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PublicouPatrícia Faria Leal Alterado mais de 7 anos atrás
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Jane Teresinha Domingues Cotrin UFMT/ ´2016 Diferenças e inclusão na universidade: impactos para professores e alunos
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O que é educação inclusiva? Educação de qualidade PARA TODOS independente do sexo, etnia, condição social, condição física etc A educação inclusiva pressupõe uma escola que funcione a partir do grupo e para o grupo. Educação para todos educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e transversal à todos eles a educação especial
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O que nos apoia: Constituição Federal de 1988Constituição Federal de 1988 Declaração de Jomtien, 1990Declaração de Jomtien, 1990 Declaração de Salamanca, 1994Declaração de Salamanca, 1994
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Nossos problemas Escola que exclui (concepções e estrutura).Escola que exclui (concepções e estrutura). A questão das diferenças.A questão das diferenças. As armadilhas de acreditarmos somente nas diferenças.As armadilhas de acreditarmos somente nas diferenças. “Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza.” (Boaventura de Souza Santos)
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A educação inclusiva propõe uma nova história e isso exige que repensemos o que sabemos e como fazemos. (porque nada está pronto...)
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Sobre isso, vejamos a história de Paulo
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Diagnóstico;Diagnóstico; Problemas para iniciais para entrar;Problemas para iniciais para entrar; O tempo para resolvermos problemas.O tempo para resolvermos problemas. (continua os problemas iniciais para entrar...)
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Quem ajuda neste processo? O próprio aluno;O próprio aluno; Os outros alunos e alunas;Os outros alunos e alunas; Os professores e professoras;Os professores e professoras; A UFMT (PRAE e outros parceiros)A UFMT (PRAE e outros parceiros)
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Novos problemas Para permanência:Para permanência: -Como ficar em sala de aula; -Como acompanhar as disciplinas; -Como organizar o material; -Como realizar as provas; -Como participar de aulas de laboratório; -Como participar de aulas com manipulação de objetos.
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Novas soluções Dos alunos e alunas do curso;Dos alunos e alunas do curso; Da família;Da família; Dos professores e gestores do curso.Dos professores e gestores do curso.
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Finalizando Para Bleger, “ A saúde de uma instituição não está na ausência de problemas, mas na maneira como o grupo se articular para resolvê-los.”
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Obrigada!
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Referências AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio Groppa(org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summuns, 1998, p. 11-30. COTRIN, J.T.D. Psicologia e Educação Especial: perspectivas históricas e políticas. Cuiabá: EDUFMT, 2013. MANTOAN, M. T. E.(org) O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo(a) na Educação Básica. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/novo/wp- content/uploads/2013/04/MIOLO_EDUCACAO.pdf
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