A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Locomotor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Locomotor."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Locomotor

2 Anatomia do Aparelho Locomotor
SISTEMA ESQUELÉTICO SISTEMA ARTICULAR SISTEMA MUSCULAR PASSIVO UNIÃO ATIVO

3 CABEÇA ESQUELETO APENDICULAR ESQUELETO APENDICULAR PESCOÇO TRONCO MEMBROS INFERIORES MEMBROS SUPERIORES ESQUELETO AXIAL

4 Sistema Esquelético Dividido em duas porções Esqueleto Axial ou Mediano OSSOS DO CRÂNIO (frontal, parietais, occipital, temporais, nasais, zigomáticos, esfenóide) OSSOS DO PESCOÇO (vértebras cervicais) OSSOS DO TRONCO (esterno, costelas, vértebras torácicas e lombares)

5 SISTEMA ESQUELÉTICO Funções: Arcabouço de sustentação Movimento
Proteção de órgãos vitais (encéfalo) Armazenamento de íons (cálcio, fósforo) Hematopoiese

6 OSSOS LONGOS

7 OSSOS LAMINARES

8 OSSOS LAMINARES

9 OSSOS CURTOS

10 OSSOS IRREGULARES

11 OSSOS PNEUMÁTICOS

12 OSSOS SESAMÓIDES Patela

13 Constituição Histológica
1- CÉLULAS + 2- MATRIZ – INORGÂNICA E ORGÂNICA (Fibras de colágeno tipo I + SFA)

14 1. CÉLULAS Osteoblastos: sintetizam a parte orgânica da célula. Ao m.o. só visualizam-se os núcleos. Ao m.e. as organelas mais desenvolvidas são o REG e o Golgi (síntese proteica de colágeno I e SFA) Osteócitos: encontram-se no interior da na matriz óssea, nas lacunas das quais partem canalículos. Cada lacuna contém 1 osteócito Osteoclastos: reabsorvem o tec. ósseo. São células grandes irregulares e multinucleadas (de 6 a 50 núcleos). É um conjunto de macrófagos. Os osteoblastos localizam-se em depressões do tec. ósseo – Lacunas de Howship.

15 Osso Imaturo

16 Osso longo imaturo Matriz óssea

17 Osteoclastos

18 Osso longo maduro

19 PERIÓSTEO E ENDÓSTEO Revestem as superfícies externas e internas dos ossos: Periósteo – tecido conjuntivo denso Endósteo – tecido conjuntivo frouxo – reveste o osso esponjoso, o canal medular, os canais de Havers e Volkmann

20

21 VARIEDADES DE TECIDO ÓSSEO
HISTOLOGICAMENTE Tecido ósseo primário (ou imaturo), no adulto é raro só existe nas suturas cranianas e alvéolos dentários; Tecido ósseo secundário (ou maduro), é encontrado no adulto. Possui fibras colágenas organizadas em lamelas (camadas concêntricas) ao redor de canais de vasos (sistemas de Havers).

22

23 Osso Longo e Sistema de Havers

24

25 Ossificação

26 Ossificação O processo de formação dos ossos é chamado de ossificação
Existem 2 processos de ossificação: Ossificação intramembranosa – formada a partir de uma membrana conjuntiva Ossificação endocondral – formada a partir de um modelo de cartilagem hialina que é substituída por tecido ósseo.

27 Ossificação Intramembranosa
Ocorre nos ossos do crânio; Inicia-se na fase fetal quando a calota craniana possui uma camada membranosa (mesênquima); Células mesenquimais Osteoblastos (matriz) Osteócitos

28 Ossificação Intramembranosa
Mesênquima Osteblastos Osteócitos Matriz (osteóide) Tecido ósseo primário Fibra colágena

29

30 Ossificação Intramembranosa

31 Ossificação Endocondral
É formada a partir de um modelo cartilaginoso existente que lembra o formato do futuro osso; Ocorre em ossos longos;

32 Ossificação Endocondral
1– Os condrócitos se hipertrofiam e morrem na diáfise iniciando a calcificação; 2 – No local forma-se uma cavidade (morte dos condrócitos) e os vasos do periósteo começam a invadir este local (trazem células indiferenciadas); 3 – Aparece um anel de tecido ósseo no centro da futura diáfise; 4 – A cavidade irá originar a medula óssea.

33 Ossificação Endocondral
5 - Este processo evolui e forma-se uma tecido cartilaginoso entre a diáfise e a epífise, o Disco Epifisário ou cartilagem de conjugação. É a partir desse disco que o osso cresce.

34 Ossificação e disco epifisário
Detalhe mostrando a epífise óssea e a região do disco epifisário

35 Disco epifisário Zona de cartilagem em repouso
Zona de cartilagem seriada Zona de cartilagem hipertrófica Zona de cartilagem calcificada Zona de ossificação

36 Remodelação óssea Formação de um coágulo de sangue – proliferação do periósteo Formação de cartilagem a partir do tecido conjuntivo (periósteo e do sangue) Formação do calo fibrocartilaginoso Ossificação da cartilagem – Formação do calo ósseo. Fratura reparada

37 NUTRIÇÃO - O suprimento sangüíneo é abundante. - O periósteo é uma membrana conjuntiva que reveste externamente os ossos, com exceção das superfícies articulares. - Suas artérias penetram no osso irrigando-o e distribuindo-se pela medula óssea.

38 CRESCIMENTO ÓSSEO - Crescimento em comprimento é função da cartilagem epifisial!! - Crescimento em espessura é função do periósteo!!

39 ANATOMIA RADIOLÓGICA

40 ANATOMIA RADIOLÓGICA

41 ANATOMIA RADIOLÓGICA

42 ANATOMIA RADIOLÓGICA

43 ANATOMIA RADIOLÓGICA

44 ANATOMIA RADIOLÓGICA

45 ANATOMIA RADIOLÓGICA

46 ANATOMIA RADIOLÓGICA

47 ANATOMIA RADIOLÓGICA

48 ANATOMIA RADIOLÓGICA

49 ANATOMIA RADIOLÓGICA

50 FRATURA DO COLO DO FÊMUR

51 O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
Propriedades dos músculos: Elasticidade Distensão Contratilidade Contração (Isotônica, Isométrica e Isocinética) Tonicidade Tônus “Os músculos são os motores que permitem as alavancas do esqueleto moverem-se ou mudar de posição”.

52 TIPOS DE MÚSCULOS Tecido Muscular Estriados ou Esquelético - Responsáveis pelos movimentos voluntários; Tecido Muscular Liso ou Visceral - Pertence à vida de nutrição (digestão, excreção, etc); involuntários; Músculo Cardíaco ou Miocárdio - Vermelho e estriado, porém, involuntário.

53 ESTRUTURA DO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO
I - FUNÇÕES DO MÚSCULO ESTRIADO OU ESQUELÉTICO Movimento e a manutenção da postura; Produção de calor; Proteção e a alteração da pressão para auxiliar a circulação; Absorventes de choques para proteger o corpo.

54 II - MICROESTRURA DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS
O tecido muscular não é constituído apenas por FIBRAS MUSCULARES. Há também o TECIDO CONJUNTIVO que as envolve e se prolongam, formando os TENDÕES ou APONEUROSES que fixam o músculo a um osso.

55 “O SARCÔMERO É A UNIDADE CONTRÁTIL BÁSICA DO MÚSCULO”.

56 CONSTITUIÇÃO HISTOLÓGICA DA FIBRA MUSCULAR

57 MECÂNICA DE CONTRAÇÃO “A ação responsável pela contração do músculo ocorre dentro do sarcômero, com as pontes cruzadas dos filamentos de miosina, puxam, soltam e reconectam-se aos locais específicos no filamento de actina”.

58 SISTEMA NERVOSO E CONTROLE DA ATIVIDADE MUSCULAR
UNIDADE MOTORA = UNIDADE BÁSICA NEUROMUSCULAR 250 milhões de fibras musculares para 420 mil nervos motores. OLHO = 1 motoneurônio enerva 10 fibras musculares QUADRÍCEPS = 1 motoneurônio enerva 150 fibras musculares

59 EXERCÍCIOS


Carregar ppt "Sistema Locomotor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google