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ROBERT SARAIVA MATOS. Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que.

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1 ROBERT SARAIVA MATOS

2 Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que é conhecimento? Homem precisa conhecer seu mundo para sobreviver nele!  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que é conhecimento? Homem precisa conhecer seu mundo para sobreviver nele!

3 Conhecimento  Conhecer é uma capacidade (uma necessidade?) inerentes do homem.  Homem  único capaz de elaborar seu conhecimento!  Conhecimento supõe 3 elementos: – O sujeito – O objeto – A imagem da realidade

4 Metodologia Científica É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

5 A Preocupação com Conhecimento  Filosofia: Filo = amigo + Sofia (Shófos)= saber  Amigo do Saber  Diferença entre sentidos e pensamento?  Sócrates e os sofistas – Só temos opiniões subjetivas sobre a realidade – Podemos alcançar a verdade pelo pensamento  Diferentes formas de conhecer (Platão e Aristóteles)  Filosofia: Filo = amigo + Sofia (Shófos)= saber  Amigo do Saber  Diferença entre sentidos e pensamento?  Sócrates e os sofistas – Só temos opiniões subjetivas sobre a realidade – Podemos alcançar a verdade pelo pensamento  Diferentes formas de conhecer (Platão e Aristóteles)

6 Evolução do conhecimento Período (ano)

7 ALGUMASREFERÊNCIAS  1740:  1740: Experiências de Benjamim Franklin com eletricidade :  1832: Samuel F. B. Morse projetou telégrafo  1876:  1876: telefone por Alexandre Graham Bell  1906  1906: Válvula de Rádio por Lee de Forest  1930  1930: Transmissões experimentais dos serviços de televisão  1947  1947: Transistor 1950  1950: Concretização da televisão

8 Evolução do conhecimento (Tempo)  Da Eletricidade para telégrafo: 90 anos  Telégrafo para telefone: 45 anos  Telefone para válvula: 30 anos  Válvula para televisão: 24 anos  Concretização da televisão: 20 anos  Processador 486 para Pentium:2 MESES!!

9 Um pouco da História...

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11 Um pouco de História...

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13 Neutralidade Científica  Sabe-se que, para se fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário que o pesquisador mantenha uma certa distância emocional do assunto. Mas será possível?  Seria possível uma padre, ao analisar a evolução histórica da Igreja, manter-se afastado de sua própria história de vida? Ou ao contrário, um pesquisador ateu abordar um tema religioso sem um consequente envolvimento ideológico nos caminhos de sua pesquisa?

14 Tipos de Conhecimentos Teológico Filosófico Empírico Científico

15 Conhecimento Empírico  Superficial: De acordo com a aparência  Sensitivo: Depende da vivência, emoções  Subjetivo: Conforme os sentimentos da pessoa  Assistemático: Não há sistematização  Acrítico: Não há discussão sobre eles  Constitui a maior parte do conhecimento do homem Também chamado de vulgar, intuitivo, de senso comum, popular ou ordinário

16 Conhecimento Empírico  Difícil reconhecer os limites de validade...  Útil e eficaz quando estamos falando de rotina.  Por ser vivencial... Torna-se impreciso ou mesmo incoerente.  Muitas interpretações possíveis!

17 Conhecimento Cientifico  Descobrir os princípios explicativos que servem de base para a compreensão da organização, classificação e ordenação da natureza  Procura conhecer, além do fenômeno, suas causas e as leis que o regem  Para Aristóteles o conhecimento só acontece quando sabemos qual a causa e o motivo dos fenômenos

18 O Conhecimento Científico  Surgiu da necessidade descobrir princípios explicativos  Resulta da Investigação Científica  Identificação da dúvida.  Conhecimento existente não basta  Precisamos de uma resposta para a dúvida  Resposta tem que oferecer provas de segurança  Ideais da Racionalidade e da Objetividade

19 Outras Características do Conhecimento Científico  Enunciados devem ser passíveis de avaliação pela comunidade  Uso de uma linguagem específica  Segue o Método Científico: Conduzir à descoberta Permitir demonstração e Prova Permitir a verificação de conhecimento

20 Conhecimento Intuitivo  Intuere : Ver  No conhecimento intuitivo, chegamos ao objeto sem passar pelos meios  É possível ter intuição intelectual!  Conhecimento Intuitivo: é um ato, de ordem subjetiva, enquanto que no Conhecimento Científico, um ato é o princípio de um longo processo

21 Conhecimento Teológico  Mesmo objeto de estudo dos outros conhecimentos  Teoria da Evolução!!!  Princípios Diversos: Operativos Objetivos  Fé nada tem de racional!

22 Conhecimento Teológico  Este exige autoridade divina  Pressupõe dons especiais para conhecimento da natureza  Não estuda os fenômenos, assim não se renova com as novas descobertas  Não pede entendimento a partir da evidência  Procura rever os ensinamentos para não contradizer o Conhecimento Científico

23 Conhecimento Filosófico  Filosofia: esforço da razão para questionar os problemas do homem e discernir entre o certo e o errado  Tem por objetos as idéias, relações conceituais, exigências lógicas  Não é passível de experimentação!  Filósofo: amigo da sabedoria

24 Conhecimento Científico x Filosófico

25 O Trinômio Famoso  O que é a Verdade? Há verdade quando percebemos o que está se desenrolando a nossa volta e o conseguimos comunicar.  Nunca conheceremos a verdade absoluta!  A nossa interpretação da verdade muitas vezes gera erros... Portanto, tem por objetivo questionar a própria ciência

26 O Trinômio Famoso...  A verdade só é encontrada quando houver evidência  A evidência é o que aparece do objeto de estudo  Cuidado! Nem tudo se desvela por completo – não podemos “ inventar” coisas sobre o que não vimos !

27 O Espírito Científico O pesquisador deve ter: Consciência crítica: saber distinguir o essencial do acidental, o importante do secundário Consciência Objetiva: é o rompimento com todas as posições subjetivas pessoais e mal fundamentadas do conhecimento vulgar. Racionalidade Racionalidade: a razão deve ser o “único juiz” nas decisões da pesquisa. Objetividade Objetividade: o trabalho científico é impessoal. Não aceita meias-soluções ou soluções apenas pessoais. É a atitude do pesquisador em busca de soluções para o problema que enfrenta

28 Fim!!!

29 Estudo do Conhecimento Hoje  Cibernética: ciência que estuda as máquinas automáticas e os seres vivos em seus sistemas auto-governados!  No fundo, queremos uma ciência da mente, que:  É interdisciplinar: Filosofia Psicologia Cognitiva Inteligência Artificial Antropologia Neurociência


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