A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

André Olivieri de Albuquerque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "André Olivieri de Albuquerque"— Transcrição da apresentação:

1 André Olivieri de Albuquerque
Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação AULA - Motor de partida

2 Sistemas de partida Estrutura básica do motor de partida Tipos de motores de partida Instalação do sistema de partida;

3 Sistemas de partida Vencer resistências de partida;
Disponibilidade permanente de partida; Potência de partida em diferentes temperaturas; Longa durabilidade; Construção robusta Pouco peso; Operação livre de manutenção.

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 Funcionamento 1° Estágio - Posição de repouso
- Motor de partida sem corrente - A mola da chave magnética mantém a ponte de contato na posição de repouso

20 Funcionamento 2° Estágio
Estágio de ligação 1: Chave de partida é acionada. A bobina de atracamento, a bobina de retenção da chave magnética, a bobina de campo e o induzido recebem corrente elétrica - O induzido começa a girar lentamente e o pinhão engrena na cremalheira

21 Funcionamento 2° Estágio A Estágio de ligação 2:
- A ponte de contato da chave magnética liga imediatamente a bobina de campo e o induzido. - O pinhão procura engrenar-se.

22 Funcionamento 3° Estágio
- Estágio de ligação 3: alavanca de comando na posição final. Pinhão engrenado. - A ponte de contato liga imediatamente a bobina de campo principal. - O motor de partida tem torque total e o motor do veículo é acionado.

23 Instalação Dependendo do tipo, podem ser instalados : no volante,
ao lado do bloco do motor atrás do volante, com flange ou em cavalete. Os modelos pequenos e médios são fixados, geralmente, por flange de dois furos.

24 Motores de partida maiores possuem flange SAE
Motores de partida maiores possuem flange SAE. Em vários tipos de veículos, foi previsto um apoio adicional para diminuição da vibração.

25 Na fixação por cavalete são usadas abraçadeira reforçadas.

26 Desmontagem Primeiro procedimento é detectar se o problema está no motor de arranque. Para isso, escute atentamente as reclamações do cliente. Depois, faça um teste de bateria, para checar se está funcionando corretamente.

27 Dê a partida, e fique atento ao barulho
Dê a partida, e fique atento ao barulho. Utilize o interruptor de simulador de partida, conectado à bateria, e meça a queda de tensão da partida, que deve ser de aproximadamente 9 Volts.

28 Antes de desmontar o motor de partida, verifique o acessórios, que podem ser comprometidos sem a bateria. Somente depois desligue-a. Desconecte o polo positivo da bateria para evitar um curto circuito no carro. Desconecte a parte elétrica e solte os parafusos. Em seguida, leve o motor de partida para uma bancada para abrir a peça.

29 Manutenção Por sua concepção e funcionamento, o motor de arranque não apresenta danos, principalmente em veículos novos. É um componente que funciona somente na hora da partida e depois não trabalha mais, em compensação é o maior consumidor de bateria, já que trabalha sem a ajuda do alternador”.

30 Avaliação a)  Teste a tensão da bateria e verifique se os cabos e os terminais estão limpos, em bom estado e não apresentam mau contato. b)  Se escutar um estalo ao virar a chave e o motor não girar, é sinal de que a chave magnética recua e empurra o pinhão corretamente, fazendo com que entre em contato com o volante.

31 c)  Barulhos do metal do pinhão batendo no volante significam que o primeiro estágio foi cumprido e o próximo estágio é que não está funcionando, nesse caso, o induzido pode estar com defeito, devido à falta de rotação ou de contato da chave magnética. Meça as espirais do induzido, conforme a indicação do fabricante, e faça um teste para ver se estão em curto-circuito e/ou curto-circuito na carcaça, o mesmo se aplica com as escovas do induzido.

32 d)  Os fios de cobre são isolados por uma camada especial (verniz) e quando enrolados não podem dar curto-circuito. e)  Desgaste nos dentes do pinhão acontecem quando a chave na ignição é mantida por muito tempo depois que o motor funciona. Nesse caso, é necessário trocar o pinhão e às vezes, até o volante, dependendo do estrago.

33 f)  Desgaste natural das escovas, que ficam em contato com o induzido, é a avaria mais comum. Fique atento quando girar a chave de ignição e não ouvir barulho no atracamento do pinhão. g)  Relés de comando no painel de fusíveis também devem ser verificados.

34 h) Outros defeitos específicos:
LINHA PALIO :HÁ UMA INCIDÊNCIA DE FALHA INTERMITENTE NA PARTIDA DE VEÍCULOS DA FAMÍLIA FIAT PALIO (STRADA-WEEKEND-SIENA). NESTE CASO A FALHA OCORRE NA PARTIDA TRAVADA E PRESA, GERALMENTE COM O MOTOR AQUECIDO, OU SEJA NA PARTIDA COM O MOTOR QUENTE. 34

35 ASSIM QUE O MOTOR ESFRIA, CERCA DE 10 A 15 MINUTOS, A PARTIDA FICA NORMALIZADA, O QUE DIFICULTA MUITO O DIAGNÓSTICO, E MUITAS VEZES É TROCADA A BATERIA E/OU O MOTOR DE PARTIDA DANDO OU NÃO A SOLUÇÃO DO PROBLEMA. A IGNIÇÃO É ESTÁTICA (SEM DISTRIBUIDOR) PORTANTO O PROBLEMA NÃO PODE SER NA IGNIÇÃO. 35

36 SOLUÇÃO 1: NA TROCA DO MOTOR DE PARTIDA, O PROBLEMA CESSOU.
NA VERDADE APENAS UM COMPONENTE ESTAVA DEFEITUOSO E ESTE ERA O INDUZIDO. HÁ UM PROBLEMA DE EMPENAMENTO DO INDUZIDO EM 0,5 MM DESTA LINHA, VISUALIZÁVEL APENAS COM RELÓGIO COMPARADOR. 36

37 SOLUÇÃO 2: NA TROCA DE MOTOR DE PARTIDA O DEFEITO NÃO CESSOU.
VERIFICAR CABOS DA BATERIA, REALIZANDO DOIS TESTES DURANTE A PARTIDA: ATERRAMENTO DO MOTOR TENSÃO NO POSITIVO DA CHAVE MAGNÉTICA. O CABO QUE APRESENTAR DEFEITO DEVERÁ SER TROCADO. 37

38 VEÍCULOS ANTIGOS QUE POSSUEM CABO POSITIVO MUITO LONGO (OPALA, POR EXEMPLO): DEVIDO AO CABO LONGO, PERDE-SE CORRENTE DE PARTIDA E O PROBLEMA SE AGRAVA AO LONGO DO TEMPO, PODENDO FAZER COM QUE O ARRANQUE NÃO ENGRENE. SOLUÇÃO: INSTALAÇÃO DE UM RELÉ AUXILIAR ENTRE O CABO DA BATERIA E A CHAVE MAGNÉTICA. 38

39 QUESTÕES 1) Onde o pinhão do motor de partida se engrena? O que ocorre se um dente desta engrenagem estiver quebrado? 2) Quando o motor de partida mantém-se engrenado de forma direta, quais são os componentes do circuito de carga e partida que podem apresentar defeito? 3) Qual a diferença construtiva em um motor de partida para veículos à álcool em relação a um veículo à gasolina? 39

40 QUESTÕES 4) Em veículos antigos, a bateria era longe do motor de partida e a fiação não tinha o diâmetro adequado para sanar esta distância. Que defeito o motor de partida apresentava? Qual é a solução técnica de menor custo para este defeito? 5) Qual defeito apresenta o motor de partida da família Palio? Como podemos solucioná-lo? 6) Uma partida pesada somente com o veículo quente pode indicar que defeito? 40

41 GABARITO 1) Volante do motor. O motor de partida gira em falso e pega na próxima partida. 2) - Chave magnética (Pistão mantém-se na posição de engrenamento) - Chave de ignição (quebra do contato mecânico- linha 50 constantemente ativada). 3) Número de enrolamentos do induzido e bobina de campo. 41

42 GABARITO 4) Tinha pouco torque na partida. Colocava-se um relé no circuito de alimentação do motor de partida (linha 30). 5) Apresenta falha intermitente na partida com o veículo quente. Soluções: Verificar a tensão nos cabos positivo e negativo da bateria, na ausência de defeito, medir empenamento no induzido, em caso de empenamento, trocá-lo. 6) De corrente nos cabos da bateria ou de junta do cabeçote queimada. 42


Carregar ppt "André Olivieri de Albuquerque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google