A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TITLE ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital Bullying – preconceito e inclusão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TITLE ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital Bullying – preconceito e inclusão."— Transcrição da apresentação:

1 TITLE ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital Bullying – preconceito e inclusão

2 VIOLÊNCIA Força empregada contra o direito natural de outrem; ação que se faz com o uso da força bruta; crueldade; força; tirania; coação".

3 Não só a família, mas todos nós que trabalhamos na Educação ou que estamos envolvidos de alguma forma com ela temos que estar atentos ao que se passa ao nosso redor, principalmente no que se diz respeito a violência na escola e a um fenômeno conhecido como: BULLYING

4

5 O Bullying não é problema apenas da escola, mas da família, e acima de tudo é um: PROBLEMA SOCIAL

6 Muitas pessoas que foram vítimas de bullying, cometem suicídio!

7 O Bullying não é fácil de identificar, pois ele muitas vezes não ocorre “abertamente”, mas de forma velada/escondida. O bullying normalmente ocorre na ausência de um educador ou de alguém da equipe de apoio escolar, mas algumas vezes está na nossa frente…

8

9

10 Cuidado para não rotular: NEM TUDO É BULLYING, MAS PODE SER OUTRO TIPO DE VIOLÊNCIA, PRECISAMOS ESTAR ATENTOS!

11 BULL = TouroBULLY = tirano, violentão,

12

13 O termo bullying tem origem da palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Ainda não existe termo equivalente em português. A agressão acontece entre iguais- no caso, estudantes. Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo. (texto extraído da revista NOVA ESCOLA edição 178, dezembro de 2004 e adaptado pela revista VEJA na sala de aula de 8/2/2006)

14 Universalmente Bullying é: Conjunto de comportamentos agressivos Intencionais/ repetitivos; Adotados por um ou mais contra outros; Sem motivação evidente (planejado); Causando dor, angústia, sofrimento; Relação desigual de poder; Possibilita a vitimização.

15

16

17

18 Causas do bullying Desrespeito; Intolerância; Preconceito; Desvalorização; Abuso de Poder; Violação de Direitos

19 Influência das relações familiares Abuso de poder; Ausência de diálogo; Ausência de respeito; Violência nas relações familiares; Ausência de afeto; Permissividade; Abandono; Ausência de limites; Crise da autoridade familiar.

20 Influência da mídia Programas humorísticos; Novelas; Filmes; Músicas; Literatura; Notícias Sensacionalistas

21 Influência cultural “O mundo é dos espertos”. “Leve vantagem você também”.

22 Influência escolar “É brincadeira de criança”. “Os alunos devem resolver seus próprios problemas”. “Não sou psicólogo, sou profissional de educação e ganho para dar a minha matéria”.

23 A especialista Cleo fante, autora do livro Fenômeno Bullying, formulou um manual que reúne os sinais observados com maior frequência nas vítimas deste tipo de prática: O estudante prefere ficar trancado no quarto a sair com os amigos; Ele raramente é convidado para uma festa da escola; Seu desempenho escolar apresenta piora; Pede aos pais que o troquem de escola sem uma razão convincente; Antes de ir ao colégio, sua muito e tem dores de barriga ou de cabeça; Ele manifesta o desejo de mudar algo em sua aparência

24 Como enfrentar o bullying Conhecimento; Intervenção (disque denúncia – por exemplo)

25 Como lidar com o bullying Verificar o conhecimento prévio dos mesmos sobre bullying; Ler textos curtos e notícias sobre bullying; Pedir que lembrem em programas de TV onde eles já viram cenas de bullying; Assistir filmes que tratem o assunto, como Bang, Bang você morreu; Adaptar histórias sobre bullying e contar; Pedir para que façam redações/relatos onde anonimamente possam falar sobre suas experiências com o bullying; Fazer discussões sobre o assunto e levantar informações; Refletir.

26 O BULLYING MUITAS VEZES É GERADO POR PRECONCEITO O preconceito é um artifício usado perante o desconhecido ou estranho, mas que acaba se tornando um grande problema social.

27

28

29 Operários – Tarsila do Amaral - DIVERSIDADE

30 De acordo com a Lei N° 9.459: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” e ainda “Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena é de um a três anos de reclusão e multa. Ou seja, preconceito é crime!

31

32

33 Então…

34

35

36 O QUE É INCLUSÃO… É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. A inclusão é estar com, é interagir com o outro.

37

38

39 E nós como Rotary, dentro da área de enfoque Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos poderemos fazer… -Trabalhar com alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental – ciclo I; -Dar palestras e informar o máximo possível em cada cidade – INTERACT e outros facilitadores; -Fazer seminários com profissionais da área envolvendo vários clubes/escolas – em 3 polos; -O que mais… SUGESTÕES…

40 Lembrando… ROTARY é uma organização de líderes de negócios e profissionais (homens e mulheres), unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentando um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade. Os associados (rotarianos) se organizam em “(clubes de serviços).”, os conhecidos ROTARY CLUBS. Portanto, agremiações de homens e mulheres dispostos a servir às suas comunidade através de suas profissões e de colaborações individuais ou coletivas, com iniciativas próprias ou auxiliando outras entidades, visando à melhoria do meio ambiente, do bem estar social, não somente no campo restrito à localidade em que habitem, mas também de modo universal, considerando a família humana como um todo e cada ser humano como irmão, todos merecedores de igual respeito e consideração, sem preconceitos de raça, cor, religião ou política.

41 OBRIGADA!!! ADRIANA DE SOUZA Profa. de Português e Inglês Rotary Club de Americana (19) 988173004 didika_souza@yahoo.com.br


Carregar ppt "TITLE ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital Bullying – preconceito e inclusão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google