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Importância da Inspeção Veicular: O Caso da Cidade de São Paulo Fábio Cardinale Branco Gabriel Murgel Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de 2016 13º Encontro.

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1 Importância da Inspeção Veicular: O Caso da Cidade de São Paulo Fábio Cardinale Branco Gabriel Murgel Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de 2016 13º Encontro Técnico de Alto Nível: Contaminação Atmosférica e os Desafios das Megacidades

2 Fundamentos do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso Objetivo do I/M-SP: promover a manutenção preventiva e corretiva para controlar o aumento evitável da emissão de poluentes e do ruído Objetivo: Manutenção Preventiva Meios previstos no PROCONVE: Inspeção rápida e de baixo custo; Conscientização da sociedade. Resultados Redução de emissões; Retorno às características certificadas; Produção de conhecimento Atualização de Procedimentos; Estatísticas e conhecimento da frota; Realimentação do PROCONVE/PROMOT. PROCONVE e I/M SÃO INDISSOCIÁVEIS

3 Geração de informação de interesse técnico e social:  grau de conformidade  impactos ambientais  defeitos mais comuns e facilmente contornáveis  serviços de reparação mais qualificados – 4.000 mecânicos formados em SP  valores de referencia mais realistas  divulgação das características de emissão dos modelos  produtos mais duráveis, confiáveis e com menor emissão possível Resultados do I/M Governo Assistência Técnica Consumidor Montadoras Benefícios adicionais do Programa I/M

4 Plano de Controle de Poluição Veicular PCPV Plano de Controle de Poluição Veicular Elaborado em conjunto pelas Secretarias de Transporte e do Meio Ambiente INFRA-ESTRUTURA RESTRIÇÕES DE TRÁFEGO TRANSPORTE PÚBLICO NOVAS TECNOLOGIAS INSPEÇÃO VEICULAR

5 Resultados anuais do I&M em São Paulo - Otto (2012)

6 Resultados anuais do I&M em São Paulo - Otto (até 2012) Estimativa do Benefício Ambiental por dois inventários em cada exercício: 1.INICIAL: Aprovados + reprovados 2.FINAL: Aprovados + última reinspeção

7 Benefícios ambientais do I&M em SP Otto (em 2012) BONUS adicional: NOx Reduções de NOx: Frota reprovada = 60% Média = 4%

8 Atualização de Procedimentos Revisão dos Valores de Referência

9 Informações aos Proprietários Valores Característicos dos modelos (SIMEA 2013) Manut. regular Manut. boa Manutenção ótima Manutenção excelente REPROVADOS

10 Motivos: Alterações propositais? Manutenção incorreta? Defeito de fabricação? Durabilidade? Outros? O que fazer: Campanha educativa? Multas? Alteração de procedimentos de manutenção? Recall? Outras ações? Curvas Percentílicas para 12 Modelos Valores Característicos dos modelos (SIMEA 2013) Modelos de comportamento “normal” X “distinto” (M3, M7 e M12)

11 Estatísticas e conhecimento da frota Curvas de quilometragem Primeiras curvas de quilometragem dos veículos nacionais – CETESB final da década de 70 entrevistas nos semáforos com número limitado de usuários exclusivamente veículos do ciclo Otto Curvas obtidas do I/M – CONTROLAR milhões de dados de veículos Otto milhares de dados de motocicletas milhares de dados de Diesel segregados por tipo atualização anual até 2012 Aprimoramento estatístico sobre os dados do I/M – CETESB Curvas de intensidade de uso por tipo de veículo da frota da cidade de São Paulo Fonte: Bruni, A.C; Bales, M.P. - dezembro 2013 base: levantamento I/M 2012 milhões de dados de veículos Otto segregados por combustível milhares de dados de motocicletas segregadas por tipo milhares de dados de Diesel segregados por tipo

12 Estatísticas e conhecimento da frota Curvas de quilometragem Utilitários Otto flex Caminhões Diesel Ônibus urbanos Automóveis Otto gasolina

13 Resultados do I&M em São Paulo - Diesel (até 2012)

14 Resultados anuais do I&M em São Paulo (2012) Veículos inspecionados COHCMP Leves - Otto 2.700.00049%39% Motocicletas 268.00034%42% Diesel 128.00028% Benefícios diretos em saúde pública

15 Efeitos sobre a saúde pública (somente Diesel em 2012) CENÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO NA BACIA AÉREA QUEDA MP 2,5 µg/m 3 IMPACTO (mortes/ano) ECONOMIA (milhares de US$) MSPRMSPMSPRMSP #1- Frota inspecionada (75% real)0,9636555948.20073.819 #2- Inspeção na frota total MSP1,2848774564.31198.381 #3- Inspeção na frota total RMSP2,569741.490128.622196.763 127 mil inspeções de veículos diesel 559 vidas salvas custo de R$ 10 mil por vida salva É o Programa de saúde pública mais barato e eficaz que o Brasil tem (Prof. Saldiva) 127 mil inspeções de veículos diesel US$ 73,8 milhões de economia economia de R$ 1.300 por inspeção, que custou somente R$ 50

16 I&M : Necessário... e de Sucesso! Obrigado! Diante dos resultados e da produção de conhecimento obtidos em São Paulo, o Programa I&M deve ser incentivado em todos os grandes centros urbanos, nos moldes previstos pelo CONAMA, com ajustes decorrentes das estatísticas do Programa, a cada ano de funcionamento.


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