Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria das Neves Branco Tavares Alterado mais de 8 anos atrás
1
Palavras gramaticais e as flexões: gênero e número
2
Assim como as palavras lexicais, aspalavras gramaticais (que não expressam situação do mundo biopsicofisicossocial) também podem ser analisadas morfologicamente pelo critério de tentativa e erro, a fim de se estabelecerem algumas lógicas internas. Abordemos, por exemplo, os vocábulos “o” e “um”. Masc. singularFemin. singularMasculino plural Feminino plural oaosas Masc. singularFemin. singularMasculino plural Feminino plural umumaunsumas
3
Assim, ao agirmos como cientistas da linguagem, fica comprovado que a chamada classe dos artigos (ver atividade 15) também pode variar, flexionando-se em gênero e número. O mesmo procedimento deve ser aplicado, agora, aos vocábulos “ele” e “meu”. Masc. singularFemin. singularMasculino plural Feminino plural eleElaeleselas Masc. singularFemin. singularMasculino pluralFeminino plural meu minha meus minhas Observação - resultado semelhante ao dos artigos encontramos com a operação feita com os pronomes, pois ambos se flexionam nos gêneros masculino e feminino e no número singular e plural.
4
Palavras gramaticais que não se flexionam Mantendo, sempre, uma postura de insatisfação com o conhecimento conquistado, própria do comportamento científico, podemos aplicar o mesmo procedimento aos vocábulos “lá”, “mas”, “para” e “oh”. Observação - os resultados da análise indicam que os advérbios, as conjunções, as preposições e as interjeições podem ser classificados, morfologicamente, como invariáveis.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.