A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Prof. Mariana Giannecchini Ferrari

2 Perspectiva Psicossocial (construtivista e historicista)
Cada vez mais é imprescindível cruzar e recruzar as fronteiras interdisciplinares em um processo contínuo de desterritorialização. Historicista: recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade. Construtivista: sujeito olhado como produtor e como produto da realidade social.

3 Aquisição de conhecimento é um processo ativo de construção em 2 sentidos que se complementam:
SIMBÓLICO: o sujeito é ativo porque dá sentido aos objetos sociais, materiais e ideacionais (ele constrói teoria ou representação das coisas que o cercam). PRÁXIS: o sujeito é ativo porque cria efetivamente o mundo social em que esta inserido (o homem transforma a natureza e ao transforma – la gera condições sociais para a produção).

4 Psicologia Social e Saúde
Atividade muito recente já que a aplicação da psicologia antigamente era intra – individualista. PRÁTICA CLÍNICA (paciente terapeuta); TEORIA EXPLICATIVA (compreensão do processo saúde/doença).

5 Fases que a psicologia da saúde passou até a incorporação da dimensão social:
1ª) VERTENTE INTRA – INDIVIDUAL: voltada para a explicação do aparecimento da doença como organismo individual. Psicogênese da doença (FRANZ ALEXANDER): emoção não domesticada gera doença – psicossomática. Teoria da personalidade (HELEN DUNBAR): relação entre personalidades e certas doenças (câncer e doenças cardíacas).

6 2ª) Aspectos psicossociais do adoecimento (década 50):
Aspectos psicossociais que são responsáveis pelo surgimento da doença. Pesquisadores passam a fazer correlação (a partir da mensuração de variáveis) entre eventos estressantes na vida de um indivíduo e o aparecimento de doenças. Questionários Estandartizados Schedule of Recent Experiences Holmes & Rahe

7 Mas... Como medir tensões críticas?
O que realmente conta não é a experiência em si, mas sim o significado (sentido pessoal) que ela tem para o indivíduo.

8 3ª) Saúde/doença na perspectiva construtivista:
A doença passa a ser vista como um fenômeno psicossocial historicamente construído Não somente como experiência individual, mas como fenômeno coletivo (sujeito a forças da sociedade). Possibilita confronto entre o significado (social) da experiência e o sentido (pessoal) que lhe é dado pelo indivíduo.

9 3 contribuições... São representações que orientam a ação de conscientização. 2. O que é levado em consideração é o sentido pessoal da experiência. 3. Mudanças na inserção de psicólogos nos serviços de saúde (psicologia comunitária).


Carregar ppt "PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google