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Just in Time e Kanban Prof.ª Rosana Abbud. SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor Just in Time CONCEITO Administração Qualidade Organização Just in.

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1 Just in Time e Kanban Prof.ª Rosana Abbud

2 SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor Just in Time CONCEITO Administração Qualidade Organização Just in Time

3 Cada processo deve ser abastecido com os itens necessários, na quantidade necessária, no momento necessário – just-in-time, ou seja, no tempo certo, sem geração de estoque.

4 “...é baseado na lógica de que nada será produzido até que seja necessário”. = “produção enxuta”

5 Sistema de Produção

6 Sistema de Produção JIC – Just in Case (Empurrada) Problemas causados pela existência de estoques Custo financeiro Custo de gerenciamento de estoques Necessidade de espaço Possibilidade de deterioração, roubo, vandalismo, etc. Não permite que os problemas venham a tona

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8 Excesso de estoques mascaram problemas

9 Sistema de Produção JIT – Just in Time Vantagens Redução ou eliminação dos estoques Produção “puxada”, a partir de demanda (pedido) do mercado Redução do tempo de ciclo Redução do tamanho dos lotes

10 JIT diminui estoques e permite detectar e corrigir os problemas

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12 Filosofia Just in Time: Eliminação de estoques; Eliminação de desperdícios; Produção de fluxo contínuo; Esforço contínuo na resolução de problemas; Melhoria contínua dos processos.

13 Desperdício de transporte; Desperdício de superprodução; Desperdício de material esperando no processo; Desperdício de processamento; Desperdício de movimento nas operações ; Desperdício de produzir produtos defeituosos ; Desperdício de estoques. Redução de Desperdícios

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15 Metas do Sistema Zero defeitos; Tempo zero de preparação/troca de processo(SETUP); Estoque zero; Movimentação zero; Quebra zero; LEAD TIME zero (tempo de produção); Lotes pequenos.

16 Vantagens do Sistema JIT Custos – reduzidos ao necessário; Qualidade – evitar defeitos; Flexibilidade – flexibilidade de resposta; Velocidade – produção curta e fluxo veloz; Confiabilidade – ênfase na manutenção produtiva.

17 17

18 KANBAN SURGIMENTO Técnica japonesa Automobilística Toyota Motor KANBAN CONCEITO Cartões Autorização Movimentação

19 Kanban significa cartão sinalizador. É uma ferramenta de processo que ajuda a trabalhar de modo mais eficaz; Funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica; É um controle visual para acompanhar o trabalho à medida que ele flui através das várias etapas do fluxo.

20 Estas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões kanban e nos painéis porta-kanbans, porém pode utilizar-se de outros meios, que não cartões, para passar estas informações. Os cartões kanban convencionais são confeccionados de material durável para suportar o manuseio decorrente do giro constante. Cada empresa, ao implantar seu sistema kanban, confecciona seus próprios cartões de acordo com suas necessidades de informações

21 KANBAN Administração do Just in Time!!! Just in Time Momento Exato!!!

22 Tipos de Kanban: - Kanban de Produção; - Kanban de Requisição Interna; - Kanban de Fornecedor.

23 Cartão Kanban de Produção Também chamado de kanban em processo. É empregado para autorizar a fabricação ou montagem de determinado lote de itens. Tem sua área de atuação restrita ao centro de trabalho que executa a atividade produtiva nos itens.

24 Cartão Kanban de Requisição Interna Também chamado de cartão kanban de transporte, retirada ou movimentação, ou simplesmente cartão kanban de requisição. Funciona como uma requisição de materiais, autorizando o fluxo de itens entre o centro de trabalho produtor e o centro consumidor dos itens.

25 Cartão Kanban de Fornecedor Executa as funções de uma ordem de compra convencional, ou seja, autoriza o fornecedor externo da empresa a fazer uma entrega de um lote de itens, especificado no cartão, diretamente ao seu usuário interno, desde que o mesmo tenha consumido o lote de itens correspondente ao cartão.

26 Painel Porta-Kanban O sistema kanban tradicional emprega painéis ou quadros de sinalização junto aos pontos de armazenagem espalhados pela produção, com a finalidade de sinalizar o fluxo de movimentação e consumo dos itens a partir da fixação dos cartões kanban nestes quadros.

27 Outros Tipos de Kanbans Como já foi afirmado, o sistema kanban funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica. Estas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões kanban e nos painéis porta- kanbans, porém pode utilizar-se de outros meios para passar estas informações: – Kanban contenedor (carrinho kanban), – Painel eletrônico, – Kanban informatizado.

28 Kanban Eletrônico Sinalização imediata; Evitar perdas de cartões.

29 Funcionamento do Sistema Kanban Para cada peça temos uma seqüência de posições, onde são colocados os cartões; As posições vazias no quadro Kanban indicam o estoque disponível e cada cor indica o grau de urgência da reposição. Os cartões são colocados do verde para o vermelho. 29 LoteResposta Segurança

30 Faixa Verde: Define o Nivelamento da produção. Faixa Amarela: É o tempo de resposta. Faixa Vermelha: É a segurança necessária para que os clientes não parem de produzir. 30 FAIXA VERDEAMARELA VERMELHA

31 O estoque de cada peça é dividido em três faixas: A medida em que os cartões chegam ao quadro eles são inseridos primeiramente sobre a faixa verde, depois amarela e por fim a vermelha: 31 A A

32 Os cartões que não estão no quadro estão no estoque acompanhando as embalagens cheias de peças Quando o quadro está cheio de cartões o estoque está vazio e vice-versa. 32 A A

33 33 Estoque Máximo Estoque Mínimo Sentido de Colocação dos Cartões Quantos caixas temos no estoque agora? 3 caixas

34 Cartão Kanban – Cartão de produção 34 Qtde. Pç/Embalagem Nome da peça Modelo Identificação do Cliente Código da peça Local onde são produzidas as peças.

35 Quadro Kanban 35

36 36 Item Modelo Código da peça Escala Kanban Código de Cores

37 37

38 – Código de cores 38

39 Quadro Kanban 39 Cartões devem ficar nos racks com o lote de peças......ou no quadro.

40 Simulação Kanban 40 Célula Cliente K K K K K K

41 Simulação Kanban 41 Célula Cliente K K K K K K

42 Simulação Kanban 42 Célula Cliente K K K K K

43 Simulação Kanban 43 Célula Cliente K K K K K

44 Simulação Kanban 44 Célula Montagem K K K K Preparar para produzir material

45 Simulação Kanban 45 K K K Célula Montagem K

46 Simulação Kanban 46 K K K Célula Montagem

47 Simulação Kanban 47 K K Célula Montagem K

48 Simulação Kanban 48 K K Célula Montagem

49 Simulação Kanban 49 K K Célula Montagem K K K K K K K K

50 Simulação Kanban 50 K K Célula Montagem K K K K KK KK

51 Vantagens do KANBAN Aumento de produtividade; Índices de qualidade altos; Fluxos produtivos bem definidos; Lotes pequenos; Eliminação do estoque material; Operários treinados e motivados com os objetivos do melhoramento contínuo; Equipamentos em perfeito estado de conservação Antecipação prazos de entrega lead time reduzidos.

52 Considerações Finais Evitar desperdíciosSem estocagem Qualidade do produto final Melhoria contínua Práticas gerenciais Demanda exigente Jit + KANBAN


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