Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTheodoro Brandt Antas Alterado mais de 8 anos atrás
1
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1
3
Como levar para a nossa prática educativa cotidiana tudo o que estamos aprendendo nesse curso? PROPOSTA
4
- legislação - instituições sociais de origem - proposta da instituição VARIÁVEIS NA TAREFA DO PROFESSOR:
5
- formação continuada - “tempos” sempre “ novos”
6
LEI DE DIRETRIZES E BASES
7
liberdade na forma de ensinar estímulo à pluralidade de idéias Artigo 3º
8
valorização da experiência extra-escolar vinculação ao trabalho e práticas sociais
9
Os docentes incumbir-se-ão de: * participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino Artigo 13º
10
* elaborar e cumprir plano de trabalho *zelar pela aprendizagem dos alunos
11
* estabelecer estratégias de recuperação * ministrar os dias letivos e horas/aula estabelecidos
12
* participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional
13
*colaborar em atividades de articulação com famílias e comunidade
14
A educação básica deve assegurar ao educando a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe (...) Artigo 22
15
(...) meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
16
A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não (...) Artigo 23
17
(...) seriados, com base na idade,na competência e em outros critérios, ou forma diversa de organização, sempre que for do interesse do processo.
18
II - classificação por promoção ou transferência, independentemente de escolarização anterior Artigo 24
19
V - verificação de rendimento com critérios de avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre quantitativos (...)
20
(...) e dos resultados ao longo do processo do que de provas finais
21
possibilidade de aceleração de estudos e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, (...)
22
(...) para os casos de baixo rendimento escolar,a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus rendimentos.
23
Promove a idéia de abrangência contextual e cultural pela obrigatoriedade de componentes curriculares de língua portuguesa, (...) Artigo 26
24
(...) matemática, conhecimentos de mundo físico e natural e realidade sociopolítica, especialmente do Brasil.
25
A formação de profissionais da educação deve atender aos objetivos dos diferentes níveis de modalidades de ensino (...) Artigo 61
26
(...) e às características de cada fase do desenvolvimento do educando,tendo como fundamentos a associação entre teorias e práticas, (...)
27
(...) inclusive mediante a capacitação em serviço e o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.
28
Currículo é uma tentativa para comunicar os princípios e os traços essenciais de um propósito educativo, (...) Stenhouse - Investigación e desarrollo del Curriculum
29
(...)de forma tal que permaneça em aberto a discussão crítica e possa ser trasladado efetivamente para a prática.
30
Advogam a necessidade de se unir realmente a teoria à prática pela via de professor investigador, aluno investigador e da pesquisa- ação. Carr e Kemmis - Teoria Crítica de Enseñanza
31
...Consideram que definir previamente currículo pode bloquear o autor na perspectiva do presente, tratando o passado como algo primitivo, precursor, caindo no etapismo.
32
Essencial para o estudo de currículo: adotar perspectiva metateórica, considerar que ele é construção histórico-social, que reflete a(...)
33
(...) sociedade reproduzindo-a mas também sendo capaz de modificá-la.
34
Lembra que os sistemas educativos costumam pensar-se partindo de uma determinada imagem de como crianças se desenvolvem,(...)
35
(...)de forma que a criança que manifestar conduta diferente desse modelo resulta previamente marginalizada.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.