A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alotropia Prof. Marcelo. Substância Simples e Alotropia Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Substância simples.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alotropia Prof. Marcelo. Substância Simples e Alotropia Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Substância simples."— Transcrição da apresentação:

1 Alotropia Prof. Marcelo

2 Substância Simples e Alotropia Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico (átomos de mesmo Z) forma duas ou mais substâncias simples diferentes Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico (átomos de mesmo Z) forma duas ou mais substâncias simples diferentes

3 ALOTROPIA DOS ELEMENTOS ElementoVariedades alotrópicas Carbono (C)Diamante (C n )Grafite (C n ) Oxigênio (O)Oxigênio (O 2 )Ozônio (O 3 ) Fósforo (P)Fósforo branco (P 4 )Fósforo vermelho (P n ) Enxofre (S)Enxofre rômbico (S 8 )Enxofre monoclínico (S 8 )

4 Os átomos de carbono na grafita também são unidos fortemente através de ligações covalentes, mas só dentro de um plano, diferentemente da rede 3D das ligações do diamante. Estes planos de átomos de carbono simplesmente empilham-se uns sobre os outros, sendo as forças de união entre os planos, muito fracas. Os planos de átomos de carbono podem então deslizar facilmente uns sobre os outros, e por isto a grafita é importante lubrificante! GRAFITADIAMANTE Ligação forte Ligação fraca

5 FULERENO : GAIOLA POLIÉDRICA DE ÁTOMOS DE CARBONO EM QUE TODAS AS FACES SÃO PENTÁGONOS OU HEXÁGONOS. APLICAÇÕES DO FULERENO - PAINÉIS SOLARES DADA A SUA GRANDE FACILIDADE EM CAPTURAR ELÉTRONS (SUPERCONDUTOR) - USOS BIOMÉDICOS EM QUE FÁRMACOS ATIVOS PODEM SER LIGADOS À MOLÉCULA DE C60 PARA, APÓS INTRODUZIDOS NO CORPO HUMANO, SEREM LENTAMENTE LIBERTADOS. - REVESTIMENTO DE BOLAS DE BOLICHE EM QUE A POUCA COMPRESSIBILIDADE DO C60 AS TORNA MAIS RESISTENTES ( JÁ COMERCIALIZADAS NO JAPÃO)

6 NANOTUBOS DE CARBONO Foi descoberto em 1991 por um pesquisador japonês: Sumio Iijima Foi descoberto em 1991 por um pesquisador japonês: Sumio Iijima São 100 mil vezes mais finos que um fio de cabelo São 100 mil vezes mais finos que um fio de cabelo O diâmetro é de cerca de um nanômetro — a bilionésima parte do metro O diâmetro é de cerca de um nanômetro — a bilionésima parte do metro Possuem a maior resistência mecânica dentre todos os materiais conhecidos — não quebram nem deformam quando dobrados ou submetidos à alta pressão. Possuem a maior resistência mecânica dentre todos os materiais conhecidos — não quebram nem deformam quando dobrados ou submetidos à alta pressão. Destacam-se também como dos melhores condutores de calor que existem e, para completar, podem ser capazes de transportar eletricidade Destacam-se também como dos melhores condutores de calor que existem e, para completar, podem ser capazes de transportar eletricidade

7 OXIGÊNIO

8 ENXOFRE O elemento enxofre forma 2 variedades alotrópicas: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico. As duas variedades são formadas por moléculas com 8 átomos e podem ser representadas pela fórmula S 8.

9 ENXOFRE O enxofre rômbico e o enxofre monoclínico apresentam estruturas cristalinas diferentes.

10 FÓSFORO


Carregar ppt "Alotropia Prof. Marcelo. Substância Simples e Alotropia Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Substância simples."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google