A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupos de Pressão I. INTRODUÇÃO: A realidade social moderna experimenta a vida social através de sociedades, grupos, classes e partidos como substrato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupos de Pressão I. INTRODUÇÃO: A realidade social moderna experimenta a vida social através de sociedades, grupos, classes e partidos como substrato."— Transcrição da apresentação:

1 Grupos de Pressão I

2 INTRODUÇÃO: A realidade social moderna experimenta a vida social através de sociedades, grupos, classes e partidos como substrato da vida política. Diferente de antigamente, onde a vida política era baseada no cidadão e sociedade geral. A realidade social moderna experimenta a vida social através de sociedades, grupos, classes e partidos como substrato da vida política. Diferente de antigamente, onde a vida política era baseada no cidadão e sociedade geral. A democracia moderna exprime a vontade da “agregação humana”. Interesses coletivos se sobrepondo ao interesse individual. A democracia moderna exprime a vontade da “agregação humana”. Interesses coletivos se sobrepondo ao interesse individual. O Estado cede a pressão apenas dos partidos políticos e dos grupos de pressão. O Estado cede a pressão apenas dos partidos políticos e dos grupos de pressão.

3 Conceito e importância Conceito e importância Grupos de pressão são organizações da esfera intermediária entre o indivíduo e Estado. Os grupos de pressão procuram fazer com que as decisões dos poderes públicos sejam de acordo com os interesses e idéias de uma determinada categoria social (J.H. Kaiser). Grupos de pressão são organizações da esfera intermediária entre o indivíduo e Estado. Os grupos de pressão procuram fazer com que as decisões dos poderes públicos sejam de acordo com os interesses e idéias de uma determinada categoria social (J.H. Kaiser). Grupos de pressão são as forças sociais, profissionais, econômicas e espirituais de uma nação, enquanto organizadas e ativas (M. André Mathiot, fr; Sanchez Agesta, esp). Grupos de pressão são as forças sociais, profissionais, econômicas e espirituais de uma nação, enquanto organizadas e ativas (M. André Mathiot, fr; Sanchez Agesta, esp). Bonavides acha existem grupos de interesses organizados sem exercerem pressão política. Bonavides acha existem grupos de interesses organizados sem exercerem pressão política. Bonavides define grupo de pressão se define pelo exercício de influência sobre o poder político para obtenção de uma determinada medida do governo que lhe favoreça os interesses. Bonavides define grupo de pressão se define pelo exercício de influência sobre o poder político para obtenção de uma determinada medida do governo que lhe favoreça os interesses.

4 OS GRUPOS DE PRESSÃO E OS PARTIDOS POLÍTICOS OS GRUPOS DE PRESSÃO E OS PARTIDOS POLÍTICOS Ponto em comum: interporem entre o indivíduo e o Estado Ponto em comum: interporem entre o indivíduo e o Estado Distinção: Distinção: a) o partido político conquistar o poder e seus objetivos políticos são permanentes; o grupo de pressão atua transitoriamente sobre o poder, apenas influenciando o poder; a) o partido político conquistar o poder e seus objetivos políticos são permanentes; o grupo de pressão atua transitoriamente sobre o poder, apenas influenciando o poder; b) no partido político a perspectiva política é global; no grupo de pressão a perspectiva é parcial; b) no partido político a perspectiva política é global; no grupo de pressão a perspectiva é parcial; c) o partido tem interesse geral; os grupos têm interesses particulares de seus membros; c) o partido tem interesse geral; os grupos têm interesses particulares de seus membros; d) o partido é apto a generalizar os particularismos; os grupos tendem impor um interesse particular ou a potencializar a unilateralidade de uma representação de interesses; d) o partido é apto a generalizar os particularismos; os grupos tendem impor um interesse particular ou a potencializar a unilateralidade de uma representação de interesses; e) o partido constitui forma de organização no âmbito do Estado; os grupos, forma de organização no âmbito social; e) o partido constitui forma de organização no âmbito do Estado; os grupos, forma de organização no âmbito social; f) o partido representa o povo, os cidadãos, no Estado; os grupos, a sociedade nos seus interesses diferenciados; f) o partido representa o povo, os cidadãos, no Estado; os grupos, a sociedade nos seus interesses diferenciados; g) o partido tem responsabilidade definida em um programa exposto à publicidade; nem sempre com propósitos e responsabilidades ás vistas da opinião pública. g) o partido tem responsabilidade definida em um programa exposto à publicidade; nem sempre com propósitos e responsabilidades ás vistas da opinião pública.

5 MODALIDADES DOS GRUPOS DE PRESSÃO MODALIDADES DOS GRUPOS DE PRESSÃO Grupos de vantagens materiais Grupos de vantagens materiais Organizações patronais e obreiras Organizações patronais e obreiras sindicatos, associações industriais, associações profissionais de médicos, advogados, engenheiros, contadores; sindicatos, associações industriais, associações profissionais de médicos, advogados, engenheiros, contadores; câmaras de comércio, etc. câmaras de comércio, etc. Os “sem terra”, “sem teto”, UNE Os “sem terra”, “sem teto”, UNE Grupos de fins altruístas Grupos de fins altruístas Organizações filantrópicas e assistenciais Organizações filantrópicas e assistenciais

6 ASPECTO NEGATIVO ASPECTO NEGATIVO Cria uma atmosfera de desconfiança – ameaça ao Estado, ao governo, à democracia, à ordem representativa. Sacrifício do interesse geral, patrocina privilégios, intimidação, suborno, lobby, controle de cúpulas, etc. Cria uma atmosfera de desconfiança – ameaça ao Estado, ao governo, à democracia, à ordem representativa. Sacrifício do interesse geral, patrocina privilégios, intimidação, suborno, lobby, controle de cúpulas, etc. ASPECTO POSITIVO ASPECTO POSITIVO Os movimentos provocam atenção política Os movimentos provocam atenção política O público forma opinião a respeito do tema do movimento O público forma opinião a respeito do tema do movimento Toda ação política contra os grupos de pressão representa grave ameaça ao equilíbrio social sobre o qual se assenta a sociedade democrática, pluralista e diferenciada. O Presidente TRUMAN se proclamava um lobbyist do povo americano


Carregar ppt "Grupos de Pressão I. INTRODUÇÃO: A realidade social moderna experimenta a vida social através de sociedades, grupos, classes e partidos como substrato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google