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Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire 02 de setembro de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia.

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1 Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire 02 de setembro de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia de Produção SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

2 Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Gestão da Manutenção e Confiabilidade – 1200777 Ementa: Evolução, conceitos e definições sobre manutenção; Gestão estratégica de manutenção; Tipos de manutenção; Planejamento, organização e análise da manutenção; Práticas básicas da manutenção moderna; Sistema de gestão da manutenção e qualidade total; manutenção produtiva total; segurança na manutenção industrial; ferramentas de gestão da manutenção; Conceito e natureza das falhas; tratamento e gestão das falhas; Conceitos e parâmetros relacionados à confiabilidade; Confiabilidade nos sistemas produtivos; Medidas e modelos de confiabilidade; Conceituação de mantenabilidade e disponibilidade; Influência da manutenção Segundas-feira: 20 h 30 min às 22 h 20 min Quartas-feira: 18 h 40 min às 20 h 29 min

3 sobre a confiabilidade; manutenção centrada na confiabilidade; Métodos e ferramentas para aumento da confiabilidade; e, Aplicação e simulação laboratorial em gestão da manutenção e confiabilidade.

4 Tarefa: (Entregar em 1.Defina, dentro do ambiente da manutenção: i) Manutenibilidade; ii) Disponibilidade; iii) Prioridade; iv) Diagrama de Pareto, exemplificando; v) Indicadores de desempenho; vi) Terceirização; e, vii) Análise de risco.

5 A produtividade permitiu grandes avanços em outros setores industriais. Na década de 80 a garantia típica para um carro novo era de “três anos ou 30 mil milhas” no mercado americano. O mercado americano sofre intensa competição com os países estrangeiros. Após a implementação de inúmeros programas de qualidade, na década de 90 o carro americano dobrou as condições de garantia, atingindo para alguns modelos a garantia de “sete anos ou 70 mil milhas”. O TQM (Total Quality Management) e o TQC (Total Quality Control) representam os programas de qualidade que tiveram grande impacto nas indústrias dos países desenvolvidos. Conceitos atuais de manutenção:

6 Durante este período a manutenção industrial passou a receber atenção especial, tornando-se uma grande oportunidade para o aumento da produtividade industrial. O investimento em alta tecnologia possibilitou o desenvolvimento de equipamentos com elevada confiabilidade, permitindo a eliminação das redundâncias sem sacrificar a disponibilidade. A manutenção da empresa moderna tem como finalidade garantir a sua capacidade de produção e competitividade. A simples mudança de nomes para os departamentos não garante os resultados. A implantação da reestruturação deve alterar as regras de trabalho, através de uma organização dinâmica, que garanta um processo contínuo de evolução.

7 A introdução das novas estratégias de organização começaram a ser empregadas nos anos recentes. A “Total Productive Maintenance” (TPM), “Reliability Centered Maintenance” (RCM) e mais recentemente a “Reliability Based Maintenance” (RBM), passaram a ser utilizadas com grandes perspectivas de retorno para as empresas. Porém, a resistência imposta pelos métodos tradicionais podem retardar o processo de mudanças. A seguir são apresentadas as principais características destas novas estratégias:

8 TPM (Total Productive Maintenance) O TPM consiste em um procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década de 70. A grande ascensão do Japão no cenário mundial, tornando-se a segunda potência econômica, chamou a atenção dos outros países, sendo atribuído ao TPM uma parcela ao sucesso econômico Japonês.

9 Os cinco pilares do TPM, descritos por um de seus pioneiros (Seiichi Nakajima), são: 1.Maximização da Eficiência dos Equipamentos; 2.Envolvimento dos Operadores nas tarefas diárias da Manutenção 2.Envolvimento dos Operadores nas tarefas diárias da Manutenção; 3.Implementação da eficiência da Manutenção; 4.Treinamento permanente para melhora do desempenho 4.Treinamento permanente para melhora do desempenho; 5.Fortalecimento da prevenção.

10 Os componentes principais do TPM estabelecem um envolvimento dos operadores dos equipamentos nas atividades de rotina e remove as fronteiras entre manutenção e operação com objetivo de atingir o aumento de disponibilidade. Com estas novas medidas é possível alcançar a falha zero e a quebra zero dos equipamentos, fatores que permitem uma perda zero de produção ao lado do defeito zero do produto. Para alcançar os benefícios do TPM são necessárias mudanças na estrutura organizacional das empresas e na mentalidade das pessoas. As características principais destas mudanças são:

11 –A manutenção deve estar presente em todo o ciclo de vida útil dos equipamentos; –Deve existir uma participação conjunta da Engenharia, Produção e Manutenção; –Todos os níveis hierárquicos da empresa devem atuar no processo; –Devem ser tomadas medidas motivacionais para incentivar a participação de todos.

12 Com a implantação do TPM o significado da Manutenção passa a ser o de manter e conservar o ritmo das melhorias, mudanças e transformações. Para alcançar os objetivos do TPM as empresas devem utilizar outras ferramentas administrativas que dependerão do estágio de evolução das empresas. Os principais elementos associados à implantação de TPM são: 1) Gestão da Qualidade Total: TQC e TQM: Processo que estabelece a “satisfação do cliente”, atuando diretamente no produto da empresa.

13 2) 5S: Seiri (Utilização), Seiton (Ordenação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Asseio) e Shitsuke (Disciplina). O 5S deve ser utilizado por empresas que têm problemas de ordem, limpeza, organização, desperdícios e meio ambiente. Esta técnica é fundamental para a preparação na implantação do TPM. 3) Kaizen: Melhoria contínua. Através desta metodologia é possível atuar diretamente no processo produtivo da empresa e não apenas no produto. 4) Just in Time: O cumprimento dos prazos com a racionalização de recursos e atendimento das condições de qualidade do produto representam o conceito de Just in Time que esta diretamente relacionado com o TPM.

14 5) ISO 9000: A International Standardization Organization criou a série 9000 de normas que são aceitas em diversas países para estabelecer a certificação da qualidade das empresas. A certificação das empresas pela ISO 9000 permitem um grande avanço no gerenciamento da qualidade que criam facilidades para a implantação do TPM. ___________________________________________ Next Class: RCM (Reliability Centerede Maintenance)

15 Have you a nice weekend! Have you a nice weekend!


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