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Copyright © 2004 South-Western Parte 5 COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA.

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1 Copyright © 2004 South-Western Parte 5 COMPORTAMENTO DA FIRMA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA

2 Copyright©2004 South-Western 16 Oligopólio

3 Copyright © 2004 South-Western Adam Smith "People of the same trade seldom meet together, even for merriment and diversion, but the conversation ends in a conspiracy against the public, or in some contrivance to raise prices. It is impossible indeed to prevent such meetings, by any law which either could be executed, or would be consistent with liberty and justice. But though the law cannot hinder people of the same trade from sometimes assembling together, it ought to do nothing to facilitate such assemblies; much less to render them necessary." Smith, WN, Book 1, Ch. X, Part II. (WN).

4 Copyright © 2004 South-Western ENTRE O MONOPÓLIO E A CONCORRÊNCIA PERFEITA Concorrência imperfeita são aquelas estruturas de mercado que ficam entre a concorrência perfeita e o monopólio. Inclui indústrias nas quais as firmas tem competidores, porém não tantos que as transformem em tomadoras de preços.

5 Copyright © 2004 South-Western ENTRE O MONOPÓLIO E A CONCORRÊNCIA PERFEITA Tipos de mercados imperfeitamente competitivos: Oligopólio Poucos vendedores ofertando produtos similares. Concorrência monopolística Muitos vendedores ofertando produtos diferenciados sentre si.

6 Copyright © 2004 South-Western Os quatro tipos de estruturas de mercado Copyright © 2004 South-Western Água tratada Petróleo Monopólio Livros Filmes Concorrência monopolística Automóveis Medicamentos Oligopólio Número de firmas Concorrência Soja Leite perfeita Tipos de produto Produtos identicos Produtos diferenciados Uma firma Poucas firmas Muitas firmas

7 Copyright © 2004 South-Western MERCADOS COM POUCOS VENDEDORES Como existem poucos vendores a característica chave do ologopólio é a tensão entre a cooperação entre as firmas e o interesse próprio de cada uma delas.

8 Copyright © 2004 South-Western MERCADOS COM POUCOS VENDEDORES Características de um mercado oligopólico: Poucos vendedores ofertando bens semelhantes. Firmas independentes entre si Podem atuar em cooperação e produzir uma pequena quantidade para manter o preço acima do custo marginal

9 Copyright © 2004 South-Western Um exemplo de duopólio Um duopólio é um oligopólio com apenas dois vendedores, é o tipo mais simples de oligopólio.

10 Copyright © 2004 South-Western Escala de demanda para água QuantidadePreçoReceita Total 01200 101101100 201002000 30902700 40803200 50703500 60 3600 70503500 80403200 90302700 100202000 110101100 12000

11 Copyright © 2004 South-Western Um exemplo de duopólio Preço e quantidade ofertada O preço da água num mercado de concorrência perfeita tende para aquele no qual o custo marginal é zero: P = CMg = $0 Q = 120 O preço e quantidade num mercado monopolista tende para o preço no qual o lucro total é maximizado. P = $60 Q = 60 litros

12 Copyright © 2004 South-Western Um exemplo de duopólio Preço e quantidade ofertada A quantidade socialmente eficiente de água é 120, mas o monopolista produzirá apenas 60 Que comportamento podemos esperar dos duopolistas?

13 Copyright © 2004 South-Western Concorrência, monopólios e cartéis. Os duopolistas podem entrar em acordo e agir como um monopólio: Conluio Um acordo entre as firmas no mercado sobre as quantidades a produzir e/ou os preços a cobrar. Cartel Um grupo de firmas agindo em uníssono.

14 Copyright © 2004 South-Western Concorrência, monopólios e cartéis. Ainda que os oligopolistas possam formar cartéis para obter lucros monopolistas, frequentemente isso não é possível devido a proibições legais.

15 Copyright © 2004 South-Western O equilíbrio para um oligopólio. O equilíbrio de Nash é uma situação na qual os atores econômicos interagem uns com os outros cada um escolhendo a sua melhor estratégia dadas as estratégias que todos os outros escolheram.

16 Copyright © 2004 South-Western O equilíbrio em oligopólio Quando as firmas num oligopólio escolhem individualmente a produção que maximiza os lucros elas produzem mais que o monopólio, porém menos que o nível que seria produzido num mercado competitivo.

17 Copyright © 2004 South-Western O equilíbrio em oligopólio O preço em oligopólio tende a ser menor que no monopólio, porém maior que nos mercados competitivos, onde ele é igual ao custo marginal.

18 Copyright © 2004 South-Western Escala de demanda para água QuantidadePreçoReceita Total 01200 101101100 201002000 30902700 40803200 50703500 60 3600 70503500 80403200 90302700 100202000 110101100 12000

19 Copyright © 2004 South-Western Como o tamanho do oligopólio afeta o mercado O aumento do número de vendedores afeta os preços e a quantidade produzida: Efeito produto: Como o preço fica acima do custo marginal, vender mais a esse preço aumenta os lucros. Efeito preço: Aumentos na produção implicam em aumento nas vendas, mas podem reduzir os preços e lucros por unidade vendida.

20 Copyright © 2004 South-Western Como o tamanho do oligopólio afeta o mercado Quando o número de vendedores num oligopólio aumenta muito ele vai comportar-se cada vez mais como um mercado competitivo. O preço se aproxima do custo marginal e a quantidade produzida se aproxima do nível socialmente eficiente.

21 Copyright © 2004 South-Western Teoria dos Jogos e a economia da cooperação. A teoria dos jogos é o estudo de como as pessoas se comportam em situações estratégicas. Decisões estratégicas são aquelas em que cada pessoa ao decidir que ação efetuar deve considerar de que maneira os seus competidores responderão a essa ação.

22 Copyright © 2004 South-Western Teoria dos jogos e a economia da cooperação Como o número de firmas num oligopólio é pequeno, cada firma procura agir estrategicamente. Cada firma sabe que seus lucros dependem não apenas da quantidade que ela produzir, mas também da quantidade que seus competidores produzirem.

23 Copyright © 2004 South-Western O dilema do prisioneiro O dilema do prisioneiro permite perceber as dificuldades em manter a cooperação entre as firmas. Frequentemente as pessoas e as firmas falham no processo de cooperação umas com as outras, ainda que a cooperação fosse melhor para todos

24 Copyright © 2004 South-Western O dilema do prisioneiro O dilema do prisioneiro é um “jogo” entre dois prisioneiros que ilustra as dificuldades em manter a cooperação, ainda que ela seja mutuamente benéfica.

25 Figura 2 O dilema do prisioneiro Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning Decisão de Bonnie Confessar Bonnie pega 8 anos Clyde pega 8 anos Bonnie pega 20 anos Clyde é solto Bonnie é solta Clyde pega 20 anos pega 1 anoBonnie Clyde pega 1 ano Silenciar Decisão de Clyde

26 Copyright © 2004 South-Western O dilema do prisioneiro A estratégia dominante é a melhor estratégia para para um dos jogadores independentemente das estratégias escolhidas pelo outros jogadores.

27 Copyright © 2004 South-Western O dilema do prisineiro A cooperação é dificil de se manter porque ela nem sempre é o melhor para um jogador individual.

28 Figura 3 Um jogo oligopolista Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning Decisão do Iraque’ Alta Produção Alta produção O iraque ganha 40 bilhões Irã ganha 40 bilhões Iraque ganha 30 bilhões Irã ganha 60 bilhões Iraque ganha 60 bilhões Irã ganha 30 bilhoes Iraque ganha 50 bilhões Irã ganha 50 bilhões Baixa produção Baixa produção Decisão’s do Irã

29 Copyright © 2004 South-Western O oligopólio como um dilema do prisioneiro O auto interesse torna dificil para o oligopólio manter uma atitude cooperativa com baixa produção, altos preços e lucros de monopólio.

30 Figura 4 O jogo da corrida armamentista. Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning Decisão dos Estados Unidos Armar EUA em risco URSS em risco EUA em risco e fraco URSS segura e poderosa EUA seguro e poderoso URSS em risco e fraca EUA seguro URSS segura Desarmar Decisão da União Soviética (URSS)

31 Figura 5 Um jogo publicitário Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning Decisão da Marlboro Anunciar Marlboro lucra $3 bilhões Camel lucra3 bilhões Camel lucra $5 bilhões Marlboro lucra $2 bilhões Camel lucra $2 bilhões Marlboro lucra $5 bilhões Camel lucra $4 bilhões Marlboro lucra $4 bilhões Nãoanunciar Não anunciar Decisão da Camel

32 Figura 6 Um jogo dos recursos comuns Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning Decisão’ da Exxon Furar dois poços Furar dois poços Exxon lucra $4 milhões Texaco lucra $4 milhões Texaco lucra $6 milhões Exxon lucra $3 milhões Texaco lucra $3 milhões Exxon luca $6 milhões Texaco lucra $5 milhões Exxon lucra $5 milhões Furar um poço Furar um poço Decisão da Texaco

33 Copyright © 2004 South-Western Porque as firmas cooperam algumas vezes As firmas podem cooperar se realizarem o jogo repetidas vezes, pensando nos lucros futuros e não apenas nos lucros momentaneos à partir de um único jogo.

34 Figura 7 O jogo oligopolista de Jack e Jill Copyright©2003 Southwestern/Thomson Learning Decisão de Jack Vender 40 galões Vender 40galões Jack lucra $1.600 Jill lucra $1.600 Jill lucra $2.000 Jack lucra $1.500 Jill lucra $1.500 Jack lucra $2.000 Jill lucra $1.800 Jack lucra $1.800 Vender 30 galões Vender 30 galões Decisão De Jill

35 Copyright © 2004 South-Western Políticas públicas quanto aos oligopólios A cooperação entre os oligopolistas é indesejável do ponto de vista da sociedade como um todo, porque deixa a produção muito pequena e os preços muito elevados

36 Copyright © 2004 South-Western Legislação As leis anti-truste tornam ilegal restringir as vendas ou tentar monopolizar um determinado mercado.

37 Copyright © 2004 South-Western Políticas antitruste Fixação de preço de revenda. Ocorre quando os atacadistas obrigam os varejistas a cobrar um preço determinado. Determinação de preços predatória. Ocorre quando grandes firmas fixam preços propositadamente baixos com a finalidade de expulsar concorrentes do mercado. Vendas casadas. Quando uma firma oferece dois ou mais produtos em conjunto a preços menores que os produtos em separado.

38 Copyright © 2004 South-Western Pensando bem…… Então…… descobriu por que a análise marginal quase não é usada para entender os mercados oligopolistas ??????


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