Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ANÁLISE DE DECISÃO Profª: Elizabete Nunes
2
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
O que é um sistema? “Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.” (OLIVEIRA, Djalma)
3
O que é um sistema? Um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados formando uma atividade para atingir um objetivo operando sobre dados/energia/matéria para fornecer informação/energia/matéria. (Chiavenatto)
4
O que é um sistema? Bertalanffy (1947), fundador da T.G.S., constata que o organismo, para ser entendido, não pode ser encarado como uma soma das suas partes. Isto é, o ser vivo não é o somatória dos seus elementos constitutivos: o todo é diferente da soma das partes. O organismo para ser entendido tem de ser encarado como um sistema.
5
O que é um sistema? BERTALANFFY define sistema como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. Disto decorrem dois conceitos: Objetivo do sistema: as unidades e os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo. Globalidade: o sistema sempre reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer das suas unidades. Isto é, há uma relação de causa-efeito entre as diferentes partes de um sistema.
6
Organização como Sistema
SISTEMA SOCIAL SISTEMA ESTRUTRAL SISTEMA TECNOLÓGICO Pessoas Grupos Sentimentos Emoções Autoridade Hierarquia Normas Máquinas Equipamentos Conhecimentos
8
Abstratos e Conceituais
Classificação dos Sistemas Quanto à Constituição: Físicos e Concretos Abstratos e Conceituais Compostos de equipamentos e coisas reais Hardware Podem ser descritivos em termos quantitativos Compostos de conceitos, abstrações, hipóteses e ideas Software Não-físico Geralmente as organizações precisam de hardware e software
9
Classificação dos Sistemas
Quanto à Natureza: Abertos Fechados É aquele que mantém intensa interação (entrada e saída) no meio ambiente São probabilísticos e flexíveis Intercâmbio com o meio é pequeno e conhecido Previsível e programado As organizações são sistemas abertos, interagindo dinamicamente com seus ambientes
10
O que é ambiente? É tudo que envolve externamente uma organização. O que está além das fronteiras. É muito amplo e complexo sendo segmentado por: • Microambiente: (ambiente específico) mais próximo e imediato. • Macroambiente: (ambiente geral) envolve o microambiente e todas as organizações.
11
dos Recursos Ambientais
Macroambiente Ambiente Econômico Ambiente Sóciocultural Microambiente EMPRESA Governo Clientes Fornecedores Concorrentes Ambiente Político-Legal Ambiente Tecnológico Ambiente dos Recursos Ambientais Ambiente Demográfico
12
Microambiente FORNECEDORES CLIENTES
É necessário conhecer todas as opções de fontes de insumos necessárias ao funcionamento da organização CLIENTES Detectar os desejos, hábitos, valores e situações daqueles com quem a empresa faz negócios, principalmente, os clientes finais
13
Microambiente CONCORRENTES GOVERNO
Um competidor é qualquer entidade que ofereça aos clientes opções que diminuam a atração das opções oferecidas pela empresa. GOVERNO Agentes controladores ou regulamentadores da atividade da organização e sua função no ambiente. Necessários para manter as regras de mercado e competitividade.
14
Microambiente McDonalds
Uma análise... Ambiente dos Fornecedores Compra corporativa, melhor negociação Ambiente dos Clientes Alvo principal as crianças e Adolescentes Executivos (almoço rápido) Crescimento entre as classes B e C Ambiente Concorrência Crescendo no Brasil (Habibs, Subway, Bob´s, Burger King) Líder Ambiente regulador Fiscalização sanitária, tributária e trabalhista
15
Macroambiente ECONÔMICO
Como está a economia para o mercado da empresa? • A dinâmica de mercados, capitais, matérias-primas, custos, preços, moeda, situação da economia nacional e a situação do comércio internacional • Padrões de compra dos clientes, o comportamento dos concorrentes e as oportunidades atuais da empresa. • Flutuações cambiais, taxas de juros, rendimentos dos investimentos, política de impostos, etc.
16
Macroambiente TECNOLÓGICO
Quais são as tecnologias que estão surgindo rapidamente e quais estão sendo descartadas. • Quais mudanças terão efeito duradouro e quais são passageiras. • Que tipo de novos produtos ou processos podem ameaçar a sobrevivência do negócio e que possíveis inovações poderiam reestruturar todo o mercado.
17
Macroambiente SÓCIO-CULTURAL
É importante conhecer parâmetros como opiniões, valores, crenças, estilos, preferências, relações familiares, questões morais e religiosas, heróis, vilões, etc., que habitam a cabeça das pessoas e que afetam o comportamento dos clientes. Não confundir com responsabilidade social.
18
Macroambiente RECURSOS AMBIENTAIS RECURSOS DEMOGRÁFICAS
Refere-se às condições do ambiente, físico e natural e a relação da sociedade com o meio ambiente. RECURSOS DEMOGRÁFICAS Refere-se à população em seu tamanho, idade, densidade, localização, sexo, raça, ocupação entre outros dados estatísticos.
19
Macroambiente McDonalds
Uma análise... Ambiente Econômico No Brasil Big Mac é luxo Depende forte na economia mas está favorável Ambiente Tecnológico Domínio público, facilmente copiado. Ambiente Sócio-cultural Ameaça da tendência de “saudáveis” Ambiente Político-Legal Muita tributação, sonegação, afetado pelas decisões diárias. Ambiente Ecológico Embalagens devem sofrer restrições (muito lixo) Ambiente Demográfico Envelhecimento da população deve baixar receita Obesidade, Problemas de Saúde
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.