Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Expectativa de aprendizagem:
Lutas Expectativa de aprendizagem: Ampliar os conhecimentos sobre as manifestações culturais de lutas.
2
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL
IDIOMA MITOS HÁBITOS ALIMENTARES MÚSICA ESPORTE CORPO TEATRO CULTURA RELIGIÃO PENSAMENTOS LITERATURA FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL INVENÇÕES ARQUITETURA
3
O movimento humano é uma forma de linguagem
O movimento humano é uma forma de linguagem. As linguagens são meios de comunicação, aprendizagem, apropriação, significação e transformação do mundo, logo, são constituintes e constituídas da/pela cultura. Esta discussão é recente na educação física. Bracht (1999); Daólio (1996); Betti (1999)
4
DO QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS SOBRE BLOCOS DE CONTEÚDOS?
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESTUDA LINGUAGENS – CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. OS PCNs organizam seus conteúdos em blocos.
5
Blocos de Conteúdo símbolos DANÇAS LUTAS movimento corpo JOGOS códigos
ESPORTES códigos GINÁSTICAS
6
O que entendemos por Luta?
Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas O que entendemos por Luta?
7
Danças; Lutas e Ginásticas
Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Conceito de Luta Prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente. Gomes et. al. (2010)
8
Chuva de idéias... Quais as características principais das Lutas?
9
Danças; Lutas e Ginásticas
Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Características Contato proposital fusão ataque/defesa Oponente/alvo Imprevisibilidade Regras Denominadores comuns transferíveis (grupos situacionais), passíveis de serem ensinados antes da prática especializada.
10
Danças; Lutas e Ginásticas
Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas Classificação das lutas por tipo de contato e por distância (GOMES et. al., 2008) LUTA DE AGARRE LUTA COM GOLPE LUTA COM IMPLEMENTO Derrubar, projetar e controlar no solo. Golpes impactantes com diferentes partes do corpo, isolados ou simultaneamente. Tocar determinadas áreas do corpo por intermédio de implementos.
11
Danças; Lutas e Ginásticas
Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas
12
Danças; Lutas e Ginásticas
Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas A construção de atividades a partir da compreensão dos princípios condicionais e das classificações não deve negar as gestualidades específicas das modalidades de luta, mas pode dialogar com elas pela compreensão e adaptação de suas regras, materiais e movimentos básicos, dando condições para que os alunos tenham experiências de luta próximas ao que está sendo realizado.
13
LUTAS
14
PARA REFLETIR... “Não estamos sugerindo negar as técnicas, a proposta é chegar nas técnicas a partir dos Jogos de Aproximação. Lutas na Escola deve ser entendida como possibilidade e não necessidade”
16
Danças; Lutas e Ginásticas
Blocos de conteúdos Danças; Lutas e Ginásticas OS JOGOS DE OPOSIÇÃO SÃO CLASSIFICADOS EM 6 (SEIS) TIPOS: JOGOS DE RAPIDEZ, AGILIDADE E ATENÇÃO; JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETO; JOGOS DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO; JOGOS DE RETER E IMOBILIZAR; JOGOS DE DESEQUILIBRAR; JOGOS DE COMBATE.
17
Sugestões de leitura e aprofundamento:
GOMES, Mariana S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus,
18
Literatura http://www. plataformadoletramento. org
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.