A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPE: CARLA CAMPOLINA LUCAS PORTO EMERSON CASTRO ROBÉRIO RAMOS ROSIVAN AZEVEDO HALLISON FRANCIOLLI Teoria dos Jogos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPE: CARLA CAMPOLINA LUCAS PORTO EMERSON CASTRO ROBÉRIO RAMOS ROSIVAN AZEVEDO HALLISON FRANCIOLLI Teoria dos Jogos."— Transcrição da apresentação:

1 EQUIPE: CARLA CAMPOLINA LUCAS PORTO EMERSON CASTRO ROBÉRIO RAMOS ROSIVAN AZEVEDO HALLISON FRANCIOLLI Teoria dos Jogos

2 É o estudo de como os jogadores (participantes) se comportam em situações estratégicas. Procura entender como as decisões dos jogadores se inter-relacionam e quais os resultados dessas decisões. Exemplo: - Licitação Pública: como os licitantes se comportam ao apresentar uma proposta de execução de um serviço para a administração pública?

3 O que é um jogo? São situações que envolvem interações entre jogadores racionais que se comportam estrategicamente. Características de um jogo:  É um modelo formal.  Interação: os jogadores interagem entre eles. As ações de cada jogador afetam os demais.  Jogadores: pode ser um indivíduo, uma família, uma empresa, um país, ou qualquer outro com capacidade de decisão para afetar os demais.

4 Racionalidade: os jogadores procuram da melhor maneira atingir seus objetivos, conseguir o que traz mais satisfação a eles. Comportamento estratégico: cada jogador, ao tomar sua decisão, considera o que os outros jogadores irão fazer.

5 Payoff - É o valor associado a um resultado possível, que podem ser recompensas ou benefícios. Estratégia - É um plano de ação ou regra para participar de um jogo. Estratégia ótima – É a estratégia que maximiza o payoff esperado do jogador.

6 Jogo cooperativo – É aquele no qual os participantes podem negociar contratos vinculativos de cumprimento obrigatório que lhes permitam planejar estratégias em conjunto. Jogo não cooperativo – É o jogo no qual a negociação e o cumprimento de contratos vinculativos não são possíveis.

7 O retorno do equilíbrio de Nash -O equilíbrio de Nash e um conjunto de estratégias (ações) no qual cada jogador faz o melhor que pode em função das ações dos seus oponentes. -No equilíbrio de Nash, cada empresa obtém o maior lucro possível em função dos preços praticados por suas concorrentes e, portanto, não tem nenhum incentivo para alterar seu próprio preço. Será útil compararmos o conceito de um equilíbrio de Nash com o do equilíbrio dominante:

8 Estratégias dominantes Eu estou fazendo o melhor que posso, independentemente do que você esteja fazendo. Você está fazendo o melhor que pode, independentemente do que eu esteja fazendo. Equilíbrio de Nash Eu estou fazendo o melhor que posso em função daquilo que você está fazendo. Você está fazendo o melhor que pode em função daquilo que eu estou fazendo.

9 Estratégias Maximin Estratégia que maximiza a obtenção de um determinado nível mínimo de ganho. Situação: - Duas empresas competem no mercado de softwares de criptografia - Ambas usam o mesmo padrão de criptografia (ou seja, os arquivos criptografados por um programa podem ser lidos pelo outro – o que é uma vantagem para os consumidores)

10 Estratégias Mistas Estratégia no qual o jogador faz uma escolha aleatória entre duas ou mais ações possíveis, com base em um conjunto de probabilidades escolhidas. Exemplo: O Jogo Das Moedas: Nesse jogo, cada um dos participantes escolhe se mostrará cara ou coroa e ambos exibem suas moedas simultaneamente. Se as moedas estiverem com lados iguais, o jogador A ganhará e receberá um dólar do jogador B. se as moedas estiverem com lados diferentes, o jogador B receberá uma moeda do jogador A.

11 Jogos repetitivos são Jogos nos quais as ações são tomadas e as decorrentes playoffs são recebidas varias vezes, de modo consecutivo.  As Empresas Praticam Jogos Repetitivos As empresas tomam atitudes e recebem o playoffs várias vezes. As estratégias podem se tornar mais complexas. Por seu próprio comportamento e estudar o comportamento dos concorrentes.

12 Estratégia Tit-For-Tat Estratégia de jogo repetitivo na qual o jogador responde de forma igual às prévias jogadas do oponentes que cooperam e retaliando os que não fazem.  Jogos Repetidos Infinitas Vezes Os concorrente e eu repetiremos a determinação de preços mês após mês para sempre. A cobrança de um preço alto. Exemplo: Um mês o concorrente pratique um mês mais baixo do que o meu.

13 Jogos Sequenciais Nos jogos seqüenciais os jogadores se movem um após o outro, em resposta a ações e reações do oponente. Os jogos seqüenciais são mais fáceis de analisar do que aqueles em que os participantes se movimentam ao mesmo tempo.  Forma Extensiva de um Jogo É a representação de possíveis movimentos de um jogo no formato de uma árvore de decisões.

14 Jogos Sequenciais Vantagens em ser o Primeiro Nos jogos seqüenciais há uma clara vantagem em ser o primeiro a tomar a decisão: Ao introduzir um produto no mercado, a empresa 1 cria um fato consumado que deixa a empresa 2 praticamente sem escolha, a não ser o lançamento de um produto similar para concorrer.

15 Desencorajamento à Entrada As barreiras de entrada, que constituem uma importante fonte de poder de monopólio e de lucros, podem surgir naturalmente em alguns casos.Por exemplo,economias de escalas, patentes e licenças ou acesso a insumos essenciais podem criar barreiras a entrada. Entretanto, as próprias empresa podem ás vezes desencorajar a entrada de potenciais concorrentes. Para desencorajar a entrada de um concorrente,a empresa estabelecida deve ser capaz de convencer qualquer potencial concorrente de que sua entrada não será lucrativa.

16 Leilões Mercado de leilões: Mercado em que os produtos são comprados e vendidos por meio de processos formais de lance. Tipos de leilão Leilão inglês tradicional (ou oral): Leilão em que o vencedor solicita ativamente lances mais altos de um grupo de potenciais compradores. Leilão Holandês: Leilão em que um vencedor inicia oferecendo o item a um preço relativamente alto que depois é reduzido em quantias fixas até que ocorra a venda. Leilão de lance fechado: Leilão em que todos os lances são feitos simultaneamente em envelopes lacrados e o vencedor é aquele que oferecer o maior valor.

17 Avaliação e Informação Leilão de valor privado: Leilão em que cada potencial comprador sabe qual é sua avaliação individual do objeto leiloado, e em que as avaliações diferem de um comprador para outro. Leilão de valor comum: Leilão em que o item a ser leiloado tem o mesmo valor para todos os potenciais compradores, mas estes não sabem exatamente qual é esse valor e, por isso, suas estimativas variam.


Carregar ppt "EQUIPE: CARLA CAMPOLINA LUCAS PORTO EMERSON CASTRO ROBÉRIO RAMOS ROSIVAN AZEVEDO HALLISON FRANCIOLLI Teoria dos Jogos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google