A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções da Linguagem Emotiva; Poética; Conativa; Referencial; Fática; Metalinguística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções da Linguagem Emotiva; Poética; Conativa; Referencial; Fática; Metalinguística."— Transcrição da apresentação:

1 Funções da Linguagem Emotiva; Poética; Conativa; Referencial; Fática; Metalinguística.

2 CONTEXTO -REFERENCIAL CANAL- FÁTICA EMISSOR - EMOTIVA MENSAGEM- POÉTICA RECEPTOR - CONATIVA CÓDIGO - METALINGUÍSTICA

3 Função Emotiva Emoção; Subjetividade - Predomínio da primeira pessoa; Visão Intimista; Preocupação com o “eu”.

4 Soneto de Fidelidade De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Vinícius de Moraes)

5 Vivi momentos de intensa beleza à noite, Quando fazia passeios à proa do navio. (...) Numa dessas noites, assisti pela primeira vez na vida a um espetáculo quase irreal, que muitos velhos marujos ainda não tiveram a felicidade de ver: um arco-íris de lua. Em plena noite de lua cheia, chovendo ao sul, um fantástico arco-íris no céu... (KLINK, Amyr. Cem dias entre o céu e o mar. 2. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1985. p. 15.)

6 Função Poética Ênfase na elaboração da mensagem; Texto construído com a seleção e combinação de palavras; Comum nos poemas, prosa e em anúncios publicitários.

7 Pedro Pedreiro Pedro Pedreiro penseiro esperando o trem Manhã, parece, carece de esperar também Para o bem de quem tem bem De quem não tem vintém Pedro pedreiro fica assim pensando Assim pensando o tempo passa A gente vai ficando pra trás Esperando, esperando, esperando Esperando o sol Esperando o trem Esperando aumento Desde o ano passado para o mês que vem [...] Pedro Pedreiro pedreiro esperando o trem Que já vem, que já vem, que já vem (In Chico Buarque de Holanda. São Paulo: Abril Educação, 1980. p. 15. Literatura Comentada.)

8 Inscrição na Areia O meu amor não tem importância nenhuma. Não tem o peso nem de uma rosa de espuma! Desfolha-se por quem? Para quem se perfuma? O meu amor não tem importância nenhuma. (Cecília Meireles)

9 Função Conativa Objetivo: convencer o receptor a ter determinado comportamento; Anúncios de comerciais e publicidade em geral; Verbos no imperativo; Orações optativas (expressam desejos); Referência direta ao receptor.

10

11

12

13 Função Referencial Objetividade; Tradução da realidade; Ênfase na informação; Linguagem denotativa; Textos jornalísticos e científicos.

14 O portal domínio público, biblioteca digital do Ministério da Educação, recebeu 6,2 milhões de acessos em pouco mais de um mês de funcionamento. Nela, o internauta pode ler gratuitamente 699 obras literárias com mais de 70 anos de existência, ou seja, já de domínio público; 166 publicações de ciências sociais e uma de exatas. Há também partituras de Beethoven, pinturas de Van Gogh e de Leonardo da Vinci, como a Monalisa, hinos e músicas clássicas contemporâneas. Isto É, São Paulo, 29 de dez.

15 A gente já contou por aqui que pessoas inteligentes costumam comer mais chocolate. Mas até então a ciência não havia mostrado uma relação causal entre o consumo de chocolate e a inteligência. Pois bem, agora ela mostrou. Um pessoal da Escola de Medicina de Harvard convidou 60 idosos (a idade média era de 75 anos) para participar do estudo. Todos eles passaram por testes para medir a capacidade de memorização e raciocínio. Em seguida, durante um mês, todos tiveram de tomar diariamente duas xícaras de chocolate quente – só que metade dos idosos tomou a bebida com baixo teor de flavonoides e a outra com alto teor da substância (chocolate amargo, por exemplo, é rico em flavonoides). Depois de manter a rotina por 30 dias, os participantes refizeram os testes – e todos se saíram melhor. Isso porque o chocolate, com muito ou pouco flavonoides, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro (entre os participantes o fluxo melhorou até 8,3%). E aí você fica mais espertinho. Em tão é isso: aposte em duas xícaras de chocolate quente por dia. E seja feliz. Revista Superinteressante, 13 setembro de 2013.

16 O tigre tem seu genoma decodificado Uma equipe internacional, composta principalmente de pesquisadores asiáticos e liderada pelo geneticista sul-coreano Jong Bhak, decifrou pela primeira vez o genoma de um tigre siberiano (Panthera tigris altaica), o maior de todos. Seus genes foram, então, comparados ao do gato doméstico e com certas sequências genéticas de outros grandes felinos, como o tigre de Bengala (Panthera tigris tigris), o leopardo (Panthera uncia) e o leão (Panthera leo). Sem surpresa, o tigre siberiano tem uma similaridade genética muito alta com o gato (95,6%), de quem diverge em 10,8 milhões de anos. Para efeitos de comparação, os seres humanos e gorilas divergem cerca de dois milhões de anos, e os seus genomas são idênticos em 94,8%. O tigre compartilha com o gato e outros felinos um grande número de genes relacionados ao olfato, à percepção sensorial em geral. Das nove subespécies identificadas, de três a quatro foram extintas durante o século XX.

17 Função Fática Objetivo: estabelecer, manter ou prolongar o contato com o receptor; Predomínio de expressões usadas nos cumprimentos como: Bom dia!, Oi!, ao telefone (Pronto! Alô!) e em outras situações em que se testa o canal de comunicação (Está me ouvindo?).

18 - Olá! Como vai? – perguntou o homem de olhos empapuçados. (Graciliano Ramos) -Ela não desanima nunca... Você concorda? Não acha? “... Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar. Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.” (Milton Nascimento/Fernando Brant)

19 - Alô! Como vai? - Tudo bem, e você? - Vamos ao cinema hoje? - Prometo pensar no assunto. Retorno mais tarde para decidirmos o horário.

20 Função Metalinguística Código abordando o próprio código; Poema que fala de poema; Música que fala de música; Teatro que fala de teatro.

21 - Como é isso, seu Alexandre? – perguntou o cego. – A cascavel meteu o rabo entre as pernas? Cascavel não tem pernas. - Está claro que não tem – respondeu Alexandre. – Quando a gente diz que uma criatura mete o rabo entre as pernas, quer dizer que ela se encolhe, capionga, percebe? (RAMOS, Graciliano. O estribo de prata. In: Alexandre e outros herois. Rio de Janeiro/São Paulo, Record, 1979.p. 41.)

22 Poética Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados (...) (Cassiano Ricardo)

23 Seu Inácio trouxe a garrafa de aguardente. Fabiano virou o copo de um tragou, cuspiu, limpou os beiços à manga, contraiu o rosto. Ia jurar que a cachaça tinha água. Por que seria que Seu Inácio botava água em tudo? Perguntou mentalmente. Animou-se e interrogou o bodegueiro: - Por que é que vossemecê bota água em tudo? Seu Inácio fingiu não ouvir. E Fabiano foi sentar-se na calçada, resolvido a conversar. O vocabulário dele era pequeno, mas em horas de comunicabilidade enriquecia-se com algumas expressões de Seu Tomás na bolandeira. Pobre seu Tomás. Um homem tão direito... Nesse ponto um soldado amarelo aproximou-se e bateu familiarmente no ombro de Fabiano: - Como é, camarada? Vamos jogar trinta-e-um lá dentro? Fabiano atentou na farda com respeito e gaguejou, procurando as palavras de Seu Tomás da bolandeira: - Isso é. Vamos e não vamos. Quer dizer. Enfim, contanto etc. É conforme. Levantou-se e caminhou atrás do amarelo, que era autoridade e mandava. Fabiano sempre havia obedecido. Tinha muque e substância, mas pensava pouco, desejava pouco e obediência. RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 1972, p. 62-63 (com adaptações)

24 A função da linguagem presente em “- Como é, camarada? Vamos jogar um trinta-e-um lá dentro?” é a fática, pela qual, no contexto em que é empregada, o soldado amarelo: (A) dirige-se ao vaqueiro Fabiano para estabelecer contato com ele. (B) procura ver se o vaqueiro Fabiano está atento à conversa que mantinham. (C) utiliza a linguagem poética por meio da expressão metafórica “jogar um trinta-e-um”. (D) expressa seu sentimento de afetividade em relação a Fabiano, ao chamá-lo de “camarada”. (E) reproduz a linguagem regional típica do vaqueiro Fabiano para ensiná-lo a falar corretamente.


Carregar ppt "Funções da Linguagem Emotiva; Poética; Conativa; Referencial; Fática; Metalinguística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google