A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia nas Empresas Por CLÁUDIA VASCONCELOS O mundo atual Não temos tempo para nada Materialismo / consumismo Egoísmo ( somos a sociedade do meu...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia nas Empresas Por CLÁUDIA VASCONCELOS O mundo atual Não temos tempo para nada Materialismo / consumismo Egoísmo ( somos a sociedade do meu..."— Transcrição da apresentação:

1

2 Filosofia nas Empresas Por CLÁUDIA VASCONCELOS

3 O mundo atual Não temos tempo para nada Materialismo / consumismo Egoísmo ( somos a sociedade do meu... ) Manipulação e desinformação Epóca de resgate Rever princípios e valores Novas possibilidades de crescimento mútuo

4 Época de Resgate Vocação Trabalho Empresa Recolocá-las no cotidiano social Melhorar as condições profissionais existentes hoje Entusiasmo Motivação Crise

5 VOCAÇÃO VOCATIO, latim convocação, ser chamado O chamado de quem? Do Destino O chamado do destino para realização e felicidade Independe de status ou modismo Inato ao nosso Eu verdadeiro

6 “Vocação é a oportunidade que todo ser humano tem de conquistar o destino próprio, integrando-se na sua sociedade pelo fato de ser útil para os demais, através do trabalho que lhe é próprio e que lhe permite realizar- se e ser feliz” ( Michel Echenique )

7 TRABALHO Trabalho ≠ Emprego No Japão,HATARAKÚ –Hata: país, sociedade, semelhante –Rakú: ser útil, servir Trabalho como a forma de sermos úteis, de pertencermos a uma sociedade, de nos realizarmos como seres humanos e felizes

8 “O trabalho é o amor feito visível. Se não podeis trabalhar com amor, mas somente com desgosto, melhor seria que abandonásseis vosso trabalho e vos sentásseis à porta do templo a solicitar esmolas daqueles que trabalham com alegria”. ( Kalil Gibran )

9 Trabalho ≠ E mprego Amor e DeverCompulsório Sacro-ofícioSacrifício - Dor, esforço AltruístaEgoísta A finalidade mais nobre do trabalho é o serviço à sociedade

10 A Vocação e o Trabalho, profundamente ligados, são pontes invisíveis e permanentes entre o Ser, a Alma e a personalidade do indivíduo

11 EMPRESA PREHENSA, do latim Empreender - por em ação, ou seja, colocar em ação, em movimento alguém ou alguma coisa Qual a função da empresa na sociedade?

12 Empresário Laços Profissionais Formação do cidadão Vocação / Idealista Serviço a sociedade Movimento energético ( Ação )

13 Lideres -Exemplos de virtude, conduta ética e moral. -Idealizam grandes metas para conquistar. - Sempre estimulam a postura pró-ativa diante dos desafios ou problemas do dia-a-dia. - O Entusiasmo ( do grego En-Theos, cheios de Deus ) e a motivação natural dos colaboradores. O entusiasmo e a motivação natural NÃO são adquiridos através de caros treinamentos empresariais !!!!

14 Colaborador X - Busca o Trabalho e o Dever - Voluntário, motivação natural - Serve com Amor e dedicação aos outros - Faz com qualidade e consciência Empregado - Manter o emprego e a estabilidade. - Compulsório, mal necessário - Interesses pessoais - Não gosta do que faz

15 Hierarquia Organizacional Empresário Lideres Colaboradores Empresário Lideres Colaboradores Empresário Lideres Colaboradores

16 A Empresa e a Sociedade Quais são as necessidades da sociedade? Físicas: Bens de consumo Qualidade de vida ( saúde, lazer... ) Psicológicas: Sermos aceitos e felizes Status / Prestígio Modismo Carência de valores éticos e morais. A filosofia faz falta no mundo moderno SER OU TER? Interno X Externo

17 CRISE A palavra CRISE é representada por 2 ideogramas: “Perigo, lugar perigoso, momento de perigo” “Oportunidade” Árvore - "estrutura", "organização" Trabalho - "ação"e "realização" A "crise" na visão oriental é representada como sendo o momento de grande expectativa que prenuncia a realização de um trabalho organizado.

18 Ações para crescimento mútuo -Reconhecimento e desenvolvimento da Vocação, ajudando o individuo a conquistar seu destino próprio, integrar-se a sociedade e ser útil aos demais. - Estimular o trabalho consciente, a motivação natural e a busca pelo ideal. - Estimular um meio de convivência harmonioso, desenvolvendo o caráter moral e o espírito de justiça entre as pessoas. Foco no indivíduo

19 - Refletir uma conduta exemplar ética e moral. - Promover a cidadania, a Responsabilidade Social e Ambiental. - Buscar o crescimento filosófico, o Dever e a Reta Ação. Ações para crescimento mútuo Foco na Sociedade


Carregar ppt "Filosofia nas Empresas Por CLÁUDIA VASCONCELOS O mundo atual Não temos tempo para nada Materialismo / consumismo Egoísmo ( somos a sociedade do meu..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google