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Principais métodos e técnicas projetivas

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Apresentação em tema: "Principais métodos e técnicas projetivas"— Transcrição da apresentação:

1 Principais métodos e técnicas projetivas
Aula 2- Avaliação psicológica II Faculdade Brasileira – UNIVIX 2009/2 Professora Daiana Stursa Data: 10/08/2009

2 Características das técnicas projetivas
Apresentação de uma tarefa relativamente não-estruturada, onde o estímulo é vago e/ou ambíguo. Se a apresentação for de uma forma definida ela é pouco usual; Independente do comportamento requerido nos diferentes testes (de verbalização, de escrita ou lúdico) o estímulo inicial permanece ambíguo em todos os testes;

3 Características das técnicas projetivas
Parte-se do pressuposto de que um estímulo ambíguo e desestruturado provoca menos reações defensivas e aversivas por parte do sujeito avaliado que um teste objetivo (claramente estruturado e com respostas do tipo certo/errado); A tarefa requerida no teste possibilita uma variedade muito grande de respostas; A maneira de perceber e interpretar o material reflete aspectos fundamentais do funcionamento psicológico do sujeito;

4 Características das técnicas projetivas
Possui certa dificuldade para o sujeito em descobrir a forma de interpretação/avaliação de suas respostas; Instrumento de testagem psicológica mais eficaz em revelar conteúdos inconscientes, latentes e partes ocultas da personalidade;

5 Características das técnicas projetivas
Expressam o modo singular como o sujeito estabelece contato como seu “mundo” interno (desejos, fantasma, traumas, vivências) e externo (forma como exterioriza tal conteúdo); Possibilita boa compreensão de características emocionais, motivacionais e interpessoais do sujeito.

6 Principais métodos projetivos e suas características
Psicodiagnóstico de Rorschach: - Desenvolvido pelo psiquiatra suíço Herman Rorschach em 1932; - 10 borrões de tinta, bilateralmente simétricos, para o diagnóstico da personalidade como um todo;

7 Principais métodos projetivos e suas características
Wartegg (WZT): Uso está suspenso pelo CFP! - Idealizado pelo alemão Ehrig Wartegg, em 1930 e inspirado em um trabalho de Sander sobre desenhos e integração e coordenação de sentido. - A série de desenhos foi modificada por Wartegg com o intuito de captar melhor o estilo pessoal do sujeito; o Wartegg é uma técnica projetiva gráfica;

8 Principais métodos projetivos e suas características
Wartegg (WZT): - Investiga a personalidade através de desenhos obtidos por meio de uma variedade de pequenos elementos gráficos que serviam como uma série de temas formais a serem desenvolvidos pelo indivíduo de maneira pessoal; - Era indicado para diagnóstico psiquiátrico e clínico, orientação profissional e seleção/recrutamento de pessoal. Podia ser usado em crianças acima de 07 anos, mas é mais utilizado em adultos;

9 Principais métodos projetivos e suas características
Teste de Zulliger: - Criado por Hans Zulliger em 1942 para uso no recrutamento de soldados para o exército na 2ª Guerra; - Este teste foi muito influenciado pelo de Rorschach, de forma que aquele ficou conhecido, no senso comum, como o “Rorschach reduzido”; este teste foi influenciado diretamente pelas idéias de Freud, Pfister e de Rorschach (de quem Zulliger foi discípulo) já que o autor era membro da escola suíça de psicanálise;

10 Principais métodos projetivos e suas características
Teste de Zulliger: Constitui-se de três pranchas com manchas simétricas em escala de cinza e coloridas: Prancha I (mancha cinza) – o conteúdo relaciona-se a aspectos primitivos da personalidade Prancha II (colorida) – o conteúdo relaciona-se a afetividade e as emoções Prancha III (cinza e vermelha) – explora-se o conteúdo de relacionamento do sujeito

11 Principais métodos projetivos e suas características
Teste de Apercepção Temática (T.A.T.): - Criado por Henry A. Murray em 1938; o teste é composto por 20 pranchas, sendo 19 pranchas com figuras e 1 prancha em branco. - Segundo o manual o teste deve ser aplicado em duas sessões, encontros de cerca de 1 hora, sendo reservado para o segundo encontro as pranchas com conteúdo mais estranho, grotesco, ambíguo, dramático;

12 Principais métodos projetivos e suas características
Teste de Apercepção Temática (T.A.T.): - O sujeito é instigado neste teste a criar uma história a figura apresentada em cada prancha sendo que, na prancha em branco ele também deve descrever uma cena e contar a respectiva história; - Técnica pictória na qual o estímulo e a resposta são mais estruturados e elaborados do que nas técnicas de mancha de tinta;

13 Principais métodos projetivos e suas características
Teste de Apercepção Infantil com figuras de animais (C.A.T.-A) - Criado por Leopold Bellak e Sonya Sorel Bellak em 1949; técnica pictória desenvolvida para crianças entre 03 e 10 anos de ambos os sexos; o teste é composto por 10 pranchas com figuras de animais em várias situações humanas. - O referencial teórico que fundamenta o C.A.T. é psicanalítico; a análise do CAT fundamenta-se no princípio básico de que as interpretações que o indivíduo faz do estímulo são uma apercepção idiossincrática, ou seja, a pessoa o interpreta à sua maneira, em função de suas necessidades e motivações;

14 Principais métodos projetivos e suas características
Técnica projetiva de desenho Casa – Árvore – Pessoa (H-T-P): - Criado por John N. Buck em 1948 tem aplicação acromática e com cores, totalizando dois grupos de desenhos. - Após desenhar o sujeito deve responder a uma questionário. Portanto, este teste é composto de duas partes, uma não-verbal em que o sujeito é estimulado a desenhar, e uma estruturada em que o sujeito deve responder a um questionário;

15 Principais métodos projetivos e suas características
Teste das Fábulas de Düss: - Criado por Louise Düss em Genebra no ano de 1940; é constituído de 10 fábulas ou estórias finalizadas com uma pergunta que a criança (pode ser usado a partir dos 03 anos) deve responder completando a estória; - Nas fábulas, o herói, que pode ser uma criança ou um animal, encontra-se em determinada situação representativa de uma fase de desenvolvimento do inconsciente (oral, edipiana, etc). - O examinador conta as fábulas, anota as respostas e faz um inquérito cuidadoso para aprofundar as respostas, quando for necessário. Em casos excepcionais a aplicação pode ser coletiva, solicitando aos sujeitos que respondam por escrito.

16 Principais métodos projetivos e suas características
Pirâmides coloridas de Pfister: Uso suspenso pelo CFP! - Criado por Max Pfister, Robert Heiss e Hildgard Hiltmann na Universidade de Friburgo na Alemanha em 1946; - Seu objetivo é estudar a estrutura afetiva da personalidade e alguns aspectos do funcionamento cognitivo; foi criado inicialmente para uso com crianças mas, atualmente, é utilizado em crianças e adultos. - Era usado em bateria de teste de psicodiagnóstico, perícia e recrutamento/ seleção;

17 Principais métodos projetivos e suas características
Teste de Frustação de Figuras de Rosenzweig (PFT ou TRF): Uso suspenso pelo CFP! - Desenvolvido por Rosenzweig na década de 30 a partir da teoria de Frustração e Agressão do mesmo autor; - Possui duas formas, uma para crianças de 4 a 13 anos e uma para adultos de 14 anos em diante. Todos devem ser alfabetizados; de aplicação individual ou coletiva, com tempo aproximado de 30 minutos;

18 Principais métodos projetivos e suas características
Teste de Frustação de Figuras de Rosenzweig (PFT ou TRF): Uso suspenso pelo CFP! - Composto por uma série de desenhos semelhantes aos desenhos de histórias em quadrinhos, nos quais sempre há duas personagens participando da história. - O sujeito é estimulado a escrever no espaço em branco o que falaria a pessoa frustrada em determinada situação. Isto porque o estudo baseia-se na suposição de que o sujeito se identifica com a pessoa frustrada em cada figura e projeta nas respostas, suas tendências de reação; - O teste investiga as reações e atitudes reativas do sujeito frente a situações frustrantes.

19 Principais métodos projetivos e suas características
Técnicas verbais: todas as técnicas projetivas se utilizam de respostas verbais, contudo, há técnicas que são inteiramente verbais só empregando palavras tanto nos materiais de estímulo como nas respostas. Como a grande maioria é formalizada por meio de questionários, esta técnica fica inviável para uso em analfabetos, crianças muito pequenas ou pessoas de língua estrangeira já que exige leitura por parte do sujeito que está sendo avaliado.

20 Principais métodos projetivos e suas características
Memórias autobiográficas e questionários de auto-relato: Essas técnicas são vistas como construções, projeções e não como relato históricos verdadeiros; investiga-se a personalidade por meio de memórias e relatos do início da vida do sujeito, na tentativa de compreender os conflitos recorrentes, os traumas e comportamentos no período de vida atual; retorno desta técnica por influência da Psicologia cognitiva, pela compreensão do papel da memória na organização da personalidade.


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