A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DE UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA.  A realização de uma pesquisa com RIGOR CIENTÍFICO pressupõe: 1) A escolha de um tema, 2) A definição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DE UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA.  A realização de uma pesquisa com RIGOR CIENTÍFICO pressupõe: 1) A escolha de um tema, 2) A definição."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DE UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA

2  A realização de uma pesquisa com RIGOR CIENTÍFICO pressupõe: 1) A escolha de um tema, 2) A definição de um problema (a ser investigado), 3) A elaboração de um plano de trabalho;  A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico e tem como objetivo a busca de respostas para determinados problemas.

3 DEFINIÇÃO DO TEMA “Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever”. (Matoso Câmara Junior) * O que pretendo estudar??? (uma escolha adequada é decisivo para o sucesso da pesquisa); * Evitar escolher um tema muito amplo ou restrito demais;

4  DELIMITANDO TEMAS... Tema  Finanças públicas (muito amplo) Fazendo um recorte... Finanças públicas: a política orçamentária no Brasil. _________________________________________ Tema  Divórcio (muito amplo) Fazendo um recorte... O perfil do cônjuge que pede o divórcio.

5 DEFINIÇÃO DO TEMA * Focar numa parcela delimitada de um assunto; * Escolher um tema adequado à sua formação e à sua disponibilidade de tempo;

6  O tema escolhido pelo aluno deve ser elencado em função de sua relevância e atualidade e deve estar relacionado à linha de pesquisa do seu orientador;  As informações e dados bibliográficos do tema precisam ser acessíveis e o pesquisador precisa dispor de material suficiente para realizar sua pesquisa;  A definição de um assunto para pesquisa deve ser algo passível de pesquisar;

7   DEFINIÇÃO DO TEMA O tema do trabalho propriamente dito não precisa ser original, bastando que o seja o ENFOQUE, a ATITUDE assumida por quem conduz a pesquisa.

8   DEFINIÇÃO DO TEMA Mesmo quando a pesquisa jurídica é essencialmente teórica, referências constantes a casos reais só têm a enriquecer o trabalho. Apenas conceitualmente, a pesquisa se divide em bibliográfica e empírica – entendidas como fases de uma única tarefa, e não como atitudes distintas. A primeira está relacionada ao material já existente, publicado principalmente em livros e artigos científicos. A segunda guarda relação com os eventos e fatos que o pesquisador analisa e pode ser realizada por meio de questionários, entrevistas, estudos de caso etc.

9 O aluno comete o erro de achar que o TCC é o momento em que ele deverá inventar algo totalmente novo, propor uma nova teoria. Não é isso! No TCC ele deverá estudar com profundidade um aspecto relacionado a um eixo temático, e deverá provar que sabe fazer isso com competência: que sabe formular um problema de pesquisa, que sabe escolher uma bibliografia, que sabe realizar uma boa revisão bibliográfica, que sabe elaborar um relatório final… Ser capaz de fazer tudo isso não é o mínimo, no sentido de ser pouco. Cumprir essas tarefas de uma maneira correta é trabalhoso, e não deve ser subestimado pelo aluno!

10   FORMULAÇÃO DO PROBLEMA * É a questão central que o estudo busca responder; (irá fundamentar toda a estrutura do trabalho); * O pesquisador deve explicitar claramente o problema que se pretende responder com a pesquisa; * Surge em forma de pergunta;

11 Segundo Gil (1991), nem todo problema pode ser aceito como “problema científico” ou é passível de tratamento científico; é preciso identificar o que é científico daquilo que não é. Um problema é de natureza científica quando envolver variáveis que podem ser tidas como testáveis. Uma vez formulado o problema, com a certeza de ser cientificamente válido, propõe-se uma resposta “suposta”, provável e provisória, isto é, uma hipótese.

12   PROBLEMAS NÃO-CIENTÍFICOS QUE ENVOLVEM O JULGAMENTO DE VALORES EXEMPLOS: “Qual é o melhor sabor de sorvete?” “Qual é a melhor cor para pintar um quarto?” Esses problemas estão relacionados a interpretações e desejos subjetivos de cada indivíduo, o que faz qualquer tentativa de responder esse tipo de questão com pesquisa científica um grande problema, e que não pode ser provado com a análise de dados e observação.

13 * Indagar quantos dias tem o ano não é um problema científico, pois a resposta é conhecida e não é necessário pesquisar para descobri-la. * Da mesma forma, questões que não possam ser resolvidas cientificamente não servem!!! “Qual é a cor das asas dos anjos?” * Até o momento, a ciência não desenvolveu instrumentos que permitam descobrir a resposta para essa pergunta. Esse, portanto, não é um problema científico!

14 O problema deve ter uma dimensão viável. Não pode, portanto, ser excessivamente amplo, de forma que não se possa alcançar uma solução satisfatória. Exemplo: “O que determina que certas leis brasileiras 'não peguem'?”. (Essa questão é excessivamente ampla e impossibilita um resultado satisfatório). O problema precisa ter referência empírica: ser observável, medido. Se envolver juízo valorativo, a pesquisa fica comprometida, pois o problema fica sem referência empírica.

15   Muitas vezes os alunos escolhem um problemática de grande repercussão, que demanda grandes recursos, toda uma equipe para realizar a pesquisa...

16 Exemplo: “Quais alterações o papel da mulher sofreu na literatura de todos os países do mundo no início do século XX?” * Uma problemática dessas é impossível de ser realizada por um único pesquisador. Semelhante tema poderia ser melhor formulado da seguinte maneira... “Quais alterações significativas o papel da mulher sofreu na literatura brasileira no início do século XX?”

17 EXEMPLO 1: ASSUNTOTEMAPROBLEMA Direito CivilMortes no trânsito Qual a influência do consumo de bebidas alcoólicas nas mortes de jovens brasileiros no trânsito?

18 EXEMPLO 2: ASSUNTOTEMAPROBLEMA Meio ambiente Escassez da água Qual o maior impacto que a carência de água potável provocará na região semiárida do nordeste?

19 EXEMPLO 3: ASSUNTOTEMAPROBLEMA Educação escolar Evasão no ensino médio Quais as causas da evasão escolar no ensino médio?

20 EXEMPLO 4: ASSUNTOTEMAPROBLEMA Direito ambiental Responsabilidade penal de pessoa jurídica - Pode a pessoa jurídica ser responsabilizada penalmente por dano contra o meio ambiente? (pergunta fechada) - Qual a base legal para a aplicação da pena?

21 EXEMPLO 4: ASSUNTOTEMAPROBLEMA Educação escolar Déficit de aprendizagem Quais fatores estão envolvidos no déficit de aprendizagem dos alunos?

22 Cuidado com as perguntas fechadas!!! “O código de Trânsito Brasileiro pode contribuir para a redução das transgressões no trânsito e difundir direitos do cidadão ?” SIM / NÃO Transformando em pergunta aberta... “Quais as possíveis contribuições do código de Trânsito Brasileiro para a redução das transgressões no trânsito e difundir direitos do cidadão?”

23   FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE * Hipóteses são suposições propostas como respostas plausíveis (e provisórias) para o problema da pesquisa; * O processo da pesquisa estará voltado para a procura de evidências que comprovem, sustentem ou refutem a afirmativa feita na hipótese; * É sempre uma afirmação, uma possível resposta ao problema;

24  O processo de formulação das hipóteses é de natureza criativa e requer certa experiência na área;  Portanto, para formulá-las, pode- se usar a observação, resultados de outras pesquisas, teorias ou intuição.

25 EXEMPLO 1: Assunto: Educação escolar. Tema: Evasão no ensino médio. Problema: Quais as causas da evasão escolar no ensino médio? Hipótese: As causas da evasão escolar no ensino médio relacionam- se à falta de perspectiva de trabalho após o término do curso.

26 EXEMPLO (padrão): TEMAPROBLEMAHIPÓTESE Mortes no trânsito Qual a influência do consumo de bebidas alcoólicas nas mortes de jovens brasileiros no trânsito? A bebida alcoólica é a droga que mais influencia no índice de mortes de jovens no trânsito do Brasil.

27   DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS * Deve-se definir de forma clara o objetivo principal (GERAL) da pesquisa e os secundários (ESPECÍFICOS); * O Objetivo Geral reflete uma visão global e abrangente do tema; * Os Objetivos Específicos são as metas à serem alcançadas; * Os objetivos devem estar coerentes com o problema e a justificativa propostos para sua pesquisa;

28  Os verbos utilizados para elaboração dos objetivos devem ser sempre:  Verbos de AÇÃO;  No infinitivo; (Analisar, Definir, Discutir, Investigar,...)  Devem indicar uma ação passível de mensuração.

29  Exemplos de Objetivos inalcançáveis em pesquisas bibliográficas:  Reduzir o índice de pobreza no Brasil;  Provar que o sistema carcerário brasileiro caminha para um retrocesso;  Melhorar a qualidade do sistema penitenciário brasileiro;

30  EXEMPLOS (padrão): TEMAPROBLEMAHIPÓTESEOBJETIVO GERAL Mortes no trânsito Qual a influência do consumo de bebidas alcoólicas nas mortes de jovens brasileiros no trânsito? A bebida alcoólica é a droga que mais influencia no índice de mortes de jovens no trânsito do Brasil. Analisar a influência do consumo de drogas em mortes de jovens no trânsito.

31  EXEMPLOS: TEMAPROBLEMAHIPÓTESEOBJETIVO GERAL Infecção hospitalar Qual a relação entre tempo de permanência no hospital e infecção hospitalar em pacientes em estado grave? Quanto maior o tempo de permanência no hospital, maior o risco de infecção em pacientes em estado grave. Verificar se o tempo de permanência no hospital é fator de risco para infecção em pacientes em estado grave.

32  EXEMPLOS: TEMAPROBLEMAHIPÓTESEOBJETIVO GERAL Qualidade de vida do advogado Que fatores influenciam a satisfação no trabalho dos profissionais da advocacia? A autonomia e a identificação com o trabalho influenciam positivamente a satisfação no trabalho de advogados. Examinar se a autonomia e a identificação com o trabalho influenciam a satisfação no trabalho de profissionais da advocacia.

33   JUSTIFICATIVA DO ESTUDO * Trata-se do porquê da realização da sua pesquisa; * Deixe claro as razões da preferência pelo tema escolhido e a importância deste em relação a outros tema; * A justificativa deve convencer quem for ler o projeto da importância e relevância da pesquisa proposta.

34   METODOLOGIA * Indica os modos como se pretende trabalhar na investigação e exposição da pesquisa * Há inúmeras opções de procedimentos metodológicos, ou seja, várias formas de investigar, que devem ser descritas na parte da metodologia. * Deve-se especificar os procedimentos, os métodos, os caminhos a serem seguidos na pesquisa.

35   REVISÃO DA LITERATURA * Fundamentação teórica / Referencial / Marco/ Aportes; * É o que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa; * Levantamento e análise do material a ser utilizado na revisão; * Ela referencia os estudos anteriormente publicados, buscando posicionar-se sobre a evolução do assunto

36  Permite um mapeamento de quem já escreveu e o que já foi escrito sobre o tema e/ou problema da pesquisa;  A revisão contribuirá também para evitar a duplicação de pesquisas sobre o mesmo enfoque.

37


Carregar ppt "ESTRUTURA DE UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA.  A realização de uma pesquisa com RIGOR CIENTÍFICO pressupõe: 1) A escolha de um tema, 2) A definição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google