A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas Terça-feira, 04 de outubro de 2016

2 RECURSOS AUDIOVISUAIS

3 VIDEOS RAZÃO X EMOÇÃO AUTONOMIA
TIPOS Simulação Aula Investigativo Motivador Apoio RAZÃO X EMOÇÃO AUTONOMIA

4 Vídeo Recurso que possibilita a síntese entre imagem e som, gerando as mais diversas sensações dependendo do que se é transmitido, deixando de ser apenas som e imagem, mas também, uma forma de expressão que pode gerar no espectador elementos de motivação para novas situações, como um espectador crítico.

5 Questões sobre o vídeo Relações das imagens com conceitos/conteúdos
Como o professor poderá relacionar o vídeo com os conteúdos a serem discutidos em sala, e fazer com que o aluno compreenda que aquele vídeo faz parte da aula? Questões sobre o vídeo Relações das imagens com conceitos/conteúdos

6 Como baixar vídeos da Internet?
YouTube aTube Catcher

7 Outra opção... GIFs

8 Stop Motion Stop motion é uma técnica de animação quadro a quadro usando como recurso uma câmera fotográfica e um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou gravuras recortadas

9 Como produzir um vídeo Stop Motion
Crie uma história. Use a criatividade para produzir um cenário. O ideal é que tenha uma imagem fixa de fundo e que os personagens possam se mover naquele espaço. É possível mudar de cenário, pense apenas no processo de transição. Alguns vídeos para inspirar: Encontre um local para ajustar a câmera. A câmera deve permanecer nesta posição, enquanto você tirar fotos com ela. Você pode mudar seu ângulo um pouco, mas no geral, ela deve permanecer em sua posição durante o processo de captura de imagens para assegurar um filme Stop motion suave.

10 Conforme sua história, vá colocando seus personagens na imagem de fundo. O ideal é que você tire uma foto, desloque alguns milímetros o personagem e/ou objeto e tire outra foto. O segredo do Stop motion é ter muitas fotos. No decorrer da história, o deslocamento dos personagens e/ou objetos vai criar a ilusão de que suas figuras se movem. Continue esse processo até que você tenha fotos suficientes para o filme stop-motion. Se considerarmos na hora da montagem do vídeo no programa (Movie Maker) um total de 13 – a 15 fotos (frames) por segundo. Cem fotos será igual a cerca de treze/15 segundos de vídeo. Finalizada a etapa da história, transfira as fotos da máquina para o seu computador - todos em uma pasta específica.

11 Para fazer o vídeo você vai precisar do programa Movie Maker (Disponível em: Abra o programa Movie Maker Clique em Inicio e adicionar vídeos e fotos selecione a pasta com as imagens – escolha todas as fotos (você pode selecionar todas de uma vez segurando a tecla Shift, clicando na primeira imagem e na última)

12 Construção conjunta do saber
Dinâmicas Teoria e Prática Atividade coletiva Construção conjunta do saber Individual X Coletivo Participar Vivenciar/Testar Utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.

13 Dinâmicas A dinâmica pode ser desenvolvida  através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais.... É preciso: Organizar o grupo Explicar o que deve ser feito Orientar e acompanhar “aprender pela experiência é o processo através do qual o desenvolvimento humano ocorre” (KOLB, 1984,p.12)

14 “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão” (FREIRE, 2007, p.26).


Carregar ppt "Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google