A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUBULAÇÃO INDUSTRIAL VÁLVULAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUBULAÇÃO INDUSTRIAL VÁLVULAS."— Transcrição da apresentação:

1 TUBULAÇÃO INDUSTRIAL VÁLVULAS

2 Válvulas são dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper a descarga de fluidos nas tubulações. Seu uso é tão antigo quanto o emprego de tubulações, pois sem aquelas estas estruturas praticamente se tornariam dispensáveis. Por exemplo, nas ruínas de Pompéia e Herculano foram encontradas válvulas confeccionadas em bronze de características técnicas surpreendentemente avançadas.

3 Acessórios de fundamental importância e indispensáveis nas tubulações, merecem, pois, indicação, especificação e localização criteriosas por parte do projetista. Algumas garantem a segurança da instalação, outras propiciam manobras de direcionamento e controle do fluxo e outras permitem desmontagens para reparos ou substituição de elementos da instalação

4 Em qualquer projeto deve constar o menor número possível de válvulas, pois encarecem o sistema tanto na montagem como na manutenção, alcançando, em média, cerca de 8% do custo total da instalação. Hidraulicamente promovem aumento nas perdas de carga e conseqüente acréscimo no consumo de energia consumida, além de freqüentes perdas materiais com vazamentos. 

5 Existe uma grande variedade de tipos de válvulas, e, em cada tipo, existem diversos subtipos, cuja escolha depende não apenas da natureza da operação a realizar, mas também das propriedades físicas e químicas do fluido considerado, da pressão e da temperatura a que se achará submetido, e da forma de acionamento pretendida. Particularmente, quando destinadas à trabalhar com água e de comando manual, são designadas por alguns fabricantes com o nome de registros.

6 CLASSIFICAÇÃO DAS VÁLVULAS
Considerando a finalidade das válvulas nas tubulações de processo, elas são classificadas em três grandes grupos, a saber: - válvulas que controlam o fluxo em qualquer direção; - válvulas que permitem o fluxo em uma só direção; - válvulas controladoras de pressão.

7 E dentro desses três grupos as válvulas são classificadas nos seguintes tipos:
de bloqueio; de regulagem; de fluxo único; de controle de pressão.

8 ESTRUTURA DA VÁVULA

9 de gaveta ou gate valves; de macho ou plug valves ou cock valves;
As válvulas de bloqueio, em inglês block-valves, destinam-se apenas a permitir ou interromper o fluxo, trabalhando totalmente abertas ou completamente fechadas, não servindo, pois, para controlar vazões. Normalmente tem o mesmo diâmetro nominal do trecho de conduto em que encontra-se instalada e a mesma seção útil transversal e perfil linear. São exemplos deste tipo de válvulas: de gaveta ou gate valves; de macho ou plug valves ou cock valves; de esfera ou ball valves; de comporta ou slide valves ou blast valves.

10 Figura 3 – Válvula Esfera
Figura 4 – Válvula Comporta

11 de globo ou globe valves; de agulha ou needle valves;
As válvulas de regulagem, em inglês throttling valves, ao contrário das de bloqueio destinam-se ao controle de fluxo, trabalhando pois, em qualquer posição de abertura interna e eventualmente em posição de bloqueio total. Por serem peças de custo significativo, podem eventualmente ser projetadas com diâmetros nominais menores que os dos trechos da tubulação que deverão ser assentadas. São exemplos deste tipo de válvulas: de globo ou globe valves; de agulha ou needle valves; de borboleta ou butterfly valves; de diafragma ou diaphragm valves.

12 Figura 1 – Válvula Globo Figura 2 – Válvula Agulha Figura 4 – Válvula de Diafragma Figura 3 – Válvula de Borboleta

13 As válvulas de fluxo único destinam-se a impedirem automaticamente o escoamento danoso ao sistema quanto a sua estabilidade estrutural ou a perda de fluido, especialmente em sua inversão no sentido do escoamento quando da interrupção sob comando ou acidental do fluxo.  São exemplos deste tipo de válvulas: de retenção ou check valves; de retenção e fechamento ou stop-check valves; de pé ou foot valves.

14 Válvula de Pé

15 Observação Vale salientar que as stop-check (de retenção e fechamento) tem a característica de funcionarem como válvulas de retenção quando trabalhando na posição aberta e como de bloqueio quando o fluxo encontra-se interrompido. São equipamentos de emprego restrito, usualmente nas tubulações de saída das caldeiras.

16 As válvulas de controle de pressão, podem ser divididas em de pressão a montante e de pressão a jusante. Os tipos a montante tem maior aplicação para o alívio do golpe de aríete e podem ser agrupadas da seguinte maneira: de segurança ou de alívio ou safety valves ou reliefy valves; de excesso de vazão ou excess flow valves; de contrapressão ou back pressure.

17 Figura 2 – Válvula de excesso de vazão
Figura 1 – Válvula de Segurança ou Alívio Figura 3 – Válvula de Contrapressão

18 Os tipos a  jusante são empregadas em pontos baixos da rede onde as preções estáticas podem superar os 50 metros e coluna de água e as de quebra de vácuo para facilitarem o preenchimento ou esvaziamento das linhas de adução. Podem ser agrupadas da seguinte maneira: redutoras ou reguladoras; de quebra vácuo ou ventosas.

19 Válvula Redutora ou Reguladora de Pressão
Válvula Quebra Vácuo ou Ventosa

20 Golpe de aríete designa as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, causadas por alguma perturbação, voluntária ou involuntária, que se imponha ao fluxo de líquidos em condutos, tais como operações de abertura ou fechamento de válvulas, falhas mecânicas de dispositivos de proteção e controle, parada de turbinas hidráulicas e ainda de bombas causadas por queda de energia no motor, havendo, no entanto, outros tipos de causas.

21 Jusante e montante são lugares referenciais de um rio pela visão de um observador. Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixo. Montante é a direção de um ponto mais baixo para o mais alto. A jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante. Dado um ponto num curso d'água, este passa a ser dividido em duas partes: a parte a montante, de onde vêm as águas e a parte a jusante, para onde estão indo as águas. -Um componente a montante está na entrada do processo. -Um componente a jusante está na saída do processo.

22 Gaxetas são elementos mecânicos utilizados na vedação da passagem de um fluxo de fluido, de forma total ou parcial. Consideradas como um anel de borracha e compostas por mais algumas peças específicas para cada fluido, auxiliam na vedação e fixação no equipamento em que serão aplicadas.

23 FIM.


Carregar ppt "TUBULAÇÃO INDUSTRIAL VÁLVULAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google