A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. SOFTWARES “ Se o hardware é o corpo, o software pode ser chamado de alma, inteligência e conhecimento do computador” Chamamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. SOFTWARES “ Se o hardware é o corpo, o software pode ser chamado de alma, inteligência e conhecimento do computador” Chamamos."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

2 SOFTWARES “ Se o hardware é o corpo, o software pode ser chamado de alma, inteligência e conhecimento do computador” Chamamos de software os programas que utilizamos para o computador funcionar. O software é um programa especial, pois não precisa ser escrito pelo usuário que o utilizará. Toda vez que quiser utilizá-lo, basta executá-lo, pois está guardado. Ele tem como principal característica instruir a máquina para executar alguma tarefa.

3 SOFTWARES Quanto ao tipo os softwares podem ser classificados em duas categorias: Software de Sistema (ou sistema operacional) Software Aplicativo O Sistema Operacional (ou Software Básico) exerce um papel vital para o computador. O sistema operacional é a base sobre a qual as demais aplicações são construídas.

4 SOFTWARES Sistema Operacional (ou Software Básico)

5 SOFTWARES Principais funções do Sistema Operacional (SO): É responsável pelo gerenciamento, funcionamento e execução de todos os programas. Controla todos os periféricos, pois trabalha juntamente com a CPU. Também é responsável pela organização de pastas e arquivos. Permite ao usuário interagir com o computador e seus periféricos. Enfim, sem ele o computador não funciona. Ex: Windows, MS-DOS, Linux, OS/2.

6 MS-DOS Primeiro Sistema Operacional

7 MS-DOS (Prompt)

8 WINDOWS Windows é um sistema operacional que significa “janela“, desenvolvido pela Microsoft, empresa criada por Bill Gates.

9 WINDOWS O Windows é usado por mais de 90% dos computadores do mundo. Desde sua criação sofreu várias mudanças e teve várias versões: – Windows 95, 98, Me – Windows 2000 – Windows XP – Windows Vista – Windows 7 – Windows 8

10 Outros Sistemas Operacionais Linux – software livre, desenvolvido por Linus Torvalds Unix – software livre, desenvolvido por Ken Thompson Mac OS – software proprietário, desenvolvido pela Apple (Steve Jobs) Entre outros...

11 Softwares Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) É um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática. São programas com função específica, tais como: processador de texto, editor de imagem, agenda, jogos, controle de estoque, criação de banco de dados, confecção de planilhas, etc.

12 Softwares Quanto à permissão de uso o software pode ser classificado como: Software Livre Software Proprietário

13 Software Proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo. Será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações. Exemplos: Microsoft Windows, RealPlayer, Adobe Photoshop, WinZip.

14 Software Livre Software Livre é a denominação dada a determinados aplicativos cujo código-fonte é de domínio público. Permite que os usuários o executem, copiem, estudem, modifiquem e aperfeiçoem com liberdade e de acordo com suas necessidades.

15 Software Livre As 4 liberdades do Software Livre são: 1) A liberdade de executar o software para qualquer uso. 2) A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades. 3) A liberdade de fazer e redistribuir cópias. 4) A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira se beneficie da melhoria. Exemplos: SO Linux, Mozila, Calc, Writer, Impress, etc.

16 Softwares Milhares de programas estão disponíveis para uso nas mais diversas áreas, atendendo as mais variadas necessidades dos usuários. Esses programas podem ser divididos por categorias (tipos) como foi dito anteriormente. A seguir nós conheceremos um pouco mais sobre algumas dessas categorias:

17 Softwares Básicos (SO) Tipo especial de software, responsável por gerenciar as informações que fazem com que a máquina se comporte de determinada maneira. Fazendo uma analogia, podemos dizer que o sistema operacional é o chefe dos demais softwares, ou ainda o gerente do computador, pois tem como tarefa controlar a máquina para os outros programas rodarem.

18 Softwares Básicos (SO) O sistema operacional gerencia seus discos e arquivos, controla como o monitor exibe a imagem, define as prioridades de impressão de uma impressora, reserva um espaço da memória para cada programa, enfim, organiza tudo. Existem vários sistemas operacionais, como:

19 Softwares Básicos (SO) OS/2 – IBM OS/2 é um sistema operacional da IBM. A sigla significa "Operating System/2". Competiu com o Windows nos anos 90, mas foi descontinuado pela IBM para o usuário final. Ele ainda é vendido como pacote de soluções para grandes empresas para rodar no servidor AS/306 permanecendo restrito ao meio corporativo.

20 Softwares Básicos (SO) MAC OS Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Foi o primeiro sistema gráfico, amplamente usado em computadores, a utilizar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com área de trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

21 Softwares Básicos (SO) Windows O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões, embora tenha uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas, ele é o sistema operacional mais usado do mundo, criado pela Microsoft. A palavra Windows em português significa janelas. A sua interface é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de um clique do mouse.

22 Softwares Básicos (SO) Linux Um sistema que está conquistando espaço no mercado por ter uma política de software livre, o que elimina custos de licenciamento e possibilita implementações e modificações que se tornem necessárias. Sendo um software de código-aberto também estimula o desenvolvimento de tecnologia local e cria possibilidades de trabalho para programadores brasileiros.

23 Softwares Básicos (SO) Distribuições Linux Existem mais de 300 distribuições linux, ativamente mantidas, embora menos de 20 delas sejam largamente conhecidas. Vejamos algumas delas: KURUMIM O nome kurumin vem da Língua Tupi-Guarani onde "curumim" significa “menino”, “criança”, em uma alusão a uma distribuição Linux mais leve e simples, para iniciantes no sistema.

24 Softwares Básicos (SO) Distribuições Linux UBUNTU Antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

25 Softwares Básicos (SO) Distribuições Linux UBUNTU Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux, desenvolvido pela comunidade, sendo perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa: um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

26 Softwares Básicos (SO) Distribuições Linux MANDRIVA CONECTIVA A Mandriva Conectiva foi a distribuição brasileira de maior destaque. A Conectiva se destaca por oferecer documentação totalmente em português, e pelo suporte oferecido ao usuário.

27 Softwares Aplicativos São programas que cumprem finalidades específicas para determinados grupos de pessoas ou interesses individuais. Uma empresa, por exemplo, pode criar um software para controlar o número de empregados, seus endereços, etc. Porém, o próprio mercado se encarregou de criar alguns softwares aplicativos que são necessários a uma grande parte dos usuários de computador, como é o caso dos editores de texto, planilhas eletrônicas, entre outros.

28 Editores de Texto Produzem documentos, cartas, malas-diretas, livros, etc. Praticamente decretaram a morte da máquina de escrever, pois apesar de ter a mesma função que esta, permite corrigir um erro automaticamente, e melhorar o texto quando bem desejar, aumentando o tamanho da letra, alterando a cor, dividindo em colunas, inserindo um desenho ou foto, etc. Exemplo: BrOffice Writer, MS Word.

29 Planilhas Eletrônicas São programas capazes de construir planilhas de cálculos, envolvendo fórmulas que você cria ou outras que já vêm embutidas no programa (fórmulas científicas, financeiras, etc.). Os softwares da categoria das planilhas eletrônicas criam ainda gráficos com variados recursos em 3D, dentre outras aplicações. Exemplos: BrOffice Calc, MS Excel.

30 Banco de Dados São programas de uso específico para o controle e gerenciamento de dados. Genericamente, é qualquer coleção de informações de tal forma que seja possível localizar itens escolhidos. Os bancos de dados tradicionais organizam-se em campos, registros e arquivos. Exemplos: MySQL, PostgrSQL, Oracle.

31 Editoração Eletrônica e Programas Gráficos São programas que têm a capacidade de trabalhar com alta resolução gráfica e produzir criações profissionais, como jornais, panfletos publicitários, utilizando fotos, imagens e layout próprio. Exemplos: Gimp, CorelDraw, Photoshop.

32 Navegadores Também chamados de browsers, são utilizados para “navegar” na Internet. É, portanto, o programa responsável por mostrar as páginas da Internet. Exemplos: Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Opera, Safari, etc...

33 Linguagens de Programação São programas com a função especial de criar outros programas. Quando queremos criar algum programa, utilizamos as linguagens de programação e digitamos ou usamos seus recursos de criação. Existem diversas linguagens de programação com funções distintas e criadas para vários tipos de situação. Exemplos: PHP, Perl, C, Delphi, Java Script.

34 Aplicativos Gerais Além dos grupos citados, existem diversos outros, tais como: Softwares OCR; Gerenciadores de informações pessoais; Gerenciadores de projetos; Autoria para multimídia; Software de distribuição de documentos eletrônicos; Software integrado; Softwares para controle administrativo; Softwares para CAD/CAM; Controle financeiro; Sistemas ERP; Sistemas CRM; Sistemas de gerenciamento de cursos on-line.

35 Software OCR Reconhecimento óptico de caracteres. Tecnologia que permite digitalizar informações impressas em papel e convertê-las para a forma de arquivos de texto. Esse processo evita a digitação ou transcrição de longos documentos para a tela. Alguns desses softwares, se bem treinados, podem até entender a caligrafia humana.

36 Software OCR Exemplos: OmniPage e PaperPort.

37 PIM (Personal Information Managers) PIM ou Gerenciadores de informações pessoais são softwares para controle de informações pessoais, como agenda, compromissos, recados, artigos de revistas, etc. Trazem também ambiente de correio eletrônico e aplicativos em geral para a Internet. Exemplos: Lotus Organizer, Microsoft Outlook, ACT!, etc.

38 Como e de quem são adquiridos os softwares Os softwares, na maioria das vezes, são desenvolvidos por empresas independentes conhecidas como casas de software, tais como Microsoft, Lotus, Macromedia, Adobe, Corel, Borland, etc. Estas empresas surgiram pelo fato de seus fundadores terem concebido softwares inovadores que as viabilizaram. A maior delas, a Microsoft, foi fundada em 1976 por um garoto de 17 anos, Bill Gates, que visualizava um futuro onde cada ser humano um dia teria o seu próprio microcomputador

39 Como são distribuídos e atualizados os softwares Várias são as formas de distribuição e atualização de software. No entanto, duas delas têm sido as mais comuns.

40 Pirataria de Software Algumas verdades que pouca gente sabe ao adquirir um microcomputador: O custo do software é maior do que o do hardware; A evolução do software e do hardware é medida em meses; As leis de proteção de software são muito severas

41 Pirataria de Software Podemos dizer que software é um bem, uma propriedade. Seu idealizador tem direitos sobre o seu trabalho. Ao copiar um software você está infringindo leis. As casas de software não realizam fiscalização de software. Passam esta tarefa para associações especializadas.

42 Pirataria de Software BSA (Business Software Aliance) é uma associação mundial, da qual participam empresas interessadas em evitar a pirataria de Software. ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) é a responsável por esta fiscalização no Brasil. Obs: Você sabia que anualmente são pirateados 11 bilhões de dólares em Software apenas pela Internet ?

43 Pirataria de Software A Lei de Software no Brasil (Lei 10.695 de 01 de julho de 2003) considera a pirataria como crime, e prevê algumas penalidades: Reclusão de 6 meses a 2 anos ou multa por violar direitos autorais; Reclusão de 1 a 4 anos ou multa por realizar reprodução.

44 Pirataria de Software Defesas das empresas  Para evitar pirataria de software, as empresas geralmente utilizam recursos de ativação online de seus produtos.  O Windows, da Microsoft, é um exemplo.  Ele usa um sistema de ativação que assimila o Cd Key do Produto com o hardware do computador, criando uma identificação exclusiva de instalação que permite reinstalar o Windows várias vezes em um mesmo computador.

45 Pirataria de Software Defesas das empresas  Há outros recursos semelhantes a esse em programas comerciais de variadas empresas.  Mas isso não impede que criminosos continuem com a pirataria de software.  A maioria deles consegue liberar informações pela internet para quebrar esses sistemas de ativação e continuar suas atividades.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. SOFTWARES “ Se o hardware é o corpo, o software pode ser chamado de alma, inteligência e conhecimento do computador” Chamamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google