A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição da Escola Sabatina 24 de Julho a 30 de Julho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição da Escola Sabatina 24 de Julho a 30 de Julho."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição da Escola Sabatina 24 de Julho a 30 de Julho

3 Lição da Escola Sabatina 24 de Julho a 30 de Julho Vimos um pouco do que o Velho Testamento dizia sobre ajudar os necessitados. Vamos agora ver o que o Novo Testamento diz, e que melhor lugar para começar do que com Jesus? E um dos mais conhecidos ensinos de Jesus é que devemos ser “a luz do mundo” (Mat. 5:14). Ao fazê-lo, refletimos Jesus, a verdadeira Luz do mundo (João 8:12). Os ensinos de Jesus, que Ele praticou no Seu próprio ministério terrestre, proporcionam poderosas instruções acerca do modo como nós, através d’Ele, podemos fazer buracos na escuridão.

4 Verso Áureo | Marcos 4:23 “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”

5 PASSOS A DAR 1º passo: Contrastar igrejas que se focam interiormente nas necessidades e no conforto dos seus membros e igrejas que focam o seu esforço no ministério em favor da comunidade. 2º passo: Empenhar-se em descobrir maneiras de alcançar e servir pessoas na comunidade.

6 1º PASSO Contrastar igrejas que se focam interiormente nas necessidades e no conforto dos seus membros e igrejas que focam o seu esforço no ministério em favor da comunidade.

7 A expressão “o ano da bondade do Senhor” é identificada como sendo o ano do jubileu (veja Levítico 25). Nesta visita a Nazaré, Jesus cita uma passagem messiânica da Bíblia e assegura aos Seus ouvintes que “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” (Lucas 4:21). Neste sermão, Ele revela-Se como o Ungido que prega as boas-novas aos pobres, a liberdade aos presos, a vista aos cegos, a libertação para os oprimidos e a restauração do jubileu. Esta lista descreve bem o Seu ministério terrestre, que se focou no ensino, na cura e no serviço, especialmente em favor dos necessitados. Onde ouvimos já as palavras de Lucas 4:16-19? (Veja Isa. 61:1 e 2.)

8 Concentrando-se em Mateus 5:13, como pode o sal perder o seu sabor? O sal tem de ser misturado com aquilo que é diferente dele mesmo. Assim, se formos exatamente como o mundo, não faremos a diferença nele. Não teremos nada a oferecer. O sal torna-se inútil! E o que é que Jesus diz que lhe acontece então? Contudo, impregnados com o sabor do amor de Cristo, desejaremos “estar no meio dos de fora”, misturando-nos com outras pessoas de maneira a sermos agentes transformadores, a sermos capazes de fazer a diferença pela positiva na vida delas, e, por extensão, a levarmos outros ao que realmente importa na vida: a salvação em Jesus.

9 2º PASSO Empenhar-se em descobrir maneiras de alcançar e servir pessoas na comunidade.

10 Que mensagem nos é dada em Lucas 10:25-37 a propósito da questão de ajudarmos os necessitados? O doutor da lei percebia que todos os mandamentos giram em torno de amar Deus bem como o amar o nosso próximo como a nós mesmos. A questão que precisava de ser respondida era: “Quem é o meu próximo?” Tendo em conta que o pensamento prevalecente entre o povo de Israel, no tempo de Cristo, era favorecer os da sua própria raça como sendo os próximos e afastar todos os outros como estrangeiros, este especialista na lei pediu que Jesus esclarecesse o assunto. Jesus contou esta parábola para mostrar que ser um próximo é satisfazer as necessidades de um próximo.

11 Parece estranho que os discípulos de Jesus recebessem a ordem direta de entrarem no território onde iam exercer o seu ministério praticamente sem meios de subsistência. Aparentemente, Jesus colocou os discípulos nesta situação para lhes ensinar a dependência de Deus e também a importância de criar amizades através do serviço em favor dos residentes locais. Esses residentes locais valorizariam o seu serviço o bastante para proverem suporte para o ministério. Por que razão terá Jesus enviado os Seus discípulos, sem quaisquer recursos, às cidades e vilas próximas? Mateus 10:5-10

12 Havia um hino antigo que falava da “vastidão” da misericórdia de Deus. Ela manifesta-se em toda a Criação. Deus anseia que a Sua Igreja siga o Seu exemplo e se torne numa comunidade “ativa” – não contente em descansar nos bancos da igreja, mas que leva as boas-novas da salvação aos lugares onde as pessoas vivem, trabalham e brincam..

13 Lição da Escola Sabatina 24 de Julho a 30 de Julho Vimos um pouco do que o Velho Testamento dizia sobre ajudar os necessitados. Vamos agora ver o que o Novo Testamento diz, e que melhor lugar para começar do que com Jesus? E um dos mais conhecidos ensinos de Jesus é que devemos ser “a luz do mundo” (Mat. 5:14). Ao fazê-lo, refletimos Jesus, a verdadeira Luz do mundo (João 8:12). Os ensinos de Jesus, que Ele praticou no Seu próprio ministério terrestre, proporcionam poderosas instruções acerca do modo como nós, através d’Ele, podemos fazer buracos na escuridão.

14 Como é que esta lição sobre Jesus e o trabalho na comunidade pode afetar hoje a minha vida? A sua igreja é daquelas que se preocupa com os necessitados, ou “passa ao lado”, para o outro lado da rua? Se for do último tipo, como pode ajudar a mudar isso? Qual o significado que acha que tem o facto de o especialista da lei se referir ao Samaritano como “o que usou de misericórdia com ele”, em vez de lhe chamar “Samaritano”, como fez Jesus? (Lucas 10:37.)

15 Como é que posso usar esta lição sobre Jesus e o trabalho na comunidade durante a próxima semana? Que fatores podem estar a bloquear a nossa capacidade de ver e cuidar das pessoas necessitadas? Que passos podemos dar para evitar termos apenas um “conhecimento intelectual” da religião e aplicar realmente aquilo em que cremos à nossa vida?

16 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

17 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Vamos tomar essa decisão! PRINCÍPIOAPLICAÇÃOPROBLEMADECISÃO Comprender a importância de cuidar do próximo, seja ele quem for Descobrir maneiras de servir o próximo Indiferença para com o nosso próximo Escolher fazer a diferença na vida do nosso próximo


Carregar ppt "Lição da Escola Sabatina 24 de Julho a 30 de Julho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google