A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGRAS DO ATLETISMO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA – ATLETISMO I Professora: Clarissa Rios Simoni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGRAS DO ATLETISMO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA – ATLETISMO I Professora: Clarissa Rios Simoni."— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS DO ATLETISMO 160-165 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA – ATLETISMO I Professora: Clarissa Rios Simoni

2 (a)Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo; (b)Campeonatos, Jogos e Copas Continentais (somente com provas de Atletismo); (c)Jogos de Grupos (vários esportes); (d)Copas de Área, Regional ou Continental e Eventos por Idade; (e)Encontro entre duas ou mais Federações filiadas; Competições de Atletismo

3 Delegados de Organização: deveres e responsabilidades concernetes aos deveres e responsabilidades financeiras. Delegados Técnicos: acompanha o decorrer da competição, confirmação de recordes e auxilia nos protestos. Delegado Médico: autoridade sobre todos os assuntos médicos. Delegado do Controle de Dopagem: realização do controle de dopagem. Oficiais Técnicos Internacionais: apoio para os árbitros gerais de todas as provas. OFICIAIS TÉCNICOS

4 OFICIAIS DA COMPETIÇÃO OFICIAIS DE DIREÇÃO: DIRETOR DA COMPETIÇÃO – Planejamento da organização técnica da competição. COORDENADOR DA COMPETIÇÃO – Designar funções aos árbitros. COORDENADOR TÉCNICO – Responsável por equipamentos e pista. COORDENADOR DA CÂMARA DE CHAMADA – verifica o material, uniforme e númeração dos atletas. ÁRBITROS GERAIS – supervisiona o andamento da competição nos setores de provas de campo e pista. ÁRBITROS - * Árbitro Chefe e auxiliares.

5 ÁRBITROS ÁRBITRO CHEFE INSPETORES DE PISTA CRONOMETRISTAS E ÁRBITROS DE FOTO FINISH ÁRBITRO DE PARTIDA E CONFIRMADORES ASSISTENTE DO ÁRBITRO DE PARTIDA REGISTRADORES DE VOLTAS SECRETÁRIO DA COMPETIÇÃO COMISSÁRIO ANUNCIADOR AGRIMENSOR OFICIAL ANEMOMETRISTA ÁRBITROS DE CÂMARA DE CHAMADA

6 REGRA 160 Medida da Pista A pista oficial de Atletismo tem 400, metros (2 retas paralelas e 2 curvas com raios iguais). A borda intera da pista deve ter 5 cm de largura. Caso não tenha borda (no caso em que a parte interna do campo for de grama) deve ser marcado com fitas marcadoras, também com 5 cm de largura. A pista deve ser medida a 30 cm da borda interna, e caso não tenha borda, deve ser medida a 20 cm da linha de demarcação. A distância da corrida é medida a partir da borda da linha de saída mais afastada da linha de chegada até a borda da linha de chegada mais próxima da linha de saída. Cada raia possui de 1,22m a 1,25m, também marcadas por linhas de 5cm de largura. Todas elas – raias – devem ter a mesma largura. Nas competições internacionais é obrigatória a pista ter 8 raias.

7 REGRA 162 Partida A partida de uma corrida deve ser marcada por uma linha branca de 5 cm de largura. Em todas as corridas em raias livre a linha de partida será em curva, de maneira que todos os competidores percorram a mesma distância da saída a chegada. As corridas são iniciadas pelo tiro de uma pistola. Antecedendo a este tiro, o árbitro de partida comanda: “as suas marcas”, em seguida, quando todos estiverem imóveis, “prontos” e na seqüência dispara o tiro. Nas corridas acima de 400 metros os comandos serão: “as suas marcas” e em seguida o tiro. Todas as corridas até e inclusive os 400 metros, é obrigatório aos atletas a saída da posição agachado (no bloco de partida).

8 REGRA 162 Partida Após o comando “as suas marcas”, o atleta deve aproximar-se da linha de saída, assumir uma posição completamente dentro da raia designada e atrás da linha de saída. Ambas as mãos e no mínimo um joelho devem estar em contato com o solo e ambos os pés em contato com o bloco de partida. Ao comando “prontos” o atleta deve, imediatamente, se levantar para a posição de largada, retendo o contato das mãos com o solo e dos pés com os blocos de partida.

9 REGRA 162 Partida SAÍDAS FALSAS: a)Após “as suas marcas” perturbar outros atletas. b)Qualquer atleta que cometer uma saída falsa será advertido. Exceto nas provas combinadas, somente uma saída falsa por corrida será permitida sem a desqualificação do atleta que a cometeu. c)Se na opinião do árbitro de partida a saída não tiver sido correta, os atletas devem ser avisados e uma nova largada deve ser organizada.

10 REGRA 163 Corridas A direção da corrida deve ser definida pela mão esquerda do atleta voltada para a borda interna da pista. Qualquer competidor, corredor ou marchador, que empurrar ou obstruir a passagem de outro atleta, impedindo sua progressão, estará passível de desqualificação da prova. Em todas as provas realizadas em raias marcadas, cada atleta deverá manter-se em sua raia designada do início ao fim. A prova de 800m será corrida em raias marcadas até a linha da raia livre depois da primeira curva (100m após a largada do atleta), quando os atletas poderão, então, deixar as suas raias. O anemômetro (aparelho para medir a intensidade do vento) é utilizado em provas de 100m, 100 e 110m c/bar. e 200m. Nas provas onde o anemômetro marcar um vento acima ou igual a 2m/s e acontecer recorde na prova, este não poderá ser homologado.

11 REGRA 164 Chegada A linha de chegada deve ser marcada por uma linha branca de 5cm de largura. O equipamento eletrônico – Foto Finish, ou o cronômetro manual é alinhado a linha de chegada com o auxílio de uma linha preta na intercessão das linhas de raia e a linha de chegada. Os atletas devem ser classificados na ordem em que o tronco atinja o plano vertical que passa a borda anterior da linha de chegada.

12 REGRA 165 Cronometragem e Foto Finish São conhecidos 2 métodos de cronometragem: o manual e o eletrônico. Os cronometristas devem estar alinhados com a chegada e do lado externo da pista. Os tempos de todos os finalistas devem ser anotados. O tempo será marcado desde a chama/fumaça da pistola ou equipamento de partida aprovado, até o momento em que o tronco do atleta alcance o plano perpendicular da borda da linha de chegada mais próxima da linha de saída. Cada cronometrista (em número de três para cada raia) deverá agir independentemente e sem mostrar seu relógio ou mostrar o tempo para outra pessoa.

13 REGRA 165 Cronometragem e Foto Finish Em todas as corridas de pista cronometradas manualmente, os tempos devem ser lidos em décimos de segundo superior (ex. 10.11 = 10.2). No caso de corridas de rua, devem ser convertidos ao próximo segundo inteiro maior (ex. 2:09:44:3 = 2:09:45).

14 REGRA 165 Cronometragem e Foto Finish Se dois dos três relógios oficiais marcarem um mesmo tempo e o terceiro diferente, o tempo registrado por aqueles dois será o oficial. Se somente dispuserem de dois tempos e ambos forem distintos, o oficial será o maior dos dois. O sistema de cronometragem eletrônico – Foto Finish – é iniciado automaticamente pelo disparo da pistola do árbitro de partida. Em conjunto com dois assistentes o árbitro chefe do Foto Finish determinará as colocações dos atletas e seus respectivos tempos.

15 PROGRAMAÇÃO ATLETISMO- ESTADUAL JUVENIL e TROFÉU NAKASHI ( 4 ETAPAS) 1 a ETAPA ENTRADA DOS ATLETAS Corridas Rasas e Marcha Atlética 15 (quinze) minutos antes Corridas com Barreiras 20(vinte) minutos antes Salto com Vara 1 (uma) hora antes Demais provas de campo 30(trinta) minutos antes A Confirmação encerra-se 10 minutos antes do horário da entrada dos atletas na pista.

16 SÚMULAS


Carregar ppt "REGRAS DO ATLETISMO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA – ATLETISMO I Professora: Clarissa Rios Simoni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google