A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 3 para 16 de julho de 2016. Deus queria que seu povo fosse uma nação próspera. Para ele, deu leis justas e que favorecessem aos necessitados. Isto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 3 para 16 de julho de 2016. Deus queria que seu povo fosse uma nação próspera. Para ele, deu leis justas e que favorecessem aos necessitados. Isto."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 3 para 16 de julho de 2016

2 Deus queria que seu povo fosse uma nação próspera. Para ele, deu leis justas e que favorecessem aos necessitados. Isto é o que conhecemos como «justiça social».

3 Êxodo 20:8-11, o sábado semanal (o único de observância universal). Êxodo 23:10-11. O ano sabático, para descanso das terras. Levítico 25:8-55. O ano de jubileu, cada sete anos sabáticos.

4 O que há de «justiça social» em cada um desses descansos? O sábado semanal Devem descansar os servos, os estrangeiros e os animais. Êxodo 20:10 O ano sabático Todo o fruto do campo este ano era para os pobres. O que ficasse, era para os animais. Êxodo 23:11 O ano jubileu As propriedades voltavam a seus donos originais. Lev. 25:10 Perdoava-se as dívidas. Levítico 25:28 Os escravos eram libertados. Levítico 25:40-41 «Se a lei dada por Deus para o benefício dos pobres houvesse continuado a ser executada, quão diferente seria a condição presente do mundo, moralmente, espiritualmente e materialmente! O egoísmo e a importância atribuída a si próprio não se manifestariam como hoje, antes cada qual alimentaria uma consideração benévola pela felicidade e bem-estar de outros; e não existiria tão extensa falta do necessário como se vê hoje em muitas terras.» E.G.W. (Patriarcas e profetas, pg. 516)

5 O sábado do sétimo dia nos diz que Deus é o Criador e o Provedor de descanso para todos os que vivem sobre esta Terra. A universalidade do repouso do sábado implica algo que é comum a todos nós, ricos e pobres. A Paternidade universal de Deus significa igualdade e preocupação comuns entre os seres humanos. Por outro lado, os descansos «cerimoniais» ilustram princípios eternos. Nos ensinam como devemos tratar aos necessitados. Vivendo conforme estes princípios eternos representamos o carácter de Deus perante o mundo.

6 Os profetas, as vezes, falavam em favor dos necessitados, chamando o povo de Deus ao arrependimento por maltratar aos marginalizados aos necessitados. Deus rejeita a adoração dos que fazem tais coisas. «Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.» (Isaías 1:17) «… eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.» (Isaías 58:3) «¿Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?» (Isaías 58:6-7)

7 «Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios» (Salmos 82:3-4) «A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo» (Tiago 1:27)

8 «O verdadeiro amor a Deus sempre se manifestará. Não pode ser oculto. Aqueles que guardam os mandamentos de Deus em verdade revelarão o mesmo amor que Cristo revelou por Seu Pai e por Seus semelhantes. Aquele em cujo coração Cristo habita revelará a Cristo no caráter, em sua obra em benefício da família da fé, e em benefício daqueles que precisam receber o conhecimento da verdade. Ele deve sempre mostrar pelas boas obras o fruto de sua fé, revelando a Cristo por palavras amoráveis e atos de misericórdia.» E.G.W. (Olhando para o alto, 22 de abril)


Carregar ppt "Lição 3 para 16 de julho de 2016. Deus queria que seu povo fosse uma nação próspera. Para ele, deu leis justas e que favorecessem aos necessitados. Isto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google