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Framework.  É uma técnica da Orientação a Objetos, voltada para a reutilização que se beneficia de três características das linguagens de programação.

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1 Framework

2  É uma técnica da Orientação a Objetos, voltada para a reutilização que se beneficia de três características das linguagens de programação orientadas a objetos: abstração, polimorfismo e herança.

3 Framework  Abstração: É utilizada para a definição de entidades do mundo real. Sendo onde são criadas as classes. Essas entidades são consideradas tudo que é real, tendo como consideração as suas características e ações.

4 Framework  Abstração: Uma classe é reconhecida quando tem a palavra reservada “class”. Na Listagem 1 é mostrada a classe “Conta” com seus atributos (características) e métodos (ações).

5 Framework  Encapsulamento: É a técnica utilizada para esconder uma ideia, ou seja, não expôr detalhes internos para o usuário, tornando partes do sistema mais independentes possível.

6 Framework  Encapsulamento: Como um exemplo mais técnico podemos descrever o que acontece em um sistema de vendas, aonde temos cadastros de funcionários, usuários, gerentes, clientes, produtos entre outros. Se por acaso acontecer um problema na parte do usuário é somente nesse setor que será realizada a manutenção não afetando os demais.

7 Framework  Herança: Na Programação Orientada a Objetos o significado de herança tem o mesmo significado para o mundo real. Assim como um filho pode herdar alguma característica do pai, na Orientação a Objetos é permitido que uma classe herde atributos e métodos da outra, tendo apenas uma restrição para a herança.

8 Framework  Um framework descreve a arquitetura de um sistema orientado a objetos, os tipos de objetos e as interações entre os mesmos.  Ele pode ser vislumbrado como o esqueleto – template – de uma aplicação que pode ser customizado pelo programador e aplicado a um conjunto de aplicações de um mesmo domínio.

9 Framework  Com frameworks não se busca apenas reutilizar simples componentes de software, mas subsistemas, aumentando assim o grau de reutilização e contribuindo para uma melhor qualidade do produto – software.

10 Framework  Para (Johnson, 1997), a visão original de reutilização de software estava baseada em componentes.  Os frameworks possuem interfaces mais complexas, mas são de mais fácil customização de que os componentes.  O autor percebe frameworks e componentes como técnicas diferentes, mas que cooperam entre si, pois um framework pode facilitar a construção de novos componentes e fornecer uma interface padrão para os mesmos trocarem dados, manipularem erros e chamarem operações.

11 Framework  No ambiente da programação orientada a objetos, os frameworks são compostos por interfaces e classes abstratas e a sua instanciação, uso, ocorre através da especialização ou composição dos seus serviços.

12 Framework  Pode-se afirmar que os frameworks são compostos por pontos fixos – frozen spots - ou também conhecidos como hook points, que são serviços já implementados pelo framework que normalmente realizam chamadas indiretas aos pontos host spots, que são funcionalidades, serviços, e que devem ser implementados, através da característica da realização – herança – pelos desenvolvedores que irão inserir os seus códigos inerentes ao domínio da aplicação.  Ou seja, os frameworks são formados de pontos fixos e de pontos extensíveis, ou pontos que necessitam de complementação.

13 Framework  Os primeiros frameworks disponibilizados foram: Smalltalk Model-View- Controller (MVC) e MacApp, Object Liking and Embedding – OLE, Microsoft Distributed Common Object Model – DCOM.

14 Framework  Benefícios Melhora a modularização – encapsulamento dos detalhes voláteis de implementação através de interfaces estáveis.

15 Framework  Benefícios Aumenta a reutilização – definição de componentes genéricos que podem ser replicados para criar novos sistemas.

16 Framework  Benefícios Extensibilidade – favorecida pelo uso de métodos hooks que permitem que as aplicações estendam interfaces estáveis.

17 Framework  Benefícios Inversão de controle – IoC – o código do desenvolvedor é chamado pelo código do framework. Dessa forma, o framework controla a estrutura e o fluxo de execução dos programas.

18 Framework  Para obter os benefícios prometido pelo framework é fundamental investir na qualidade do projeto do framework.  O processo de construção de um framework é muito mais complexo do que de uma aplicação tradicional, devido à flexibilidade inerente e a capacidade de variação de um framework.

19 Framework  Construir um framework, não é uma tarefa fácil.  O caminho até a reutilização prometida é árduo, mas os benefícios justificam os desafios.

20 Frameworks Java Hibernate  Hibernate é um Framewok para realizar o mapeamento Objeto/Relacional escrito na linguagem Java.  Mapeamento Objeto/Relacional é uma técnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a redundância da programação orientada aos objetos utilizando bancos de dados relacionais.

21 Frameworks Java  O objetivo do Hibernate é reduzir em cerca de 95% do tempo de desenvolvimento de tarefas relacionadas à persistência, ou seja, diminuir a complexidade entre os programas Java, baseado no modelo orientado a objeto, que precisam trabalhar com um banco de dados do modelo relacional.  Em especial, no desenvolvimento de consultas e atualizações dos dados.

22 Frameworks Java  Sua principal característica é a transformação das classes em Java para tabelas de dados (e dos tipos de dados Java para os de SQL).  O Hibernate gera as chamadas SQL e libera o desenvolvedor do trabalho manual da conversão dos dados resultante, mantendo o programa portável para quaisquer bancos de dados SQL.

23 Frameworks Java  Quais os motivos de utilizar o Hibernate ao invés de instruções SQL diretamente no banco de dados? Possibilidade de migrar para a maioria dos SGBDs disponíveis no mercado modificando apenas o arquivo de configuração do framework, sem necessidade de alterar uma linha de código da aplicação;

24 Frameworks Java Detecta automaticamente qualquer alteração ou inclusão das classes mapeadas e executa as alterações devidas no banco de dados; E realiza cache das operações, com isso aumenta a performance da aplicação.

25 Frameworks Java Hibernate é um software livre de código aberto. O Hibernate é um dos frameworks de mapeamento objeto/relacional mais utilizados atualmente.

26 Frameworks Java Struts  O Struts é um framework, baseado em open-source pelo projeto Jakarta, auxiliando a criação de aplicações para a Web.  O Struts foi criado em Java, e seu núcleo é formado por uma camada flexível, proveniente das tecnologias Java Servlets, JavaBeans e XML.

27 Frameworks Java  O Struts possui um componente denominado Controller que se integra a tecnologias que fornecem suporte aos componentes Model (como JDBC e EJB’s), e View (como JSP e XSLT).

28 Frameworks Java  Esse nome, Struts, é proveniente ao papel desempenhado nas aplicações web, que é o de fornecimento de toda a estrutura primária inicial, implementando o controlador para a aplicação, sendo responsável pela parte de comunicação e pela integração entre as camadas de visualização.

29 Frameworks Java Spring  Spring é um framework de código aberto (open source) e foi criado com o intuito simplificar a programação em Java, possibilitando construir aplicações.

30 Frameworks Java  Para obter um entendimento completo sobre as características do Spring, faz-se necessário compreender, inicialmente, o padrão Inversion of Control (Inversão de Controle), e sua variação denominada Dependency Injection (Injeção de Dependência).

31 Frameworks Java  A injeção de dependência é o que torna uma simples biblioteca de classes diferente de um framework.  Uma biblioteca consiste em um conjunto de classes que um usuário instancia e utiliza seus métodos.  Após a chamada ao método, o controle do fluxo da aplicação retorna para o usuário.

32 Frameworks Java  Entretanto, em um framework este fluxo é diferente.  Para utilizar um framework, código próprio da aplicação deve ser criado e mantido acessível ao framework, podendo ser através de classes que estendem classes do próprio framework.  O framework, então, realiza a chamada deste código da aplicação. Após a utilização do código da aplicação, o fluxo retorna para ele.

33 Frameworks Java  O Spring atualmente possui diversos módulos como Spring Data (trata da persistência), Spring Security (trata da segurança da aplicação) entre outros módulos.  Mas o principal (core) pode ser utilizado em qualquer aplicação Java, as principais funcionalidades são a injeção de dependência (CDI) e a programação orientada a aspectos (AOP), cabe ao desenvolvedor dizer ao Spring o que quer usar.

34 Frameworks Java

35  O módulo Spring Core representa as principais funcionalidades do Spring, no qual o principal elemento é o BeanFactory.  Trata-se de uma implementação do padrão Factory, responsável em remover a programação de Singletons e permitindo o baixo acoplamento entre a configuração e a especificação de dependências, de sua lógica de programação.

36 Frameworks Java  O módulo Spring DAO provê uma camada de abstração para JDBC, eliminando grande parte da codificação necessária para interagir com um banco de dados.  O módulo ORM, entretanto, provê integração do Spring com outros frameworks para persistência de objetos, como Hibernate e iBatis.  Para prover uma implementação de Orientação a Aspectos que permite a definição de pointcuts e methods interceptors, existe o módulo Spring AOP.

37 Frameworks Java  Para prover funcionalidades específicas para projetos Web, tem-se o módulo Spring Web.  São funcionalidades como componentes para upload de arquivos e suporte para utilização de Inversão de Controle neste tipo de aplicação.  O módulo Spring MVC, entretanto, fornece uma implementação de framework Web, similar ao Struts.

38 Framework  http://blog.gnosisbr.com.br/blog/frameworks-de-arquitetura-%E2%80%93- parte-1-zachman/ http://blog.gnosisbr.com.br/blog/frameworks-de-arquitetura-%E2%80%93- parte-1-zachman/  http://www.devmedia.com.br/frameworks-e-padroes-de-projeto/1111 http://www.devmedia.com.br/frameworks-e-padroes-de-projeto/1111  http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-spring-framework/26212


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