A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle."— Transcrição da apresentação:

1 Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle da Silva Pereira Curso: Fisioterapia 6 Período “A”.

2 Introdução / Fisiopatologia

3 É um tipo de câncer que acomete qualquer osso do corpo. Frequentemente afeta os ossos longos dos braços (úmero, rádio e ulna) coxas (fêmur), perna (tíbia e fíbula), coluna e pelve. Dividido em:  Tumor ósseo primário: quando o câncer se desenvolve diretamente no osso previamente normal.  E Tumor ósseo secundário: quando se origina em qualquer outro órgão e se dissemina para os ossos.

4 Tipos de Tumores Ósseos

5 Osteossarcoma: é o tumor ósseo maligno primário mais frequente na faixa etária das crianças e adolescentes. Acomete principalmente os ossos dos joelhos, ombros e quadris Tumor de Ewing: acomete principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens. Os ossos mais acometidos são os das coxas, braços, pernas e pelve. Condrossarcoma acomete principalmente os adultos. É um tumor maligno formador de cartilagem. Acomete principalmente os ossos das coxas, braços e pelve. Metástases ósseas: são as neoplasias malignas mais comuns dos ossos. São disseminações secundárias de tumores malignos originados em outros órgãos e sofreram disseminação para o esqueleto.

6 Quadro Clínico / Sinais e Sintomas

7 Dor nos ossos. Inchaço e sensibilidade perto da área afetada. Ossos quebradiços. Fadiga. Perda de peso não intencional Febre. Calor local. Redução da força muscular e da amplitude de movimento. Perda de peso e fadiga. Se a doença se disseminar, por exemplo, para o pulmão, pode causar sintomas, como dificuldade respiratória.

8 Diagnóstico

9 Os principais exames de imagem realizados no diagnóstico dos tumores ósseos são: Radiografia: apresenta margens irregulares em vez de uma imagem sólida e uniforme na radiografia. O radiologista pode dizer se um tumor é maligno devido a sua aparência no raios X, mas somente a biópsia pode confirmar. Tomografia Computadorizada: ajuda a diagnosticar sua extensão e disseminação para outros órgãos, como pulmões ou fígado. Muitas vezes ela é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer. Ressonância Magnética: determinar o tamanho e a localização de um tumor bem como a presença de metástases.

10 Tratamentos Utilizados

11 Quimioterapia Medicamentos para matar o Cancro (proliferação anormal de células.) são usados para matar as células do tumor e encolher o tumor.

12 Terapia de Radiação Usa feixes de raios-X ou raios gama de alta energia para matar as células cancerosas.

13 Cirurgia A cirurgia envolve a remoção da secção do osso afetado e um pouco de ao redor de osso saudável (apenas no caso do câncer se espalhou para os tecidos) e a substituição de parte do osso com um implante metálico chamado de prótese. A artroplastia com colocação de endopróteses é uma boa opção de escolha para os cirurgiões, pois é um tratamento seguro devido á baixa taxa de complicações clínicas. Implantação de osso de aço.

14 Atuação Fisioterapêutica

15 Para que o fisioterapeuta alcance seus objetivos o primeiro passo é realizar uma avaliação criteriosa. É imprescindível o tratamento fisioterapêutico para uma recuperação mais rápida e adequada. A abordagem fisioterapêutica deve englobar recursos, técnicas, exercícios e manobras que objetivem analgesia, redução do processo inflamatório local e ganho de amplitude de movimento. Posteriormente, fortalecimento das cadeias musculares envolvidas, treino sensório motor, de coordenação e de marcha deverão ser focados.

16 Manobras Exercícios

17 Fortalecimento

18 Treino Sensório Motor

19 Auxiliar o paciente na escolha dos melhores dispositivos para o auxílio da marcha, prescrever uso de órteses apropriadas, realizar exercícios específicos para ganho de força, mobilidade, equilíbrio e coordenação. Educar pacientes e familiares para programas de atividades e exercícios domiciliares, promovendo a maior independência funcional possível.

20 Referências Site da OncoFisio: http://www.oncofisio.com.br/ Juliana C. Scheleder Fisioterapeuta e Especialista em Fisioterapia em Oncologia – SBFC. Vídeo – YouTube https://www.youtube.com/watch?v=- R4Q5sIXlhA

21 Obrigado !


Carregar ppt "Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google