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PublicouCássio Angelim Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
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ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE
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EXERCICIO DA AULA – EM GRUPO LISTAR 3 EMPRESAS COM NITIDA ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA EM CUSTO E 3 COM ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO JUSTIFICANDO AS CONCLUSÕES COM OS ELEMENTOS TRABALHADOS EM AULA OU DA CONSULTA DO GRUPO. IDENTIFIQUEM OUTRAS FORMAS DE DIFERENCIAÇÃO EM SERVIÇOS ALEM DAS ABORDADAS NO CURSO QUESTÕES: COMO DIFENCIAR PRODUTOS COMO: ( ESCOLHA 2) JEANS - SANDUICHES – PIZZA DELIVERY – HOTEL FAZENDA – CHURRASCARIA RODIZIO – EMPRESAS PODEM REALIZAR AO MESMO TEMPO ESTRATÉGIAS DE CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO?
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ETAPAS DE ESTUDO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
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ESCOLHA DE ESTRATÉGIA Estratégias Corporativa: múltiplos mercados Verticalização Diversificação Alianças estratégicas Fusões e aquisições Estratégias de Negócios: único mercado Custos e diferenciação
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ESCOLHA DA ESTRATÉGIA Estratégias de negócios Liderança em custos Diferenciação de produto e serviço Estratégias corporativas Integração vertical Alianças estratégicas Diversificação Fusões e aquisições
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IMPLANTAÇÃO ESTRATÉGICA Estrutura organizacional Processos e controles Politica de remuneração
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ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA EM CUSTO Estratégia que visa trabalhar com custos menores que a concorrência Alto foco nas operações da cadeia de valor Tamanho e economia de escala Instalações e custo decrescente de fábricas Experiência e curva de aprendizagem Custos decrescentes em media ao longo do tempo Acesso a insumos Mão de obra, MP, informações, Tecnologia melhor Produtividade em geral
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ORGANIZAÇÃO TIPICA DE ESTRATÉGIA DE CUSTOS Estrutura funcional – organograma por funções CEO multifuncional - Especialistas funcionais - Poucos níveis – relações internas simples – quadro executivo pequeno Controle gerencial Controle custos – metas de custos – alta supervisão neste sentido - Inovações Produtividade Política remuneração Busca incessante de redução de custos
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ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO A busca de ganhar vantagem competitiva através do aumento do valor percebido pelo cliente ( maior que o concorrente) Percepção do cliente Se o cliente não estiver convencido ou não tiver condições próprias de julgamento não haverá diferenciação Percepção de maior valor Preços premium – cliente pagará se perceber o valor do serviço ou produto
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“VALOR PARA O CLIENTE” Benefício percebido pelo cliente O cliente ganha em transacionar com a empresa O cliente fica encantado O cliente percebe que este fornecedor lhe garante mais lucratividade O cliente percebe que é melhor atendido Mantido ao longo do tempo Melhora com o uso ( curva de experiência) Risco de perder competência ao terceirizar
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PROF. PAULO ROBERTO LEITE CONCEITO DE VALOR VALOR = PERCEPÇÃO DOS BENEFÍCIOS CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE = CUSTOS GERAIS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO BENEFÍCIO ( DIFERENTE DE PREÇO!!)
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PROF. PAULO ROBERTO LEITE EXEMPLO VALOR PARA O CLIENTE ENTREGA PONTUAL LEAD TIMES CURTOS RESPOSTA FLEXÍVEL LOGÍSTICA REVERSA MENOS ESTOQUES CUSTO DE PEDIDO MAIS BAIXOS CUSTOS DE FALTAS REDUZIDAS BENEFÍCIOS PERCEBIDOS CUSTO DE PROPRIEDADE VALOR PARA O CLIENTE
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“DIFERENCIAÇÃO SOBRE A CONCORRENCIA” Deve ser uma competência única Difícil de ser imitada Pode ser dominada por concorrente mas poucos tem esta habilidade Caracteriza a empresa no mercado etc
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Clientes Compram Benefícios Perceptíveis NÚCLEO DO PRODUTO Qualidade Características Tecnologia ENVOLTÓRIO DO PRODUTO ( SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO) Frequência de entrega Confiabilidade Flexibilidade Assistência técnica Recuperação de falhas Outros de PÓS – VENDA Demais possibilidades
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SERVIÇOS AO CLIENTE SATISFAÇÃO DO CLIENTE ATENDIMENTO DAS EXPECTATIVAS SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO O MESMO QUE OS CONCORRENTES CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO CLIENTE SERVIÇOS E A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
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TIPOS DE DIFERENCIAÇÃO – PRODUTO OU SERVIÇO Características: modelos, luxo, design,etc Complexidade: sofisticação, tecnologia, etc Timing de lançamento: rapidez de desenvolvimento e momento adequado do lançamento Localização: conveniência, Personalização: adequação ao consumidor Marketing: campanhas melhores, embalagens melhores, etc Reputação: não se cria mas se adquire! Canais de distribuição: melhores estratégias, importantes ganhos Serviços de pós-venda: fidelização de clientes, novas compras,
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ORGANIZAÇÃO TIPICA DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO Estrutura organizacional Equipes multifuncionais – estrutura matricial – trabalho em equipe Controles gerenciais Empowerment – decisões descentralizadas – admissão de erros - Politica de remuneração Aceitar erros – recompensa por riscos – recompensa por inovações e criatividade – mensuração de desempenho multifuncional
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