A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer."— Transcrição da apresentação:

1 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer fuçando 3. Apresentação sobre AVAs

2 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ambientes Virtuais de Aprendizagem ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem)http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem Desenhado para ”Eduação a Distância”, mas agora também (sobretudo) usado em apoio à Educação tradicional

3 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ LMS (Learning Management System): ”[...] um conjunto de funcionalidades projetadas para armazenar, distribuir e gerenciar conteúdos de aprendizado, de forma progressiva e interativa, podendo também registrar e relatar atividades do aprendiz bem como seu desempenho.” ( http://www.google.com.br/search?q=define:LMS ) http://www.google.com.br/search?q=define:LMS Ambientes Virtuais de Aprendizagem

4 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ ”VLE (Virtual Learning Environment) refers to a system in which learners and tutors participate in online interactions of various kinds, including online learning.” (http://www.google.com.br/search?q=define:VLE)http://www.google.com.br/search?q=define:VLE Ambientes Virtuais de Aprendizagem

5 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Componentes de um ambiente de aprendizagem online O AVA é somente um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual Anderson 2008, Cap. 5

6 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Atividade Conhecer o Moodle 1. Entrar em http://dev.stoa.usp.br/m/http://dev.stoa.usp.br/m/ 2. Entrar nos cursos de demonstração (em inglês e espanhol) 3. Se dividir em grupos de 2-4 pessoas 4. Entrar em um dos cursos teste para os grupos do FAP0459 5. Mudar nome do curso e permissões para indicar que é ”seu” (Caixa administração / configurações) 6. Começar editar o curso: 6.1 Acrescentar um fórum geral de discussão 6.2 Acrescentar recursos (arquivo ppt ou pdf, link, texto simples) 6.3 Acrescentar atividades (tarefa para entregar)

7 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ambientes Virtuais de Aprendizagem: História Pré-história: correspondência, televisão, vídeo-conferência 70-80: aprendizagem mediado por computador Anos 90: sistemas baseado na Web WebCT (95), Blackboard (97), Moodle (2001), Sakai (2004) (http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_virtual_learning_environments)

8 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ AVA do ponto de vista de Tecnologia Instituição Docente Criador do Curso Aluno Cui Bono? (a quem serve?)

9 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Comparar AVAs: funcionaliades básicas http://edutools.info/item_list.jsp?pj= 4 Ferramentas de comunicação: fórum, chat, mensagens internas (substituem ou integram com email?) Feramentas de colaboração: wiki, whiteboard (quadro branco compartilhado) Formação de grupos: contatos, grupos de trabalho, etc. Ferramentas de avaliação (testes, provas, etc.)

10 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Comparar AVAs: criação de material didática http://edutools.info/item_list.jsp?pj= 4 Ferramentas de autoria Ferramentas de Design Instrucional (organização e sequenciamento do material) Importação / Exportação de pacotes de conteúdo: SCORM, IMS)SCORMIMS Templates (personalização da aparência) Acessibilidade (variadade de leitores: tecnologia assistiva, plataformas móveis, etc.)

11 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Comparar AVAs: Administração Como os alunos entram (se logam) no sistema Como ”papeis” / permissões são tratados? Como é a manutenção do sistema? Como matricular alunos? Existe hospedagem por terceiros (sem administração / manutenção do sistema)?

12 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Comparar AVAs: Tecnologia Sistema Operacional do servidor: Linux / Windows Linguagem (plataforma) do aplicativo: PHP, Java,.NET Base de Dados: Mysql, Postgres, Oracle Usa padrões da Web? Acessibilidade?

13 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Instituição: desenhar e implementar a infra Levar em conta Restrições de recursos Sistemas legados e integração com ambiente de TI em volta Políticas Institucionais Opiniões diversas acerca da pedagogia – tecnologia Resistências dos alunos e docentes

14 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Instituição: desenhar e implementar a infra Deixar explícito Objetivos didáticos Decidir Turmas virtuais = turmas reais? Ou fluxo contínuo? Aberto ↔ Fechado Centralizado ↔ Distribuido

15 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Componentes de um sistema de aprendizagem online O AVA é (somente) um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual ”there are increasing perceptions that LMSs in themselves may be less significant in the system” (Anderson Cap. 5)

16 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ambiente Pessoal de Aprendizagem

17 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Exemplo de um Curso Online Distribuido

18 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ewout ter Haar Instituto de Física – USP ewout@usp.br http://stoa.usp.br/fap0459/files/


Carregar ppt "Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google