Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSalvador Escobar Lima Alterado mais de 8 anos atrás
1
Antes, durante e depois Reflexão sobre didáctica Artur Ramísio Paula Gonçalves
2
Antes No inicio das nossas vidas profissionais como docentes de TIC, apesar dos conhecimentos de diversas ferramentas informáticas que possíamos, “a falta de preparação didáctica” levou a que não soubéssemos tirar delas o devido proveito.
3
Antes Com efeito, consoante as diferentes escolas, locais de formação, cursos, turmas e alunos/formandos, era fundamental adequar as estratégias, metodologias e recursos, no sentido de despertar o interesse, de motivar e envolver os alunos/formandos.
4
Durante Como tornar as aprendizagens mais significativas? Avançámos, recuámos, duvidámos, tivemos “crises existenciais” acerca de como melhorar o sucesso escolar dos nossos alunos/formandos.
5
Durante Depois de muito reflectir, de fazer autoformação pedagógica/didáctica e de contactarmos com colegas de outras escolas, não nos sentimos “muito mal”.
6
Durante As explorações metodológicas em tempo eram muito “limitadas”, e por isso passámos do quadro negro ao computador muito rapidamente, sem utilizar os outros meios audiovisuais.
7
Durante Além da mesma didáctica, limitávamo-nos praticamente às mesmas ferramentas, como, por exemplo, o Web 2.0 e o PowerPoint.
8
Durante Que investigação fazíamos? Pensávamos que não fazíamos, mas procurávamos informação científico-pedagógica e íamos progressivamente mudando as nossas práticas pedagógicas à medida que deparávamos com as nossas dificuldades nas “experiências” lectivas.
9
Depois Com a aquisição de competências didácticas, a preparação da nossa actividade docente tem condições para passar a ser sistemática e baseada em conhecimentos científicos, embora caldeada, sempre, com a nossa experiência profissional e de vida.
10
Depois Hoje conhecemos uma maior diversidade de ferramentas tecnológicas e sabemos utilizá-las de acordo com cada situação concreta, no sentido de potenciar o efeito da informação, de interessar, motivar e envolver todos os estudantes no processo de ensino/aprendizagem.
11
Depois Com os novos conhecimentos e competências, estamos em condições de contribuir melhor para a formação integral dos estudantes, para a sua integração e intervenção construtiva na sociedade cada vez mais mundializada em que vivemos.
12
Música: Rodrigo Leão – “A Escola” Unidade Curricular: DPESAC Docente: Mestre Vítor Castilho Mestrado em Ensino de TIC - IESF Fevereiro de 2010
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.