A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Financeiro – Contas a Receber. Objetivo: Cadastrar o Contas a Receber de um Cliente no Sistema e Controlar o Contas a Receber do estabelecimento. Contas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Financeiro – Contas a Receber. Objetivo: Cadastrar o Contas a Receber de um Cliente no Sistema e Controlar o Contas a Receber do estabelecimento. Contas."— Transcrição da apresentação:

1 Financeiro – Contas a Receber

2 Objetivo: Cadastrar o Contas a Receber de um Cliente no Sistema e Controlar o Contas a Receber do estabelecimento. Contas a Receber são todos os débitos pendentes que o estabelecimento irá receber de seus clientes. A Conta a Receber pode ser gerada: 1º No cadastro de contas a Receber do Financeiro, no qual o funcionário do estabelecimento cadastra as contas a receber para o consumidor. 2º Ao realizar uma venda em crediário automaticamente o sistema cadastra uma contas a receber para o cliente. 3º Ao emitir uma nota fiscal de Venda.

3 Cadastrar Contas a Receber no Financeiro. Abra o módulo Financeiro, abra o menu Contas a Receber e selecione a opção Cadastro de Contas a Receber.

4 1. Informe o Cliente.

5 2. Informe a Data de Emissão ( Data em que a conta foi realizada.) Por padrão o sistema informa a data atual mas ela pode ser alterada. Obs.: A data de emissão não poderá ser alterada se a configuração 'Cadastro de Contas a Receber: Permitir alterar Data de Emissão' estiver desabilitada.

6 3. Deixe o campo código em branco, o sistema irá gera -lo automaticamente. 4. Selecione o documento Mercantil referente a venda ou a cobrança para o cliente.

7 5. Informe o nº do documento Mercantil. 6. Informe o nº da parcela da Conta a Receber.

8 7. Informe a data de vencimento da Parcela. 8. Informe o Valor da Parcela.

9 9. Informe a Forma de Recebimento da Parcela ( de que forma o cliente irá pagar a parcela. )

10 10. Informe o n º do documento bancário se a forma de recebimento for cheque, depósito, transferência, etc.

11 11. Informe a conta corrente. ( é a conta em que será lançado o valor da parcela quando o cliente pagar a conta )

12 12. Informe o código da conta contábil que pertence o contas a receber. A conta contábil é a origem da receita, ela tem que ser informada de acordo com o seu plano de contas. Ex: a conta contábil no contas a receber pode ser: 'Receita de Vendas de Produto', 'Receita de Prestação de Serviço', etc.

13 13. Clique sobre o botão Gravar para salvar a Conta a Receber.

14 Note que está parcela foi inserida na grade.

15 Informe a Posição de Título. ( Referente a posição do boleto bancário ) ● Simples – emitido pelo banco. ● Protestado - Quando o cliente nao pagou a conta e o débito irá para o cartório. Informe a posição de título se o Doc. Mercantil selecionado for Boleto. Financeiro > Administração > Cadastro de Posição de Títulos.

16 Previsão: marque o Campo Previsão caso a conta a receber seja uma simulação. Ex: No começo do ano o estabelecimento faz as previsões de contas a receber para todos os meses e lança as contas com a previsão de receitas daquele mês. Nas relações de contas a receber serão exibidas as previsões separadamente das contas reais. Uma conta a receber marcada com previsão não pode ser baixada.

17 Impagável: Marque a opção Impagável caso o cliente não possa pagar a conta. Ex: O cliente faliu, se mudou sem deixar os novos dados, etc.

18 Replicar Parcelas O contas a receber pode ser replicado em várias vezes, facilitando assim o cadastro de um parcelamento. Exemplo: O cliente realizou uma compra em 6 parcelas, neste caso, é necessário cadastrar apenas a primeira parcela e replicar as demais, assim o sistema gerará todas as outras como a primeira, mudando apenas a data do vencimento e o número da parcela da mesma.

19 Replicar Parcelas 1. Informe os dados da primeira parcela

20 2. Clique sobre o botão Gravar

21 3. Dê um duplo clique sobre a parcela na grade para selecioná - la.

22 4. Clique sobre o botão Replicar

23 5. Informe a quantidade de parcelas que serão replicadas.

24 6. Com a opção Nº de Dias selecionada informe no campo Dias o intervalo que haverá entre os vencimentos das parcelas. EX: vencimento das parcelas a cada 30 dias.

25 Clique sobre o botão Replicar.

26 Clique no botão Menu para sair da tela Replicar Contas a Receber. Para confirmar a operação clique em Sim na caixa de diálogos que aparecerá.

27

28 7. Com a opção Dia Fixo selecionada, informe no campo Dias um dia fixo para o vencimento das parcelas. No exemplo abaixo todas as parcelas terão vencimento no dia 02 de cada mês.

29 Clique sobre o botão replicar. Note que todas as parcelas terão vencimento no dia 02 de cada mês.

30 Clique no botão Menu para sair da tela Replicar Contas a Receber. Para confirmar a operação clique em Sim na caixa de diálogos que aparecerá.

31

32 Note que as 5 parcelas aparecerão na grade de Contas a Receber.

33 Exercício: 1. Cadastre uma conta a Receber para um cliente no valor de R$35,00. 2. Replique está parcela para que sejam geradas 2 parcelas com este mesmo valor.

34 Financeiro – Contas a Receber


Carregar ppt "Financeiro – Contas a Receber. Objetivo: Cadastrar o Contas a Receber de um Cliente no Sistema e Controlar o Contas a Receber do estabelecimento. Contas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google