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Modelos de redação jornalística: Pirâmide deitada e news diamond.

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Apresentação em tema: "Modelos de redação jornalística: Pirâmide deitada e news diamond."— Transcrição da apresentação:

1 modelos de redação jornalística: Pirâmide deitada e news diamond

2 Jornalista como mediador Segundo Cardoso (2007), a mediação webjornalística deve ser capaz de “persuadir, prescrever e reforçar; de guiar a reflexão e reflexividade; de focar e informar; de contar e articular memórias; de apresentar, revelar, explicar; de dar acesso e participação; de ouvir, falar e ser ouvido”. Avaliar questões relativas à apuração em um meio relacional pressupõe compreender mediação junto a “fontes” participativas

3 Ciberespaço como fonte para jornalistas Multiplicação das fontes: “aumenta a chance de ocorrer um deslocamento do lugar das fontes da esfera do oficial ou do oficioso para o domínio público.” (MACHADO, 2003) Modelo organizacional de produção: “radicalmente descentralizado, colaborativo e não- proprietário; baseado no compartilhamento de recursos e produção distribuídos em larga escala, entre indivíduos conectados de modos indefinidos que cooperam entre si sem esperar por aprovação do mercado ou ordens gerenciais” (BENKLER, 2006)

4 Pirâmide invertida O quê, quem, onde, como, quando e por quê

5 estrutura com links em ambiente digital Robert Darnton (seis camadas de informação): 1) resumo do assunto 2) versões alargadas e elementos autônomos 3) maior documentação 4) referências a outras investigações 5) propostas para discussão do tema 6) reações e discussões dos leitores

6 webnotícia Estruturas: 1) Lineares: blocos de texto ligados através de um ou mais eixos 2) Reticulares: rede de textos de navegação livre com várias possibilidades de leitura 3) Mistas: vantagem de oferecer “pistas de leitura” bem definidas

7 webnotícia

8 pirâmide deitada

9 news diamond

10

11 Checagem de dados Timestamp » contexto adicional de informação. Tweets contextuais » contexto adicional à história, mídia convergente e checagem de dados sobre o autor dos tweets. Autoridade » possíveis especialistas sobre determinados assuntos. Quantidade de tweets» quanto mais nova a conta, maior checagem de informações deve ser feita

12 Checagem de dados Tópicos dos tweets » valor qualitativo de ação no Twitter “Google neles”» possibilidades de replicar ou aprofundar determinado assunto inicialmente divulgado em uma rede social. Verificar tweets relacionados» conexões e camadas de informações Converse diretamente» auxilia na definição do perfil e estabelecer suas conexões com aquela informação


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