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Ana Isabela Maciel Francielly Tristão Gisele Aparecida Iris Natália Gonçalves Laís Pereira de Faria Larissa Mesquita Teles da Silva Docentes: Flaviane.

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1 Ana Isabela Maciel Francielly Tristão Gisele Aparecida Iris Natália Gonçalves Laís Pereira de Faria Larissa Mesquita Teles da Silva Docentes: Flaviane e Rogério

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3 (STRAPASSONI; MEDEIROS 2008)

4 Líder Chefe Liderar Dirigir na condição de líder, ser o primeiro. (FERREIRA, 2002)

5 INFLUENCIAÇÃO EXISTEM VÁRIOS GRAUS DE INFLUÊNCIA: Coação PersuasãoSugestãoEmulação

6 LIDERANÇA NA ENFERMAGEM Ao longo da história as organizações de saúde, especialmente os hospitais vêm sofrendo com as mudanças, exigindo uma transformação em seu cenário social, político e econômico pós- moderno. (MOREIRA, SILVA, 2008)

7 LIDERANÇA NA ENFERMAGEM A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana principalmente nas organizações que são subdividida em departamentos. Onde o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, e ter principalmente a capacidade de resolução de problemas e atividades frente os mesmos (CHIVANATO, 1993)

8 LIDERANÇA NA ENFERMAGEM Focalizada na atualidade como uma prática que demanda valorização dos aspectos voltados para a subjetividade da natureza humana. A atuação do líder deve priorizar a satisfação das necessidades da clientela e das pessoas envolvidas na prestação de cuidados. Para isso, é imperiosa a habilidade de relacionamento interpessoal. (MOREIRA, SILVA, 2008)

9 Diante de vários estilos de liderança na enfermagem observa-se que não há um único estilo de liderança que seja incorporado pelo líder previamente sem conhecer as características pessoais de seus liderados, dessa forma uma liderança eficaz, demanda primeiro conhecimento por parte do líder da situação administrativa do ambiente de trabalho assim como das virtudes e dificuldades enfrentadas por seus liderados. (BALSANELLI, 2006)

10 E STILOS DE L IDERANÇA (Chiavenato, 2005) AutocráticaLiberalDemocrática

11 Tomada de decisões Programação dos trabalhos Divisão do trabalho Participação do líder (Chiavenato, 2005)

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14 TOMADA DE DECISÃO O Líder determina a providência da tarefa, quando necessárias e de modo imprevisível. (Chiavenato, 2005) Apenas o LÍDER decide e fixa as diretrizes PROGRAMAÇÃ O DOS TRABALHOS

15 (Chiavenato, 2005) DIVISÃO DOS TRABALHOS PARTICIPAÇÃ O DO LÍDER O Líder determina as tarefas e de seus companheiros de trabalho. Dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.

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18 TOMADA DE DECISÃO Liberdade para tomada de decisão pode ser em grupo ou individual, com participação mínima do líder. PROGRAMAÇÃO DOS TRABALHOS A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas uma alternativa para o grupo, desde que solicitadas. ( CHIAVENATO, 2005)

19 DIVISÃO DOS TRABALHOS Total falta de participação do líder, a escolha de tarefas e divisão de colegas ficam por conta do grupo. PARTICIPAÇÃ O DO LÍDER O líder não tenta avaliar ou regular o curso das coisas, faz somente comentários. ( CHIAVENATO, 2005)

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22 TOMADA DE DECISÃO As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder. PROGRAMAÇ ÃO DOS TRABALHOS O próprio grupo esboça providências e técnicas para atingir o objetivo com aconselhamento do líder. ( CHIAVENATO, 2005)

23 DIVISÃO DOS TRABALHOS Fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus colegas PARTICIPAÇÃ O DO LÍDER O Líder procura ser um membro normal. É objetivo e estimula com fatos elogios e críticas. ( CHIAVENATO, 2005)

24 ATUALMENTE NA ENFERMAGEM As organizações de saúde são chamadas a ancorar-se na Liderança Transformacional, por ser considerado o paradigma da mudança pós-moderna. Essa liderança é definida como um estilo de liderança voltada para a qualidade da atenção à saúde prestada pela enfermagem, sobretudo na gerência, na educação e na assistência. (MOREIRA, SILVA 2008)

25 A Liderança Transformacional é uma relação baseada na confiança, que influencia de forma positiva líder e liderados, tornando as metas e objetivos da organização um propósito coletivo. (MOREIRA, SILVA 2008)

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29 COMPORTAMENTOS DE UM LÍDER PARA ORIENTAR TAREFAS Planejar e definir como o trabalho será feito; Atribuir as responsabilidades pela tarefa; Definir claramente os padrões de trabalho; Buscar meios de completar a tarefa; Monitorar os resultados do desempenho; Focar a produtividade e a qualidade; Preocupar-se com método de trabalho. ( CHIAVENATO, 2005)

30 COMPORTAMENTO DE UM LÍDER PARA ORIENTAR PESSOAS Atua como apoio e retaguarda para as pessoas; Procura ensinar e desenvolver as pessoas; Mostra os objetivos do trabalho para as pessoas; Desenvolve relações sociais com as pessoas; Mostra confiança nas pessoas; É sensitivo quanto ás necessidades das pessoas; Respeita os sentimentos das pessoas. ( CHIAVENATO, 2005)

31 PARA SER UM LÍDER EFICAZ Razão: apresentação lógica das idéias; Pesquisa: é o uso de informações relevantes na argumentação; Ressonância: Fazer com que a ideia pareça correta; Recursos e prêmios: as pessoas precisam ser seduzidas e achar que ganha ao apoiar o líder; Resistência: o líder deve estar sempre preparado para a assistência e saber como combatê-las. (CHIAVENATO,2005)

32 Não significa só ter autocontrole sobre as emoções, mas entender bem sua própria constituição emocional e das outras pessoas para direcioná-las no rumo certo para atingir objetivos da empresa. ( CHIAVENATO, 2005)

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34 Consciência social: Empatia; Consciência; Orientação de serviço. Habilidade Social: Liderança; Influência; Desenvolvimento de pessoas; Comunicação; Mudança catalizadora; Gestão de conflitos; Construção de laços; Trabalho de equipe e colaboração. ( CHIAVENATO, 2005)

35 L IDERANÇA X M ULHER Em um recente estudo realizado pelo Korn/Ferry Institute publicada na Folha Online com mais de 4.000 presidentes de empresas nos Estados Unidos de ambos os sexos mostra que: Homens e mulheres apresentam altos níveis de pensamento criativo e são capazes de detalhar estratégias complexas; Porém eles são mais diretos e focados em comunicar a informação essencial, elas têm tendência a ser mais indiretas e focadas na manutenção dos relacionamentos enquanto comunicam.

36 Elas são melhores ao compreender dados complexos de fontes diversas, têm mais capacidade de perceber sinais sutis na interação social, inspirando os outros, e trabalham de forma mais confortável quando há uma situação de incerteza, em que não há todas as informações necessárias disponíveis.

37 A conclusão dos pesquisadores é que talvez os empregadores não estejam percebendo um conjunto vitorioso de habilidades que as mulheres possuem e que poderiam ser um enorme benefício para suas empresas. Além disso, a remuneração delas continua menor, em todos os níveis executivos. (Fonte: Folha Online)

38 VÍDEO

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40 CONCLUSÃO

41 REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas. Rio Janeiro: Elsevier, 2005. CHIVANATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 5ª ed. São Paulo: Makdon Books, 1993. FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 4° ed. Rio de Janeiro: Sindicato de Editores de Livros, 2002. MOREIRA, M. C.; SILVA, C. de S. B. Prática de Liderança adotadas por enfermeiros no serviço noturno. Revista de Enferma UERJ, Rio de Janeiro, v. 2, n. 15, p. 183-189, abr./jun. 2008. STRAPASSON, M. R.; MEDEIROS, C. R. G. Liderança Transformacional na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem REBEn, Brasília, v. 2, n. 62, p. 228-233, mar./abr. 2009.

42 BALSANELLI, Alexandre. Liderança no contexto da enfermagem. Disponível em: http//www.medline.com.br/pdf. Acesso em 07 mar. 2012.www.medline.com.br/pdf Vídeo Disponível em: http//www.youtube.com.br acesso em 14 mar. 2012. Disponível em: http://bemzen.uol.com.br/blog/2011/11/22/mulheres-tem- caracteristicas-de-lider-de-sucesso-mais-desenvolvidas/ Acesso 14 mar. 2012http://bemzen.uol.com.br/blog/2011/11/22/mulheres-tem- caracteristicas-de-lider-de-sucesso-mais-desenvolvidas/ Imagens disponíveis em: http//:www.googleimages.com.br acesso em 14 mar. 2012. Entrevista disponível em: http://bemzen.uol.com.br/blog/2011/11/22/mulheres-tem-caracteristicas-de- lider-de-sucesso-mais-desenvolvidas/ acesso em 25 mar. 2012. http://bemzen.uol.com.br/blog/2011/11/22/mulheres-tem-caracteristicas-de- lider-de-sucesso-mais-desenvolvidas/

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