o rendimento e a eficiência da empresa; servem de unidade de medida, a fim de expressar a produtividade.

21 Bibliografia: Pereira, Anna Maris. Introdução à Administração. 3a. Ed. – São Paulo, 2004. Capítulo 3.


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