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Histórico  O termo droga tem origem na palavra drogg, proveniente do holandês antigo e cujo significado é folha seca.  Esta denominação é devido ao.

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2 Histórico  O termo droga tem origem na palavra drogg, proveniente do holandês antigo e cujo significado é folha seca.  Esta denominação é devido ao fato de, antigamente, quase todos os medicamentos utilizarem vegetais em sua composição.  Atualmente, porém, o termo droga, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS, abrange qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento.

3 Definição  As drogas utilizadas para alterar o funcionamento cerebral, causando modificações no estado mental são chamadas drogas psicotrópicas.  O termo psicotrópicas é formado por duas palavras: psico e trópico. Psico está relacionado ao psiquismo, que envolve as funções do sistema nervoso central; e trópico significa em direção a.  Drogas psicotrópicas, portanto, são aquelas que atuam sobre o cérebro, alterando de alguma forma o psiquismo. Por essa razão, são também conhecidas como substâncias psicoativas.  As drogas psicotrópicas dividem-se em três grupos: depressoras, estimulantes e perturbadoras.

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5 Drogas naturais: São produzidas através de plantas, como maconha que é feita da cannabis ou o ópio que tem origem nas flores da papoula; Drogas sintéticas: São produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD; Drogas semi-sintéticas: Como heroína ou cocaína, por exemplo. Maconha Ecstasy Heroína e cocaína

6  Drogas depressoras do sistema nervoso central – álcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, inalantes e opiáceos – fazem com que o cérebro funcione lentamente, reduzindo a atividade motora, a ansiedade, a atenção, a concentração, a capacidade de memorização e a capacidade intelectual.  Drogas estimulantes do sistema nervoso central – anfetaminas, cocaína e tabaco –, por outro lado, aceleram a atividade de determinados sistemas neuronais, trazendo como consequências um estado de alerta exagerado, insônia e aceleração dos processos psíquicos.  Drogas perturbadoras do sistema nervoso central – maconha, alucinógenos, LSD, êxtase e anticolinérgicos – produzem uma série de distorções qualitativas no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alteração na senso-percepção. Por essa razão, são também chamadas de alucinógenos. Uma terceira denominação para esse tipo de droga é psicotomiméticos, devido ao fato de serem conhecidas como psicoses as doenças mentais nas quais esses fenômenos ocorrem de modo espontâneo.

7  Menor capacidade de raciocínio e de concentração,  Sensação exagerada de calma e tranquilidade,  Relaxamento exagerado, bem-estar,  Aumento da sonolência, reflexos mais lentos,  Diminuição da sensação de dor,  Dificuldade em fazer movimentos delicados,  Redução da capacidade conduzir,  Diminuição da capacidade de aprendizagem na escola e  Diminuição da rentabilidade no trabalho. álcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, inalantes e opiáceos

8  Sensação intensa de euforia e poder,  Estado de excitação,  Muita atividade e energia,  Diminuição do sono e do apetite,  Falar rápido,  Pressão e frequência cardíaca alta,  Levam o individuo ao descontrole,  Perda da noção da realidade. Cocaína

9  Alucinações, principalmente visuais como alteração das cores, formas e contornos dos objetos,  Sensação alterada do tempo e do espaço, sendo que minutos parecem horas ou metros parecem Km,  Sensação de enorme prazer ou de medo intenso,  Facilidade em entrar em pânico e exaltação,  Noção exagerada de grandiosidade,  Delírios relacionados com roubos e perseguições. Estes efeitos podem ser percebidos em poucos minutos, mas tendem a durar pouco tempo e, por isso, é comum o uso abusivo das drogas em quantidades cada vez maiores para prolongar o efeito. maconha, LSD 25 e ecstasy

10  A ingestão de elevadas quantidades de droga, pode levar ao mau funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte por overdose.  Os primeiros sintomas de overdose incluem euforia, perda do controle, agressividade, náuseas e sangramento pelo nariz e, quando não há socorro médico pode ser fatal.  Os sintomas de overdose e o risco de morte também pode acontecer quando um indivíduo transporta drogas no estômago, ânus ou vagina.  Basta uma pequena quantidade de substância entorpecente na corrente sanguínea para que possam ocorrer alterações como infarto, mau funcionamento do fígado, esquizofrenia, ou até mesmo a morte.

11 AIDS: doença incurável que se pega através do contato direto com o sangue do indivíduo contaminado, como ao partilhar seringas ou no contato íntimo desprotegido. Doenças venéreas: com o uso das drogas, o indivíduo não se lembra de usar o preservativo e pode ser infectado com doenças como gonorreia e sífilis, por exemplo. Endocardite infeciosa: as drogas injetáveis podem levar micro-organismos, que infectam as válvulas cardíacas e prejudicam seu funcionamento. Além disso, pode aumentar o tamanho do coração, dificultando a passagem de sangue, gerando outras complicações. Enfisema Pulmonar: causado pela presença de pequenas partículas de pó que se instalam nos alvéolos e que dificultam a troca gasosa. Desnutrição: o uso de drogas compromete o siste ma que regula a fome e o indivíduo deixa de comer, ficando desnutrido.

12 Comprometimento cerebral: o uso de drogas pode causar lesões permanentes no cérebro e comprometer todo o estado de saúde do usuário. Cirrose e câncer no fígado: diagnosticadas principalmente nos usuários que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas. Insuficiência renal: devido ao acúmulo de toxinas no sangue, os rins ficam sobrecarregados e deixam de filtrar o sangue corretamente, gerando a doença. Distúrbios comportamentais: depressão, euforia, perda do sentido da realidade e outras. Existem muitas outras doenças que podem ser causadas pelo uso das drogas, e a sua gravidade vai depender da quantidade de droga ingerida, que com o passar do tempo, tende a ser cada vez maior. Estas doenças geralmente começam a se manifestar após alguns meses do início do uso das drogas.

13  Podem ser observados na mulher e no bebê.  Pode levar a aborto ou ao parto pré-maturo,  Podendo provocar restrição do crescimento,  Baixo peso para a idade gestacional e  Mal formação congênita.  Depois do nascimento do bebê, ele poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado,  O bebê poderá ter sintomas como chorar muito, ficar muito irritado,  Terá dificuldade para se alimentar, dormir e respirar,  Pode necessitar internamento hospitalar. Além disso, existem drogas que são usadas para produzir efeitos benéficos no organismo para o tratamento de doenças, sendo considerados medicamentos, como morfina ou antidepressivos, por exemplo.

14  Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar;  Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia;  Lesões no fígado, como câncer hepático;  Mau funcionamento dos rins e dos nervos;  Desenvolvimento de doenças contagiosas, como Aids ou Hepatite;  Problemas do coração, como infarto.  Pode levar à morte precoce  família também é afetada, provocando desiquilíbrio devido aos comportamentos descontrolados e ao isolamento da família e da sociedade.

15  Os números são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE, divulgada nesta sexta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  Realizado em 2015 com apoio dos ministérios da Saúde e da Educação, o estudo analisou pouco mais de 102 mil questionários de estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas na faixa etária de 13 a 15 anos.  Outro destaque do levantamento diz respeito à alimentação saudável desses alunos. Dos entrevistados, 41,6% tinham o costume de consumir as chamadas guloseimas (balas, confeitos, doces, chocolates, sorvetes e outros) cinco dias ou mais em uma semana normal.  Além disso, 62,3% dos participantes não comiam legumes e 67,3% não consumiam frutas frescas frequentemente durante a semana. Ao mesmo tempo, 13,7% costumavam comer salgados fritos, 31,3% salgadinhos "de pacote" e 26,7% beber refrigerantes semanalmente (igual ou superior a cinco dias).  O resultado acende um alerta. Segundo o relatório, a ausência de uma normativa nacional para regular a venda desses tipos de alimento dentro das escolas pode comprometer a promoção de hábitos alimentares saudáveis para os estudantes.

16 O índice de alunos (56,2%) do 9º ano das escolas públicas que já experimentou álcool é maior do que nas escolas privadas. Os Estados do Rio Grande do Sul (68,0%) e do Amapá (43,8%) foram os que contabilizaram o maior número de estudantes nessa situação.

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18 18,4% dos alunos já experimentaram cigarro. O estudo aponta que o índice de meninos (19,4%) que já fumou é maior do que o das meninas (17,4%). A Região Sul (24,9%) apresentou o maior valor para a experimentação do cigarro e a Região Nordeste o menor (14,2%).

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20 84,1% dos alunos consideravam que a imagem corporal era importante ou muito importante. As meninas foram as que mais se preocuparam com a aparência. Apesar disso, 72% dos adolescentes estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com o próprio corpo.

21 20,1% dos participantes informaram que praticaram bullying com algum colega de escola. Na outra ponta, 7,4% dos alunos revelaram que se sentiram humilhados na maior parte do tempo ou sempre pelas provocações dos colegas nos últimos 30 dias - contando do dia da pesquisa.

22 De acordo com o levantamento, 27,5% dos estudantes do último ano do ensino fundamental já tiveram relação sexual. Dos estudantes do sexo masculino 36,0% declararam já ter tido relação sexual, enquanto os do sexo feminino deste mesmo grupo o percentual foi de 19,5%.

23 De acordo com a pesquisa, 60% dos alunos assistem mais de duas horas de televisão num dia de semana normal. O hábito é mais comum entre as meninas do que entre os meninos.

24 Do total de entrevistados, 86,6% dos estudantes da rede pública disseram que suas escolas ofereciam comida (merenda ou almoço) com frequência, mas apenas 38,1% informaram que tinham o costume de consumir a comida ofertada.

25 59,4% dos entrevistados do 9º ano disseram morar com o pai e a mãe. Outros 30,6% informaram morar só com a mãe, enquanto 4,4% declararam morar só com o pai. Os que responderam não morar nem com mãe nem com pai totalizaram 5,7%.

26 O estudo considera a escolaridade das mães importante para a proteção da saúde de crianças e adolescentes. Apenas 13,3% possuíam mães com nível superior completo. 24,8% disseram que as mães não tinham instrução ou possuíam o ensino fundamental incompleto.

27 IBGE, 9,0% experimentaram maconha ou outra droga ilícita O consumo atual de maconha foi declarado por 4,1% ano, sendo maior para os meninos (4,8%) do que para as meninas (3,5%). Considerando os alunos que já usaram drogas ilícitas alguma vez na vida, o consumo atual de maconha foi de 46,1%.

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29  Disposição biológica  Pressão exercida por amigos  Usuários de algum tipo de droga, pode influenciar outros jovens a fazer o mesmo.  Transtornos psiquiátricos, sintomas depressivos, ansiedade.  Disfuncionalidade familiar.  Necessidade de aceitação e identificação com um grupo.  Desejo de uma válvula de escape, que então surge na forma da droga. 2

30  Consumo de álcool, cigarro e outras substâncias psicoativas por adolescentes é alto e especialmente perigoso  Durante a infância e a adolescência, o ser humano aprende a conviver em sociedade, a seguir regras, a entender como o mundo funciona  Jovens, que ainda são seres em formação, vulneráveis à atratividade das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.  O consumo de substâncias psicoativas, como as contidas no tabaco, álcool e outras drogas alteradoras de consciência, pode provocar problemas no desenvolvimento dos jovens e causar transtornos que os seguirão pelo resto da vida.  Durante a adolescência ocorrem mudanças biológicas muito importantes. Alguns sistemas, como o inibitório, não estão amadurecidos. É um sistema importante para controlar determinadas atitudes do indivíduo  Outras regiões do cérebro humano também ainda não estão maduras durante a adolescência, como a que afeta as tomadas de decisões e a capacidade de avaliar riscos.  O adolescente se torne mais vulnerável a situações arriscadas, como o consumo de drogas, a prática de esportes radicais e sexo sem proteção. 1

31 Peso dos filhos  Crianças e adolescentes buscam modelos para se inspirar, e ter dentro de casa um familiar que utilize substâncias psicoativas pode colaborar para que eles venham a utilizar a mesma substância no futuro.  No caso do cigarro, o consumo passivo, que é a terceira causa mundial de mortes evitáveis segundo a Organização Mundial da Saúde, atinge com força filhos de fumantes.  30% a 40% das pessoas que buscam atendimento para parar de fumar o fazem por causa dos filhos.  Uma estratégia usada para estimular aqueles que desejam largar o cigarro é abordar a imagem que eles passam para outras pessoas, muitas delas crianças, e o peso que isso terá no futuro.  O ambulatório antitabágico do HU funciona todas as segundas-feiras, às 9h, na sala 14 do hospital. O atendimento é gratuito e funcionários da USP também recebem medicação sem custos. Para mais informações, acesse http://www.tabagismo.hu.usp.br/. 6

32 “Talvez eu seja enganado inúmeras vezes... Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar, alguém merece a minha confiança !” Aristóteles

33 betosilv@terra.com.br www.facebook.com/AlbertoSilvaPalestras www.dralbertosilva.com.br

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