A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição da Escola Sabatina 10 de Julho a 16 de Julho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição da Escola Sabatina 10 de Julho a 16 de Julho."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição da Escola Sabatina 10 de Julho a 16 de Julho

3 Lição da Escola Sabatina 10 de Julho a 16 de Julho A Igreja de Cristo é a Sua esposa, a Sua mulher. O Seu caráter é expresso no verso áureo (Salmos 146:7-9). Como membros transformados da Sua Igreja, devemos refletir esse caráter. Se formos verdadeiramente Seus, com amor e entusiasmo cuidaremos dos pobres e dos desamparados e providenciaremos às suas necessidades.

4 Verso Áureo|Salmos 146:7-9 “Faz justiça aos oprimidos; (que) dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados; o Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos; o Senhor guarda os estrangeiros; ampara o órfão e a viúva.”

5 PASSOS A DAR 1º passo: Reconhecer a importância que tem, aos olhos de Deus, o cuidado adequado dispensado àqueles que estão nas margens da sociedade. 2º passo: Mostrar compaixão semelhante à de Cristo para com os necessitados, demonstrada não só em palavras amáveis, mas em cuidados práticos.

6 1º PASSO Reconhecer a importância que tem, aos olhos de Deus, o cuidado adequado dispensado àqueles que estão nas margens da sociedade

7 O que dizem os seguintes versos acerca da misericórdia e da justiça, ou daquilo a que, por vezes, se chama “justiça social”. Êxodo 22:21-23; 23:2--9; Levítico 19:10 Deus tinha em mente o bem dos mais desafortunados e fracos no seio do povo, bem como o cuidado pelo estrangeiro. Estes versos mostram sem sombra de dúvidas que, tudo tinha de ser feito para combater a injustiça social.

8 As instruções para a guarda do Sábado bíblico incluíam providenciar igual oportunidade para todos descansarem, incluindo criados, animais e estrangeiros. A cada sete anos, o ano sabático era uma ocasião para cancelar as dívidas, para mostrar preocupação com os pobres e para libertar os escravos. O ano do jubileu era o quinquagésimo ano. As propriedades que tinham sido vendidas eram devolvidas aos seus proprietários originais; as dívidas eram perdoadas; e os prisioneiros e escravos eram libertados. O jubileu era um reinício para dar a todos a possibilidade de começar de novo. Como é que a ideia de misericórdia e de justiça é refletida em cada um desses Sábados? Êxodo 20:8-10; 23:10 e 11; Levítico 25:8-55.

9 2º PASSO Mostrar compaixão semelhante à de Cristo para com os necessitados, demonstrada não só em palavras amáveis, mas em cuidados práticos.

10 Leia Isaías 58:3-14. Que mais está o Senhor a dizer àquelas pessoas sobre o que está errado nos seus ritos religiosos (neste caso, o jejum)? Qual é o problema principal aqui? Muitas vezes, o culto pode ser egoísta: “Senhor, faz isto ou faz aquilo por mim.” E, é claro, há um momento e um lugar para procurarmos o Senhor devido às nossas necessidades pessoais. Mas a verdadeira adoração incluirá estender a mão “aos famintos”, “aos aflitos” e “aos pobres”. O ministério em favor dos outros abençoa não só quem recebe a ajuda, mas também aqueles que a dão. Ao ministrar aos outros, ao dar aos outros, somos nós mesmos abençoados.

11 Deus chama a Sua Igreja hoje a ser uma força para o bem, fazendo eco ao chamado dos profetas do Velho Testamento para demonstrar a verdade acerca do Seu caráter. Esse chamado deve ser visto na forma como trabalhamos para aliviar o sofrimento na nossa sociedade. Como é que nós, como igreja local, podemos procurar fazer aquilo que Deus nos chamou a fazer nessa área? Salmo 82:3 e Isaías 1:17.

12 Nunca foi intenção de Deus que os seres humanos sofressem – que houvesse pobreza, solidão, sofrimento, rutura. Mas em face dessa realidade, Ele convida-nos – a nós, Seus seguidores – a ajudarmos a cuidar dos que se encontram nas margens.

13 Lição da Escola Sabatina 10 de Julho a 16 de Julho A Igreja de Cristo é a Sua esposa, a Sua mulher. O Seu caráter é expresso no verso áureo (Salmo 146:7-9). Como membros transformados da Sua Igreja, devemos refletir esse caráter. Se formos verdadeiramente Seus, com amor e entusiasmo cuidaremos dos pobres e dos desamparados e providenciaremos às suas necessidades.

14 Como é que esta lição sobre justiça e misericórdia no Velho Testamento pode afetar hoje a minha vida? O nosso foco principal não deveria estar em apressar a volta de Cristo, durante a qual toda a injustiça terá um fim? Não estaríamos melhor a gastar o nosso tempo a pregar o Evangelho, em vez de defendermos e ajudarmos os pobres e os marginalizados? Concorda ou discorda? Explique. O Velho Testamento fala a favor dos órfãos, das viúvas, dos imigrantes e de outros membros vulneráveis da sociedade. Porque acha que Deus estava tão preocupado especificamente com estes grupos de pessoas?

15 Como é que posso usar esta lição sobre justiça e misericórdia no Velho Testamento durante a próxima semana? Em Atos 20:35 Paulo diz que devemos ajudar os fracos, e depois cita Jesus: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Em que aspetos é uma coisa mais bem-aventurada?

16 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

17 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Vamos tomar essa decisão! PRINCÍPIOAPLICAÇÃOPROBLEMADECISÃO Comprender o cuidado de Deus pelos mais desfavorecidos Mostar de forma prática a compaixão de Cristo pelos desafortunados A falta da prática da justiça social Ser uma mão ajudadora de Deus para fazer o bem na sociedade


Carregar ppt "Lição da Escola Sabatina 10 de Julho a 16 de Julho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google