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PublicouAline de Lacerda Chaplin Alterado mais de 8 anos atrás
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COOPE C Cooperativ a de costureiras Educação Ambiental Objetivo: Educar a população para cuidar melhor do lixo nas ruas. Projeto: Ação Comunitária e Cidadania CENPEC/1997 Local: Local: Jardim Horizonte Azul, Chácara Bandeirantes e Jardim Vera Cruz/Distrito Jd. Angela/Extremo sul da cidade de São Paulo/ Área de manancial/ carente de serviços públicos básicos. Objetivo: Objetivo: Articular as organizações locais para criarem alternativas de geração de renda, visando a melhoria da qualidade de vida da população local. Metodologia: Metodologia: Processo de inserção na comunidade e criação do Fórum articulador
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Fórum Articulador Associação Arco Associação Comunitária Monte Azul/Chácara do Jd. Horizonte Associações de moradores dos bairros envolvidos Lideranças locais Representantes da Escola Pública Amélia Kerr Nogueira Sucateiro Demais moradores Alguns jovens vinculados às Associações Cooperativa de costureiras Parcerias Associação Arco/Chácara Bandeirantes Associação Comunitária Monte Azul/ Jd. Horizonte EEPG Amélia Kerr Nogueira/Jd. Vera Cruz
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“Jovens: Cidadania e meio ambiente” Objetivo “Estimular o envolvimento de jovens, lideranças e educadores em ações educativas que articulam o desenvolvimento local numa perspectiva de preservação e interação com o meio ambiente, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.”
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Primeira Etapa Identificar as representações dos moradores quanto ao meio ambiente e suas opiniões quanto à problemática sócio ambiental focada no lixo. Levantar características do lugar Formar jovens para um olhar investigador e crítico frente ao lugar onde vivem, com perspectivas de participação em ações que promovam o desenvolvimento local.
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Metodologia de envolvimento dos jovens Constituição do grupo de jovens, a partir de indicações das Instituições parceiras Capacitação do grupo, para aplicação dos questionários aos moradores, através de: dinâmicas de grupo, simulações/dramatizações, discussões das perguntas e respostas levantadas no pré teste. Oficinas de registros fotográficos e vídeo com profissionais das áreas de fotografia e filmagem. Acompanhamento sistemático do grupo a partir de reflexões/discussões do processo de trabalho no que concerne à: postura, sentimentos, dificuldades, facilidades, conteúdo das respostas, lugares fotografados e depoimentos dos moradores. Avaliação do processo através de textos que constam da publicação “Jovens: cidadania e meio ambiente”. Participação na elaboração e lançamento dos produtos finais: publicação, exposição de fotos e edição de vídeo.
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Segunda etapa Reafirmando o objetivo inicial, de melhoria da qualidade de vida da população local, iniciamos uma nova etapa de ações que pudessem/possam modificar a problemática sócio ambiental detectada e reforçar o envolvimento dos jovens. Multiplicadores e agentes ambientais bolsistas, nas 3 instituições parceiras Colocação de lixeiras nas 3 instituições parceiras/postos de coleta seletiva. Parcerias para a formação específica do grupo como educadores ambientais. Apresentação do trabalho e troca de experiências em eventos Reuniões com professores/educadores para utilização do material produzido na primeira etapa e envolvimento no projeto.
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Ações locais desenvolvidas pelos jovens Separação e encaminhamento do material reciclável nos postos de coleta seletiva Atividades de educação ambiental nas Instituições parceiras Elaboração/ distribuição de boletins informativos Visitas domiciliares de orientação Apresentação do projeto em eventos Reuniões com familiares e professores/educadores Planejamento orientado das ações
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Os jovens foram adquirindo segurança no desenvolvimento das ações e tornando-se mais críticos quanto ao papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A formação a partir de projetos de desenvolvimento local facilita a inserção dos jovens na medida que participam de todo processo diagnóstico e de intervenção na comunidade onde vivem, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade local. A formação acontece no processo contínuo e dialético a partir dos conhecimentos adquiridos no cotidiano da ação proposta bem como nas referências teóricas descobrindo o sentido do saber. A formação nessa perspectiva possibilita ao jovem um acúmulo de conhecimentos e de vivências fundamentais para a vida adulta pessoal e profissional. Conclusões De educando a educador e vice versa
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