A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. A Formação Étnica do Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. A Formação Étnica do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY

2 A Formação Étnica do Brasil

3 Matriz Étnica do Brasil  Índios - Nativos  Europeus - Colonizadores  Negros - Escravos

4 Miscigenação do Brasil

5

6

7 Os índios

8

9 Genocídio

10

11

12 Brancos  Colonização: Portugueses (Séc XVI, XVII, XVIII, XIX).  Povoação do Sul: Alemães, Italianos, Eslavos, Japoneses (Séc. XIX).  Substituição da mão de obra Escrava: Italianos, Espanhóis, Japoneses (Séc XX).

13

14

15

16

17 Os negros

18 A escravidão no Brasil  Séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. (Ciclos da Cana-De- Açúcar, do Ouro e do Café).  Tráfico Negreiro.  Trabalho nas fazendas.  Os castigos.  Resistência.  Quilombo de Palmares.

19

20

21

22

23 Abolição da Escravatura  Em 13 de Maio de 1888, a princesa Isabel, assinou a Lei Áurea.

24 Princesa Isabel

25

26 Sincretismo Religioso  Sincretismo é a fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas quanto nas filosóficas.  Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.  No Brasil, o Candomblé e a Umbanda são exemplos.

27 Os deuses africanos foram associados a personagens, Santos Católicos para facilitar a prática às escondidas:  · Exú – Santo Antônio.  · Omolú – São Roque ou S. Lázaro.  · Ogum – São Jorge em uns locais e Santo Antônio em outros.  · Yemanjá – Nossa Senhora dos Navegantes.  · Oxum – Nossa Senhora da Conceição.  · Xangô – São Jerônimo, São João Batista e São Miguel Arcanjo.  · Oxóssi – São Sebastião e São Jorge.  · Iansã – Santa Bárbara.  · Ibeji – São Cosme e Damião.  · Obá – Santa Rita de Cássia e Joana D’Arc.  · Nanã – Santa Ana.  · Oxumarê – São Bartolomeu.  · Oxalá – Jesus Cristo e Nosso Senhor do Bonfim.

28 As diferenças entre Candomblé e Umbanda  A Umbanda é uma religião brasileira, nascida em 1908, por meio do Médium Zélio Fernandino de Moraes e de seu guia, o Caboclo das 7 Encruzilhadas. É uma religião que, rompeu com o Espiritismo, apesar de trazer ainda consigo alguns de seus elementos, e absorveu também elementos das crenças indígenas, católicas e africanas.  O Candomblé, (apesar da forma com que conhecemos exista apenas no Brasil), é oriundo da junção das nações trazidas da África pelos escravos. Ou seja, tratam-se de cultos Africanos, dedicados aos Orixás, Nkises e Voduns (Ketu, Angola e Jeje). Dessa maneira, as cantigas, os rituais, as rezas e oferendas, são as mesmas utilizadas pelos ancestrais africanos outrora.

29 As diferenças entre Candomblé e Umbanda  A Umbanda trabalha com espíritos, os quais são chamados de guias. São entidades que trabalham na energia do Orixá. São falanges de Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Baianos, Boiadeiros, Ciganos, Marinheiros, Exus e Pombogiras. São essas as entidades que comandam a gira, que realizam os batismos, cruzamentos, etc. Além disso, tais entidades, dão passes, realizam curas, descarregos, falam e se utilizam de elementos como o fumo e o álcool.  No Candomblé não existe a manifestação de espíritos. O que se manifestas nas sessões de Candomblé são as energias dos Orixás. Tais energias fazem com que o iniciado, chamado entre em “transe”. Todavia, esse “transe” é bem diferente da chamada incorporação existente na Umbanda. Além disso, o iniciado quando manifestado pelo Orixá apenas dança seu ritmo. Não fala, não fuma, não bebe, não dá consultas, etc. Apenas chega, reverencia seus Babas e dança suas cantigas, nada mais.

30 As diferenças entre Candomblé e Umbanda  O sacerdote de Umbanda é chamado de Pai de Santo, Pai de Terreiro, Cacique, ou simplesmente Dirigente.  O sacerdote de Candomblé é chamado de Babalorixá, alguns possuem o título deBabalaô.

31 Situação do Negro atualmente

32

33

34

35

36


Carregar ppt "GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. A Formação Étnica do Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google