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Diretrizes para leitura, análise e interpretação de Texto União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC D EPARTAMENTO DE C IÊNCIAS C ONTÁBEIS.

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1 Diretrizes para leitura, análise e interpretação de Texto União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC D EPARTAMENTO DE C IÊNCIAS C ONTÁBEIS

2 Leitura É uma ação que “[...] requer atenção, empenho, interpretação, compreensão e postura crítica;” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.144, grifo nosso).

3 Finalidades da leitura “A leitura pode ter, entre suas finalidades, a busca da informação e o entretenimento. Como informação, visa à aquisição de conhecimentos relacionados à cultura geral (informativa) ou aquisição e ampliação de conhecimentos científicos, técnicos, filosóficos etc. (formativa).” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.144, grifo nosso).

4 Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos “Leitura textual: uma primeira abordagem visando à preparação da leitura, permite uma visão global do assunto, por meio de leitura atenta, mas rápida, através da qual buscamos e esclarecemos: dados sobre o autor, o vocabulário, os fatos históricos etc. A partir desse levantamento, recomendamos a feitura de um esquema (visão global) do texto. (SEVERINO, 2002 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 145, grifo do autor).

5 “Leitura temática: a finalidade é a compreensão global do texto, procurando ‘ouvir’ o autor e aprender o conteúdo da mensagem: do que fala o texto? Qual o problema discutido? O que o autor fala sobre o tema? Que ideias apresenta a respeito do assunto? Que explicações oferece? Etc.” (SEVERINO, 2002 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 145, grifo do autor).

6 “Leitura interpretativa: [...] o leitor toma uma posição sobre o que leu. [...] além de associar as ideias expostas com ideias de outras abordagens. Após, o leitor deve fazer uma análise crítica formulando um juízo crítico (tomada de posição) sobre o conteúdo e sobre a forma utilizada para argumentação e conclusão. A partir da interpretação, o leitor deve realizar uma síntese de suas reflexões.” (SEVERINO, 2002 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 145, grifo o autor e nosso).

7 “Problematização: visa ao levantamento de problemas para a reflexão pessoal e para discussão em grupo. Os problemas, apresentados de forma explícita ou implícita no texto, podem estar relacionados com questões textuais, temáticas ou de interpretação.” (SEVERINO, 2002 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 145, grifo do autor e nosso).

8 Trabalhos de síntese “A palavra síntese quer dizer, apenas, diminuir, reduzir, condensar, simplificar os elementos principais de um documento, não permitindo fazer comentários sobre eles, como é o caso da crítica.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 145, grifo nosso)

9 “[...] os trabalhos de síntese que consistem na capacidade de distinguir as ideias principais das secundárias e condensar (sintetizar) apenas as principais, desprezando, assim, as secundária.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 146, grifo nosso)

10 Modalidades de trabalhos de síntese A) Sinopse; B) Resumos; C) Esquema; e, D) Resenha Crítica.

11 Sinopse “a) Sinopse - Consiste em sintetizar, bem condensadamente, somente a temática de um texto, um artigo, um capítulo ou uma obra, sem emitir juízo de valor ou comentário crítico sobre o conteúdo lido.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 146, grifo nosso). Regras: 1. Inicia-se pelo título do documento; 2. Escreve a referência bibliográfica completa; 3. Sinopse (Em parágrafo(s)). *Linguagem impessoal do discurso (verbo na terceira pessoa do singular) (PRODANOV; FREITAS, 2013).

12 Resumo “b) Resumo - O resumo consiste em sintetizar todas as ideias principais do tema do texto, do artigo, do capítulo ou da obra. O resumo deve ser livre de todo comentário pessoal e não deve formular críticas ou julgamento de valor, [...] usar frases breves, diretas e objetivas, formando parágrafos que contenham apenas uma ideia principal [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 146, grifo nosso). *Linguagem impessoal do discurso (Verbo na terceira pessoa do singular) (PRODANOV; FREITAS, 2013).

13 Resumo de textos curtos “Se o texto a ser resumido for um artigo ou um capítulo curto, ou mesmo um parágrafo, o resumo poderá ser elaborado usando a técnica de sublinhar. Nesse caso, sublinhamos o texto e as palavras sublinhadas servirão de base para a redação do resumo.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 147, grifo nosso). “Nos textos bem-estruturados, cada parágrafo contém uma só ideia principal. Alguns autores, todavia, são receptivos, usam palavras diferentes para expressar a mesma ideia, em mais de um parágrafo. Assim, os parágrafos reiterativos deverão ser reduzidos a um apenas” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 147-8, grifo nosso).

14 Resumo de textos longos “O resumo de textos mais longos ou de livros, evidentemente, não poderá ser feito parágrafo por parágrafo ou mesmo capítulo por capítulo. Nesse caso, devemos buscar a síntese do assunto por meio da análise das partes do texto” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.148, grifo nosso)

15 Tipos de Resumo Vamos considerar dois tipos de resumo para elaboração: 1. “Resumo que apresenta um trabalho científico (realizados de acordo com a NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2003).” (PRODANOV ; FREITAS, 2013, p. 147, grifo nosso). 2. “Resumo como exercício acadêmico, solicitado pelos professores, fazendo parte do método de estudo, para registrar as principais ideias encontradas em um texto”. (PRODANOV ; FREITAS, 2013, p. 147, grifo nosso).

16 Referente ao trabalho científico “[...] deve ser redigido em parágrafo único. O resumo em questão consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de natureza científica (livro, artigo, monografia, dissertação, tese etc.) e tem a finalidade específica de transmitir ao leitor uma ideia completa do teor do documento analisado, fornecendo, [...] todas as informações necessárias para que o leitor/ pesquisador possa fazer uma primeira avaliação do texto analisado [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 148, grifo nosso).

17 “[...] esse tipo de resumo deve começar informando qual a natureza do trabalho, indicar o objeto tratado, os objetivos visados, as referências teóricas de apoio, os procedimentos metodológicos adotados e as conclusões/os resultados a que chegamos no texto.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.149, grifo nosso). “[...] de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico- científicos”; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.149, grifo nosso).

18 Referente ao exercício acadêmico “O resumo, como um tipo de trabalho acadêmico, usado no curso de graduação, estrutura-se em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 146, grifo nosso). Introdução: “[...] citar o tema e suas partes, como também o objetivo do texto, utilizando expressões técnicas e verbo na terceira pessoa do Singular”; (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 146).

19 Desenvolvimento: “[...] conterá a síntese de todas as ideias principais do tema, observando também a linguagem impessoal”; (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 146). Conclusão: “[...] conterá a síntese de toda temática já desenvolvida, não cabendo ideia nova, isto é, que não consta do desenvolvimento e livre de todo comentário pessoal. Podemos usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular”. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 146, grifo nosso).

20 Tipos de resumo referente ao exercício acadêmico “Resumo indicativo ou descritivo: é a explicitação dos principais tópicos do texto ou do trabalho e a indicação sucinta de seus conteúdos [...] Utilizamos frases curtas que, geralmente, correspondem a cada elemento fundamental do texto”. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 147, grifo do autor e nosso).

21 Características Extensão: 15 ou 20 linhas. Descrição: da natureza da obra e seus objetivos. Concisão: ideias bem expressas com poucas palavras; Precisão: escolha das palavras mais adequadas para a expressão de cada conceito; e, Clareza: estilo transparente e fácil (PRODANOV; FREITAS, 2013). “Os resumos devem vir sempre acompanhados da referência da publicação.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 147, grifo nosso).

22 Resumo informativo ou analítico Redução do texto a 1/3 ou 1/4 de sua extensão original (abole-se gráficos, citações e exemplificações abundantes). Contudo, mante-se os pontos essenciais e a estrutura.” (PRODANOV; FREITAS, 2013).

23 Características 1. Não se modifica a ordem das ideias e a sequência dos fatos (PRODANOV; FREITAS, 2013); 2. “As opiniões e os pontos de vista do autor devem ser respeitados, sem acréscimo de qualquer comentário ou julgamento pessoal de quem elabora o resumo.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 147, grifo nosso). 3. Exige-se fidelidade ao texto (PRODANOV; FREITAS, 2013); 4. “[...] não é necessário transcrever frases ou trechos do original [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 147, grifo nosso). 5. Emprega-se frases com palavras do vocabulário próprio; (PRODANOV; FREITAS, 2013).

24 Em resumo “Um resumo bem-elaborado deve obedecer aos seguintes itens: 1. apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; 2. não apresentar juízos críticos ou comentários pessoais; 3. respeitar a ordem das ideias e dos fatos apresentados; 4. empregar linguagem clara e objetiva; 5. evitar a transcrição de frases do original; 6. apontar as conclusões do autor; 7. dispensar consulta ao original para a compreensão do assunto.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 148).

25 Resumo crítico 1. Apresenta versão sintetizada do texto; 2. Permite opiniões de quem o elabora; 3. Nada de citações do original; 4. O resumo crítico se diferencia da resenha, já que este trabalho é mais amplo (PRODANOV; FREITAS, 2013). “Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras”. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.148-149).

26 Esquema “O esquema consiste na representação gráfica da síntese das ideias principais da temática de um texto ou artigo, ordenando tais ideias em divisões e subdivisões integradas, para dar uma informação visual e imediata do texto que está sendo esquematizado.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 149, grifo nosso).

27 “Para elaborar um esquema, devemos partir da compreensão existente entre as partes do texto, subordinando-as de modo correto, sem deturpá-las. Sem essa compreensão e também a interpretação das ideias do texto, é impossível fazer um esquema, isto é, subordinar suas ideias corretamente.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 149, grifo nosso).

28 “[...] a técnica de sublinhar e de dar títulos aos parágrafos facilita muito a tarefa de esquematizar um texto. Ao elaborar um esquema, podemos adotar o sistema de chaves ou colunas para separar as divisões sucessivas. Assim, temos o esquema quadro sinótico em chaves e quadro sinótico em colunas.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 149, grifo nosso).

29 “Ao redigir um esquema, devemos: 1. “- identificar o tema do texto ou do artigo e sublinhar o principal de cada parágrafo, dando título pertinente; 2. - transformar o texto já compreendido e interpretado em itens integrados, isto é, organizar as ideias principais a partir das mais importantes para as consequentes; 3. - usar a simbologia adequada para cada tipo de esquema;” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 150, grifo nosso).

30 4. “- observar economia de palavras ao redigir os itens integrados, podendo usar o próprio vocabulário utilizado pelo autor do texto, sem a necessidade do uso das aspas; 5. - fazer constar o que é essencial no texto, não sendo longo nem minucioso demais.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 150, grifo nosso).

31 Exemplo 1 ROTEIRO DE PESQUISA ROTEIRO Delimitação do tema Assunto Justificativa Problema/Hipótese Objetivos Revisão da literatura Amostra Coleta de dados Procedimentos Instrumentos Análise dos dados Discussão dos dados Conclusão Referência Fonte - (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 150). Figura 1 – Esquema em chave

32 Exemplo 2 EXECUÇÃO DA PESQUISA Da teoria à prática de pesquisa – plano de ação TipoMétodoDescrição AssuntoO quê?1 TÍTULO ObjetivoPara quê?2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral 2.2 Objetivos específicos (listar os objetivos operacionais) Justificativa Formulação do Problema Hipótese Por quê?3 JUSTIFICATIVA 4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5 HIPÓTESES MétodoComo?6 METODOLOGIA 6.1 Métodos de abordagem 6.2 Métodos de procedimentos 6.3 Tipos de pesquisa 6.4 Técnicas LocalOnde?7 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA (onde a pesquisa vai ser feita ou aplicada) Fonte - (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 151). Figura 1 – Esquema em coluna

33 Resenha Crítica “Situa-se no segundo nível do trabalho científico, pois não consiste puramente em sintetizar um texto, artigo, capítulo ou uma obra, mas a apresentação condensada do seu conteúdo, acompanhada de comentários críticos, isto é, de uma apreciação crítica valorativa do conteúdo e da exposição de determinada questão.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 151, grifo nosso).

34 “[...] permite evidenciar novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias e comparações com outras obras da mesma área de conhecimento e recomendações para os leitores, ressaltando a relevância do seu conteúdo”. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 152, grifo nosso).

35 Requisitos necessários “conhecimento completo do artigo ou da obra, não ficando limitado à leitura do índice, do prefácio e de um ou outro capítulo, mas exigindo um aprimorado estudo analítico de todo artigo ou da obra; conhecimento do assunto a ser criticado: caso o leitor não tenha tal conhecimento, aconselhamos buscá-lo, pois um julgamento superficial transforma o trabalho do crítico em apreciação sem fundamento;” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 152, grifo nosso).

36 “independência de juízo para ler, expor e julgar com isenção de preconceitos, simpatias ou antipatias. O que importa não é saber se as conclusões do autor coincidem com as nossas opiniões, mas se foram deduzidas corretamente;” justiça ao apreciar: mostrar tanto os aspectos positivos quanto as deficiências do trabalho; fidelidade ao pensamento do autor, não descaracterizando suas opiniões, mas assimilando com exatidão as suas ideias, para examinar, cuidadosamente e com acerto, sua posição.” (PRODANOV; FRIETAS, 2013, p. 152, grifo nosso)

37 REFERÊNCIA PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.


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