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PLANO DE MARKETING DIGITAL. PLANO DE MARKETING Produto/Serviço: Comércio de música digital gospel Categoria: Especial Apelo psicológico: Ansiedade.

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1 PLANO DE MARKETING DIGITAL

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4 PLANO DE MARKETING Produto/Serviço: Comércio de música digital gospel Categoria: Especial Apelo psicológico: Ansiedade e Hedoísmo 1) ANÁLISE DO AMBIEN TENDÊNCIASEVIDÊNCIAS 1. Desenvolvimento do mercado de música digital gospel. 2. Crescimento do comércio de músicas digitais para computadores e celulares no Brasil, através do sistema de e-commerce. 3. Tendência da web rádio interativa se tornar diferencial de portais de venda de músicas digitais, com a interação sendo feita através de redes de relacionamentos. 1. O mercado brasileiro oferece poucos sites voltados para o comércio de músicas em formato digital exclusivo para o público evangélico. O atual mercado gospel movimenta R$ 1,5 bilhão por ano e conta com mais de 50 milhões de ouvintes. Fonte: Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). 2. Em 2009, o mercado de música digital cresceu 159% no Brasil. As vendas em formato físico, com CDs e DVDs, o aumento foi de apenas 1%. Fonte: Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). 2 a - Segundo a E-bit, empresa que pesquisa hábitos e tendências do comércio eletrônico no país, o setor deve faturar R$ 13,6 bilhões este ano, um aumento de 30% se comparado com o ano passado. 3. De acordo com o Ibope/Nielsen, mais de 80% dos internautas utilizam as redes sociais como forma de entretenimento e 30% usam a web rádio interativa. O plano está coerente, bastante detalhado, exceto na etapa 7, que poderia ter sido mais explicada, pois trata-se da descrição do processo tático do plano de marketing. As observações em vermelho não representam erros, mas contribuições ao trabalho ou pequenas correções. Algumas informações são compartilhadas em forma de dúvidas do professor. Parábens. Saúde e sucesso à todos... NOTA: 9,0 Apresentação: 3,5 / Conteúdo: 5,5

5 2) MATRIZ DE MERCADO E FILTROS MERCADO FILTROS Limite GeográficoSexoFaixa EtáriaExtrato Social Atual: XXXX Visado: - Internautas cristãos/usuário  Músicos/colaborador - Gravadoras/ colaborador - Promotoras de eventos/colaborador  Selos e distribuidores de músicas independentes / colaborador - Empresas de eletroeletrônicos /colaborador (numerar os mercados facilitaria a identificação para seu diretor de marketing) Brasil, Região Sudeste (A região sudeste está compreendida no Brasil. Opte por um ou outro – sugestão: Sudeste.) M e F X (A que mercados se referem cada filtro? Aqui caberia adequar a matriz feita na etapa 3) 20-35/ADT (20-29) 20-40/ADT (30-49) X B2 média média B1 média alta X

6 3)ANÁLISE DAS NECESSIDADES DO MERCADO VISADO MERCADO VISADO Sugiro dois subtitulos: usuário / colaborador DECISOR / INFLUENCIADORESFATORES DE ESCOLHA DecisorInfluenciadoresImportantesDeterminantes Internautas cristãos/usuário InternautaAmigos e líderes religiosos Preço acessível Qualidade de serviço Política anti-pirataria Programação especializada Serviço inovador Usabilidade Interatividade Entretenimento Inovação?? Preço acessível Cultura anti-pirataria?? Aqui, voces deveriam escolher da lista de importantes, quais os determinantes. Músicos/colaborador Diretor-executivoMúsicos contratados Gravadoras/ colaboradorMúsicos Fãs, amigos e líderes religiosos Empresas Promotoras de eventos/colaborador Diretor geralGerente de Marketing Empresas ou franquias distribuidores de músicas independentes / colaborador Diretor-executivo Clientes Empresas de eletroeletrônicos /colaborador Gerente de vendasConsumidores

7 4) ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA EMPRESAS FATORES DIFERENCIADORES CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO ESTRATÉGIAS DE PREÇO DISTRIBUIÇÃO E VENDAS ESTRATÉGIA PROMOCIONAL Terra Sonora www.sonora.terra.c om.br Reconhecimento do público; (qual a caracteristica específica deste reconhecimento?) Banco de dados de assinantes; Ótimo sistema de audição dividido por velocidade de navegação; Criação de play list apenas para assinantes; O usuário pode ouvir músicas gratuitamente, mas de forma limitada; Vasto acervo musical gospel, mas com conteúdo limitado. Preços de mercado; Pacotes promocionais mensais, que variam de R$ 9,90 a R$ 24,90 para download em computadores ou em celulares; Os pagamentos podem ser realizados através de cartão de crédito ou débito em conta corrente. Através do site www.sonora.terra.com.br, por meio de downloads e do e- commerce. www.sonora.terra.com.br A distribuição e a venda também acontecem por meio de comunidades de redes sociais. (como?) Caso seja em forma de anúncio (banner) deverá ser classificada apenas em estratégia promocional. Divulgação nos sites hospedados pelo Terra; Propagandas em redes sociais como Twitter ou Facebook; Divulgação e merchandising em revistas especializadas em tecnologia e música;

8 5) DEFINIÇÃO DE OPORTUNIDADES ANÁLISE SWOT PONTOS FORTES Não existe concorrentes semelhantes; Conteúdo especializado no setor de música gospel; Entretenimento musical com interação de usuários; Ambiente mais atrativo à venda de músicas digitais gospel; PONTOS FRACOS Por ser um site novo no mercado, pode haver resistência do público em relação à confiabilidade dos serviços de e-commerce; O portal não é especializado em tecnologia web; Fácil copiabilidade? Oportunidades Sociedade brasileira mais habituada à utilização da internet, e com crescimento de acessos domésticos e em lan-houses. Público alvo não adepto à pirataria e troca de arquivos. O segmento gospel é o que mais cresce no mercado fonográfico tradicional, aliado à fase de introdução para vendas de músicas digitais gospel na rede. Ameaças Atualização da lei de direitos autorais para adequação com as novas tecnologias; Surgimento de empresas concorrentes mais especializadas em tecnologia web; Empresas similares que ofereçam os mesmos serviços por preços abaixo do mercado; Ameaça de produtos substitutos, como do custo de mídias como CDs e DVDs. Ameaça de empresas do tipo majors (Som Livre – mercado nacional??) Strength (forças); Weakness (fraquezas); Opportunities (oportunidades); Threats (ameaças)

9 6) OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS OBJETIVO GERAL: Construir a imagem da empresa para que seja referência na venda de música digital gospel Mix de MarketingObjetivo / MetaEstratégiasObs PRODUTO Tornar o www.gerasomgospel.com.brwww.gerasomgospel.com.br o principal canal de divulgação e o primeiro local de procura dos internautas para audição e compra de música gospel nacional e internacional até o início de 2011. ( ) Penetração ( ) Desenvolvimento ( X ) Diferenciação ( ) Diversificação PREÇO Estabelecer preço 10% menor do que o do atual mercado, que é de R$ 1,99. Sistema pré-pago ( ) Penetração ( ) Skimming ( X ) Preços de mercado ( ) Preço mínimo ( ) Recuperação de caixa PRAÇA (distribuição e vendas) Distribuição: Penetrar em ambientes da internet voltados para o público evangélico, afim de formar parcerias com vinte clientes anunciantes (ou parceiros??) em um ano. Vendas: Faturar R$ 1 milhão até o final de 2011. (X) Distribuição direta ( ) Distribuição exclusiva (franchising) ( ) Distribuição massiva ( ) Distribuição específica ( ) Venda territorial ( X) Venda por tipo de cliente ( ) Venda por tipo de produto PROMOÇÃO Se tornar referência (especifica ou de valor?) no setor de venda de músicas digitais gospel em 18 meses. ( X ) Promoção direta ( X) Promoção indireta ( X) Merchandising

10 7) PROGRAMAS DE AÇÃO - TÁTICAS FUNÇÃOAÇÕESPRAZOSMEDIDA DE DESEMPENHO Produto O Gerasom será um portal? 1. Portal do Gerasom Gospel 2. Músicas digitais gospel 3. Toques musicais para celular 4. Web Rádio interativa (formato? modos?) xx Preço Programa de vendas? 1. Acesso gratuito ao conteúdo do site 2. Parceria com gravadoras 3. Pacotes promocionais 4. Sistema pré-pago xx Praça (quais as empresas parceiras?) 1. Parceria com sites similares 2. Parceria com gravadoras 3. Parceria com líderes cristãos (quais?) 4. Criação de comunidades em redes sociais xx Promoção (quais os veiculos programados?) 1. Divulgação em portais cristãos 2. Lançamento com promoção em TV e jornais 3. Ações promocionais em rádios 4. Campanhas de lançamento xx Aqui, as ações devem ser explicadas e descritas


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