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SHEILA ANTONY 2011 A adolescencia é um fenomeno biológico, psicológico e social que afeta o individuo em sua totalidade organísmica-existencial.

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1 SHEILA ANTONY 2011 sheilaantony@yahoo.com.br

2 A adolescencia é um fenomeno biológico, psicológico e social que afeta o individuo em sua totalidade organísmica-existencial. A palavra adolescente tem uma dupla origem etimológica. Vem do latim ad (a, para) e olescer (crescer), significando processo de crescimento e também de adoecer. Portanto, adolescer representa aptidão para crescer e adoecer.

3 A OMS considera a adolescencia como constituída em 2 fases (10-16anos e 16-20 anos). Em geral distingue-se 3 etapas com flutuações progressivas e regressivas. 1) Adolescencia inicial (10 a 14 anos) : transformações corporais e psiquicas. 2) Adolescencia média (14 a 17 anos): passagem da bissexualidade para a heterossexualidade. 3) Adolescencia final (17 a 20 anos): estabelecimento de novos vínculos com os pais, a questão profissional, a aceitação do novo corpo e dos processos psiquícos do mundo adulto.

4  O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, internalizando uma série de normativas internacionais.Constituição Federal de 1988  Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

5  Luto do corpo (redefinição da imagem corporal)  Luto das imagens parentais da infancia  Reorganização da identidade e delimitação da individualidade.  Aceitação da sexualidade e definição da identidade sexual.  Busca da independencia dos pais e estabelecimento de um novo vinculo parental.  Escolha de uma carreira profissional.  Construção de um sistema pessoal de valores moral, social, cultural.

6 McConville (1995): 1) O adolescente está desprendendo-se do campo familiar. 2) O adolescente está aumentando a capacidade de interiorização. 3) O adolescente está integrando as mudanças internas e externas - criando novas modalidades de contato/engajamento e reorganizando a identidade.

7  Ampliação da consciência como um todo (corpo- mente-outro-ambiente).  Definição das fronteiras do self e fronteiras do ego (manifestação e organização da identidade )  Delimitação das fronteiras de contato (a relação com o outro, com o grupo, com os pais).  Oposição aos introjetos familiares e sociais.  Busca pela libertação da confluência familiar (substituição do vinculo de dependencia infantil).

8 “Considera-se normal um adolescente que se comporte durante um longo período de maneira incoerente e imprevisível; que se oponha a seus impulsos e os aceite; que consiga evitá-los e se sinta submetido a eles; que ame seus pais e os odeie; que se rebele contra eles e que dependa deles; que se sinta envergonhado de reconhecer sua mãe frente aos demais e que deseje de todo coração falar com ela; que busque a imitação e a identificação com outros, enquanto busca sem cessar sua identidade; que seja idealista, amante da arte, generoso e desinteressado, porém também o contrário, que seja egocentrico, egoísta e calculador...Existem poucas situações na vida que sejam mais difíceis de enfrentar que a de um filho ou uma filha adolescente que luta por liberar-se”. (Anna Freud )

9 1) funcionamento em casa 2) relacionamento com os pais 3) funcionamento na escola ou no trabalho 4) relacionamento com o grupo social

10  Cadeira vazia.  Diálogo de polaridades.  Uso de bonecos para trabalhar as relações familiares, situações da vida escolar.  Argila para mobilizar emoções, corpo, energia agressiva.  Sentenças-eu.  Livros, estórias.


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