A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Painel Toledo 2016.  Causo x Piada;  Causo Gauchesco de Galpão;  Dicção;  Teatralidade;  Qualidade do causo;  Verossimidade;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Painel Toledo 2016.  Causo x Piada;  Causo Gauchesco de Galpão;  Dicção;  Teatralidade;  Qualidade do causo;  Verossimidade;"— Transcrição da apresentação:

1 Painel Toledo 2016

2  Causo x Piada;  Causo Gauchesco de Galpão;  Dicção;  Teatralidade;  Qualidade do causo;  Verossimidade;

3  Uma grande duvida entre todos o que e causo? O que e piada?  Basicamente o causo e diferenciado por fazer relação a si ou a alguém conhecido (parentes ou amigos);  Piada se refere a fatos ou acontecimentos de terceiros.  O causo não necessita ser engraçado, apesar do lado humorístico ter tomado maior conta dos causos de galpão.

4  Nas volteadas de ronda ao pé de um fogo de chão, quando um paisano qualquer contava um fato e o mesmo corria de boca em boca ai nascia os causos de galpões.  João Simões de Lopes Neto foi um dos precursores escrevendo algumas das principais obras do cancioneiro gaucho.  Poetas como Rillo e Antonio Augusto Fagundes foram alguns dos grandes difusores dessa cultura tão rica, sendo que na época de 50 já existia em Porto Alegre programas de radio que transmitiam causos.

5  É o som da fala, é necessário que seja claro e audível, ou seja, o contador de causo deve destacar cada silaba de forma em que qualquer um que ouça consiga captar a mensagem poética.

6  E a forma de interpretação do causo, fazendo trejeitos, mudanças de voz, satirizando a estória ou não.  Um dos maiores contadores de causo do Brasil Geraldino Nogueira Apresentava seus causos sentado, contando estórias do dia a dia do sertanejo, suas interpretações e teatralidade vinha muita alem do jeito sabido e matuto do sertanejo.  Tradicionalmente o contador de causo se apresenta de pé em frente ao microfone realizando sua apresentação (diferente de uma apresentação de stand-up

7  Neste quesito se pede que o contador trabalhe o causo, sendo que artifícios usados podem enriquecer a estória.  Cabe ao contador de causo a dar elementos para que os ouvintes visualizem o que o interprete quer demonstrar ou exibir com o causo.

8  E a semelhança com a verdade, muitas causos são fatos do imaginário dos poetas ou de seus narradores, a forma em que o contador apresenta crendo em seu próprio causo faz com que os ouvintes acreditem na estória.

9  Tradicionalmente ao final da lida os peões de estância se juntavam em torno do fogo de chão para contar proezas de seus dias ou rememorar fatos da vida, sobre tudo o contador de causo tem a obrigação com os galpões de estâncias.


Carregar ppt "Painel Toledo 2016.  Causo x Piada;  Causo Gauchesco de Galpão;  Dicção;  Teatralidade;  Qualidade do causo;  Verossimidade;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google