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O PLANO DE MARKETING.

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Apresentação em tema: "O PLANO DE MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 O PLANO DE MARKETING

2 O PLANO DE MARKETING ESTABELECE COMO O EMPREENDEDOR COMPETIRÁ E OPERARÁ DE MODO EFICIENTE E EFICAZ NO MERCADO EM RELAÇÃO AOS PRODUTOS OU SERVIÇOS LANÇADOS NO NOVO EMPREENDIMENTO.

3 ESSE INSTRUMENTO SERVIRÁ PARA PREVER ORÇAMENTOS E REALIZAR PROJEÇÕES FINANCEIRAS A RESPEITOS DAS ATIVIDADES QUE SERÃO EXECUTADAS E SEU RETORNO (LUCRO).

4 INDEPENDENTE DO TAMANHO E DO TIPO DO EMPREENDIMENTO A PERIODICIDADE RECOMENDADA PARA O PLANEJAMENTO DE MARKETING É ANUAL E AS VARIÁVEIS CONSIDERADAS SÃO:

5 PRODUTO; PREÇO; PROMOÇÃO. DISTRIBUIÇÃO

6 ESQUEMA PARA UM PLANO DE MARKETING
ANÁLISE DE SITUAÇÃO HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO MERCADO

7 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS DO NEGÓCIO OBJETIVOS E METAS DE MARKETING

8 ESTRATÉGIA DE MARKETING E PROGRAMAS DE AÇÃO
ORÇAMENTOS CONTROLES

9 PARA DESENVOLVER O PLANO DE MARKETING, É NECESSÁRIO REALIZAR UMA PESQUISA NO MERCADO.

10 O PLANO DE MARKETING NÃO É UM INSTRUMENTO MILAGROSO COM TODAS AS RESPOSTAS NECESSÁRIAS PARA LIDAR COM AS DIFICULDADES DO MERCADO,

11 MAS UM GUIA COM INFORMAÇÕES APROFUNDADAS PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÕES DE MARKETING, NAS PROVÁVEIS OSCILAÇÕES DO AMBIENTE.

12 VAMOS VER AGORA O QUE O PLANEJAMENTO DE MARKETING PODE E NÃO PODE FAZER:

13 AUMENTARÁ A CAPACIDADE DA EMPRESA DE INTEGRAR TODAS AS ATIVIDADES DE MARKETING;
MINIMIZARÁ OS EFEITOS DA SURPRESA; PODE FAZER

14 ESTABELECERÁ UM PADRÃO PARA TODOS OS NÍVEIS ORGANIZAÇÃO;
PODERÁ AUMENTAR A CAPACIDADE ADMINISTRATIVA;

15 NÃO PODE FAZER NÃO FORNECERÁ UMA BOLA DE CRISTAL;
NÃO IMPEDIRÁ QUE A ADMINISTRAÇÃO COMETA ERROS; NÃO PODE FAZER

16 NÃO FORNECERÁ ORIENTAÇÕES PARA TODAS AS DECISÕES IMPORTANTES;
NÃO PASSARÁ O ANO SEM NENHUMA MODIFICAÇÃO.

17 1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO
ETAPAS PARA A PREPARAÇÃO DO PLANO DE MARKETING 1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO 2 - DEFINIR O MERCADO-ALVO 3 - ANALISAR PONTOS FORTES E FRACOS 4 - ESTABELECER METAS E OBJETIVOS 5 - DEFINIR A ESTRATÉGIA E PLANOS 6 - ATRIBUIR RESPONSABILIDADES 7 - ORÇAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING 8 - IMPLEMENTAR O PLANO DE MERCADO 9 - ACOMPANHAR O PROGRESSO

18 1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO
AQUI DEVE SER DESCRITO COMO O PRODUTO/ SERVIÇO FOI DESENVOLVIDO E VISANDO A QUÊ.

19 2 - DEFINIR O MERCADO-ALVO
INDICAR O GRUPO ESPECÍFICO DOS POSSÍVEIS CLIENTES.

20 3 - ANALISAR PONTOS FORTES E FRACOS
TODO E QUALQUER TIPO DE ORGANIZAÇÃO POSSUI PONTOS FORTES E FRACOS.

21 4 - ESTABELECER METAS E OBJETIVOS
DEVEM SER TRAÇADOS NO INTUITO DE INDICAR PARA ONDE A EMPRESA DESEJA IR.

22 5 - DEFINIR A ESTRATÉGIA DE MARKETING E OS PLANOS DE AÇÃO
AS METAS DIRÃO AONDE A EMPRESA DESEJA CHEGAR, JÁ AS ESTRATÉGIAS INDICARÃO COMO CHEGAR LÁ.

23 PRODUTO/SERVIÇO PREÇO SERVIÇO AO CLIENTE DISTRIBUIÇÃO PROMOÇÃO
VARIÁVEIS DEVEM SER ANALISADAS TENDO EM MENTE ATENDER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES. PRODUTO/SERVIÇO PREÇO SERVIÇO AO CLIENTE DISTRIBUIÇÃO PROMOÇÃO

24 6 - ATRIBUIR RESPONSABILIDADE PELAS IMPLEMENTAÇÕES
CADA META E OBJETIVOS PREESTABELECIDOS DEVEM CONTER O RESPONSÁVEL PELA SUA EXECUÇÃO. TODAS AS METAS DEVEM SER MONITORADAS.

25 7 - ORÇAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING
O BOM PLANEJAMENTO DEVE CONSTAR NÃO APENAS AS AÇÕES PARA ATINGIR METAS E OBJETIVOS, MAS TAMBÉM DEVE PREVER OS CUSTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR TODO O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING.

26 8 - IMPLEMENTAR O PLANO DE MERCADO
O COMPROMETIMENTO COM AS ESTRATÉGIAS ESTABELECIDAS NO PLANO DE MARKETING É FUNDAMENTAL NESSE MOMENTO.

27 9 - ACOMPANHAR O PROGRESSO DAS AÇÕES DE MARKETING
O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS DEVE SER FEITO CONTINUAMENTE.

28 É IMPORTANTE TAMBÉM SABERMOS QUE ALGUNS PLANEJAMENTOS FRACASSAM.

29 MUITOS PLANOS FRACASSAM NÃO POR CULPA DA ADMINISTRAÇÃO OU DO PRODUTO/ SERVIÇO QUE ESTÁ SENDO LANÇADO,

30 MAS PORQUE A ANÁLISE E AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS ERAM INADEQUADAS; AS METAS NÃO ERAM REALISTAS IMPOSSIBILITANDO SEU ATINGIMENTO.

31 VAMOS RELEMBRAR AS ETAPAS PARA A PREPARAÇÃO DO PLANO DE MARKETING?

32 1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO
ETAPAS PARA A PREPARAÇÃO DO PLANO DE MARKETING 1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO 2 - DEFINIR O MERCADO-ALVO 3 - ANALISAR PONTOS FORTES E FRACOS 4 - ESTABELECER METAS E OBJETIVOS 5 - DEFINIR A ESTRATÉGIA E PLANOS 6 - ATRIBUIR RESPONSABILIDADES 7 - ORÇAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING 8 - IMPLEMENTAR O PLANO DE MERCADO 9 - ACOMPANHAR O PROGRESSO


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