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Filosofia Antiga As idéias de Sócrates. A questão socrática e suas fontes Sócrates é considerado, cronologicamente, o primeiro filósofo a estabelecer.

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1 Filosofia Antiga As idéias de Sócrates

2 A questão socrática e suas fontes Sócrates é considerado, cronologicamente, o primeiro filósofo a estabelecer um diálogo com o mundo a partir de uma compreensão racional de seu fundamento. Ratifica-se que a questão da racionalidade em Sócrates, sob a perspectiva da Filosofia, não significa o uso exclusivo da Razão Lógica, as reconstrução do saber a partir da ignorância. Entretanto, os trabalhos de Sócrates não aparecem por meio de seus escritos, suscitando entre alguns Filósofos a dúvida sobre a real existência desse pensador.

3 A questão socrática e suas fontes Esse ponto de interrogação deve-se ao fato que os trabalhos e diálogos promovidos por este Filósofo são explicitados por meio dos estudos de seus discípulos: Xenofontes e Platão. Apesar de Sócrates ser classificado como Sofista (Sophos – do grego sábio), ele se opôs aos seus pares e aos poderosos da época, criticando o método de produção do conhecimento daquele grupo pelo fato destes cobrarem pelos estudos oferecidos às pessoas. Deve-se ressaltar a importância e o desenvolvimento do conhecimento que a Grécia proporcionou ao mundo Ocidental a partir da retórica, dialética, astronomia, música e geometria. Entretanto, adverte-se que nenhuma das fontes de sabedoria socrática citadas pelos seus discípulos privilegia os seus estudos, a sua opinião propriamente dita.

4 A questão socrática e suas fontes Em muitas obras percebe-se o desenvolvimento intelectual desses pupilos a partir da figura de Sócrates, como ocorre, especialmente com as obras de Platão (veja-se, por exemplo, Timeu, o Banquete e as Leis). Não existe, portanto, uma fonte fidedigna que possa afirmar, com precisão, as idéias desenvolvidas por Sócrates. Essas fontes auxiliam, no máximo, a permear o trabalho socrático no intuito de conhecer, sempre mais, a nascente de toda a sabedoria humana. Anote-se, ainda, a necessidade de tentar enxergar e separar a narrativa e o fato em si.

5 A questão socrática e suas fontes É possível perceber a clara evidência teórica do Século XXI em áreas do conhecimento como o Direito e a Sociologia a partir dos ensinamentos de Sócrates. A idéia na (re)construção do conhecimento, no pensamento socrático, ocorre por meio do método Maiêutico. A partir dessa forma de interação com o mundo (diálogo com pessoas e o mundo natural), parte-se de um princípio de ignorância a fim de se revelar a condição humana como um Ser em eterno aprendizado. Reconstrói-se, continuamente, por meio de perguntas e respostas a definição de diversos conceitos tidos como universais, tais como Justiça, a coragem, a piedade, entre outros. Busca-se a essência dessas categorias. Ressalte-se que muitas discussões entre Sócrates e outros Filósofos não resultaram em respostas definitivas, ratificando a idéia de limitação da percepção humana.

6 O Problema da Physis Sócrates dividiu seu pensamentos em dois momentos distintos: a natureza física (physis) e o ser pensante (homem). Sobre o mundo físico, afirmava da necessidade do empenho em se estudar a cosmologia. Entretanto, tal atividade acaba por consumir o homem em suas pesquisas, esquecendo-se, inclusive, dele próprio. Desse modo, o homem deveria tratar dos problemas do homem e deixar aquele tipo de conhecimento para os próprios deuses. Por esses motivos, Sócrates jamais ficou satisfeito com a suas pesquisas naturalistas, deixando-as de lado e retornando às perquirições acerca do Ser humano em todas as suas dimensões.

7 A essência do Homem Qual seria o ponto de partida desse estudo socrático? A resposta está na indagação - O que é o homem? Este seria o primeiro fundamento de uma série de estudos sobre a origem daquilo que define o Ser humano como entidade diversa de outras existentes no universo. Sócrates é explícito em sua exposição: a alma humana. Essa categoria, segundo Sócrates, é o eu consciente, intelectual e moral. A partir desse conceito, diferentemente de outros filósofos, instala-se a ética socrática e a filosofia moral que irá nortear o agir humano, em um primeiro momento, em toda a Europa. Tal ética vai se basear em dois aspectos: o conhecimento e a felicidade.

8 O problema teológico Por que Sócrates não possuía uma relação estreita com a teologia grega? A palavra chave dessa perquirição não está, necessariamente, centrada no enfoque teologia. Ao estabelecer um conceito de alma e de felicidade, todos ligados aos valores humanos, Sócrates teve (e têm) como fonte ordenadora de toda ação ética humana uma divindade singular. Um ser beato que ultrapassa a mera materialidade física. Dessa forma, não se concebe no pensamento do Filósofo, e, de fato, não o fez até a sua morte, o exagero antropomórfico existentes nos deuses gregos, ou, em outra palavras, a comparação dessas divindades superiores aos seres humanos, inclusive quanto à sua forma. Sócrates, na verdade, instituiu Deus (unidade divina singular e não plural) como inteligência ordenadora e providencial, retirando, de outros conceitos pré-formados, a visão física e cosmológica, já que, este abandonou seus estudos naturalistas. A partir de uma entidade divina que clarividencie o papel do conhecimento humano em busca do justo e do belo, nasce as doutrinas socráticas como Conhece-se a ti mesmo e Cuidar de si mesmo. No pensamento de Reale: [...] Ensinar os homens a conhecer e cuidar de si mesmo é a tarefa suprema da qual Sócrates considera ter sido investido por Deus.

9 Referência das Fontes Citadas REALE, Giovanni. História da filosofia antiga: das origens a socrátes. Tradução Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1993, v.1.


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