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Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) TRANSPORTE INTERNACIONAL.

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1 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) TRANSPORTE INTERNACIONAL

2 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) Aéreo Rodoviário Marítimo Aéreo Expresso Ferroviário Custo x Tempo no Transporte Tempo Custo

3 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) Qualidade dos Serviços Oferecidos Velocidade; Consistência; Capacitação; Disponibilidade; e Freqüência.

4 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) Consistência capacidade de cumprir os tempos previstos;

5 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) Capacitação possibilidade de um determinado modal trabalhar com diferentes volumes e variedades de produtos ;

6 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) Disponibilidade número de localidades onde o modal se encontra presente ;

7 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) Freqüência número de vezes em que o modal pode ser utilizado em um dado horizonte de tempo ;

8 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) TRANSPORTE INTERNACIONAL MARÍTIMO

9 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) MARÍTIMO O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional; No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional

10 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) MARÍTIMO VANTAGENSDESVANTAGENS Maior capacidade de carga; Carrega qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte. Necessidade de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.

11 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) MARÍTIMO Conhecimento de embarque marítimo : Bill of Lading (B/L) Funções básicas são: Servir como recibo de entrega da carga ao transportador; Evidenciar um contrato de transporte entre a companhia marítima e o usuário; Representar um título de propriedade da mercadoria (transferível e negociável).

12 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008)

13 PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios de Carga Geral

14 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Porta Containeres Visão Porto de Santos

15 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Porta Containeres Um dos modernos navios porta-contêineres da Maersk Line, entrando no Porto de Santos

16 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Porta Containeres La Plata, o maior porta-contêineres em operação na costa brasileira

17 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Porta Containeres APL Panama – Encalhado no México

18 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Porta Containeres APL Panama – Encalhado no México

19 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Porta Containeres APL Panama – Encalhado no México

20 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Tanques

21 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Tanques

22 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios de Operação por Rolamento - RoRo (Roll-on Roll-off)

23 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios de Operação por Rolamento - RoRo (Roll-on Roll-off)

24 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios de Operação por Rolamento - RoRo (Roll-on Roll-off)

25 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Graneleiros

26 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Graneleiros

27 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Graneleiros

28 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Químicos

29 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Químicos

30 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS Navios Químicos

31 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE ROTTERDAM - HOLANDA

32 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE ROTTERDAM - HOLANDA

33 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE ROTTERDAM - HOLANDA

34 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE CINGAPURA

35 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE CINGAPURA

36 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO JURONG - CINGAPURA

37 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE CINGAPURA

38 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE CINGAPURA

39 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE XANGAI - CHINA

40 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) PORTO DE HONG KONG - CHINA

41 NAVIO PANAMENHO - MSC CHITRA - AGO/2010

42

43

44 No momento da colisão, o navio tinha uma carga de 1.219 recipientes de 2.662 t de combustível, 283 t de diesel e 88,040 l de óleo lubrificante. Havia 31 contentores com pesticidas. O MSC Chitra está à deriva na costa, inclinado devido ao acidente, o que causou o derramamento de cerca de 400 t de óleo e, agora, aumenta o risco de queda dos recipientes de agrotóxicos.

45 Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) TRANSPORTE INTERNACIONAL


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