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LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÁLCULO: SUAS RELAÇÕES COM O PENOA PLANEJAMENTO – CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM Maria Cristina Vitoria Tavares Bertinetti.

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1 LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÁLCULO: SUAS RELAÇÕES COM O PENOA PLANEJAMENTO – CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM Maria Cristina Vitoria Tavares Bertinetti

2 planejadas por meio de pautas interacionais que foquem o ouvir/falar, o ler/escrever e o calcular” As novas oportunidades de aprendizagem devem ser “sistematicamente planejadas por meio de pautas interacionais que foquem o ouvir/falar, o ler/escrever e o calcular”. (SANTA CATARINA, 2016, p. 2)

3 PLANEJAMENTO : TRABALHAR POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÁLCULO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA MATEMÁTICA Ponto de Partida: DIAGNÓSTICO DO ALUNO Ponto de Chegada: APRENDIZAGEM DO ALUNO

4 LÚDICO MATERIAIS CONCRETOSJOGOS LITERATURA... ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS

5 Literatura Literatura Jogos Jogos João e o Pé de Feijão Fracterial Fracterial Fichas Escalonadas Botas de Muitas Léguas Instrumentos de Medida de Comprimento Instrumentos de Medida de Comprimento Material Dourado Material Dourado Ábaco Ábaco

6 Literatura Literatura Jogos Jogos João e o Pé de Feijão Fracterial Fracterial Fichas Escalonadas Botas de Muitas Léguas Instrumentos de Medida de Comprimento Instrumentos de Medida de Comprimento Material Dourado Material Dourado Ábaco Ábaco

7 MATERIAL DOURADO Seu nome vem do original “Material de Contas Douradas”. Este material é de grande importância na numeração e facilita a aprendizagem dos algoritmos, da adição, subtração, multiplicação e divisão.

8 REPRESENTAÇÃO E NOME DAS PEÇAS Unidade: Centena: Milhar:Cubinho Barr a Placa Cubo Dezena:

9 Explorando a Composição e Decomposição dos Números

10 NOMES 1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada 4ª Rodada 5ª Rodada 6ª Rodada 7ª Rodada 8ª Rodada Jogo Nunca Dez

11 SomandoSubtraindo Multiplicando Multiplicando Dividindo, com Material Dourado

12 ADIÇÃO  Ideias envolvidas:  Juntar  Acrescentar

13 Elisa e Maria foram fazer compras no supermercado da rua em que moram. Elisa tinha na bolsa 148 reais e Maria 85? As duas precisaram juntar todo o dinheiro para pagar a conta e não receberam troco. Quanto foi gasto no supermercado?

14 Foram gastos 233 reais no supermercado.

15 SUBTRAÇ ÃO  Tirar  Completar  Comparar  Ideias envolvidas:

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17 SUBTRAINDO–CDU 786 324 462

18 Restam 462 reais.

19 C DU Outro dia parou um caminhão em frente ao Mercado Marins. O caminhoneiro queria comprar 143 kg de arroz. Sr. Romildo foi verificar no depósito se tinha arroz suficiente para vender e viu que tinham 600 kg. Pediu ao Zezinho que conferisse quanto de arroz ainda lhe restaria no depósito, caso ocorresse a venda. Quantos quilogramas Zezinho disse ao seu Romildo que restariam no depósito? Outro dia parou um caminhão em frente ao Mercado Marins. O caminhoneiro queria comprar 143 kg de arroz. Sr. Romildo foi verificar no depósito se tinha arroz suficiente para vender e viu que tinham 600 kg. Pediu ao Zezinho que conferisse quanto de arroz ainda lhe restaria no depósito, caso ocorresse a venda. Quantos quilogramas Zezinho disse ao seu Romildo que restariam no depósito? Zezinho informou ao seu Romildo que restariam 457 Kg de arroz se a venda se realizasse. 6 0 0 – 4 5 7 1 4 3 1 1 5 9

20 Fonte: Jornada Mato Grossense pela Alfabetização Multiplicaçã o Multiplicaçã o Adição de parcelas iguais parcelas Cálculo combinatório combinatório Disposição retangular (áreas)áreas Proporção

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22 DIVISÃO Repartir Compara r ou medir.

23 https://www.google.com.br/search?q=material+dourado&espv=2&biw=1093&bih=564&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjb04WH- 9LOAhUFhJAKHYcWCLcQ_AUIBigB#tbm=isch&q=material+dourado+para+comprar

24 Algoritmo da divisão Princípio Fundamental da Divisão Numa divisão de dois ou mais números naturais, com o divisor diferente de zero, o dividendo é igual ao produto do divisor pelo quociente somado com o resto. D = (d × q) + r 6 3 - 3 1 + 1 3 - 3 0 6 3 - 3 1 + 1 3 - 3 0 6 = (3 x 2) + 0 6 = (3 x 2) + 0

25 Vou distribuir 32 lápis entre as crianças da minha sala de modo a não sobrar lápis e que cada uma das crianças receba 4. Quantas crianças receberão lápis? (medir quantas vezes o 4 cabe dentro do 32)

26 DispositivoAlgoritmo 32 4 CONCLUSÃO q = 8 q = 8 r = 0 r = 0 32 = (8 × 4) 32 = (8 × 4) 32 = 32 = 3232 -32 8 00 00

27 4 X 6 = 24 = 24 + 4 4 4 6 Papel quadriculado - Papel quadriculado - Esse material é bastante apropriado para o trabalho com multiplicação. Com o papel quadriculado, utilizando um quadrado de 1cm x 1cm, como unidade de medida. Vertical Referência: Vertical Papel quadriculado - Papel quadriculado - Esse material é bastante apropriado para o trabalho com multiplicação. Com o papel quadriculado, utilizando um quadrado de 1cm x 1cm, como unidade de medida. Vertical Referência: Vertical

28 Fonte: Com base na proposição Davydoviana, HOBOLD, 2014, p.113 4 X 6 = 24

29 13 2 O ALGORITMO DA MULTIPLICAÇÃO - A partir de atividades com papel quadriculado, pode-se chegar ao algoritmo da multiplicação. Referência: Linhas x Colunas ou horizontal O ALGORITMO DA MULTIPLICAÇÃO - A partir de atividades com papel quadriculado, utilizando como unidade de medida um quadrado de 1cm x 1cm, pode-se chegar ao algoritmo da multiplicação. Referência: Linhas x Colunas ou horizontal

30 (CARAÇA, 1951, p.18) Fonte: Com base na proposição Davydoviana, HOBOLD, 2014, p.113

31 É necessário trabalhar detalhadamente com o estudante para que este compreenda a operação que está fazendo. É necessário trabalhar detalhadamente com o estudante para que este compreenda a operação que está fazendo. 12 10 + 2 12 10 + 2 x 8 x 8 x 8 x 8 80 + 16 = 96 80 + 16 = 96 D U D U 1 2 1 2 x 8 x 8 8 + 1 6 = 96 8 + 1 6 = 96 Decompondo para multiplicar

32 UM C D U UM C D U 1 2 5 1 2 5 x 3 2 x 3 2 1 0 2 x 5 = 10 1 2 5 1 0 2 x 5 = 10 1 2 5 4 0 2 x 20 = 40 x 3 2 4 0 2 x 20 = 40 x 3 2 2 0 0 2 x 100 2 5 0 2 0 0 2 x 100 2 5 0 1 5 0 30 x 5 3 7 5 0 1 5 0 30 x 5 3 7 5 0 6 0 0 30 x 20 4 0 0 0 6 0 0 30 x 20 4 0 0 0 3 0 0 0 30 x 100 3 0 0 0 30 x 100 4 0 0 0 4 0 0 0

33 a) Dezenas? b) Unidades de milhar? c) Centenas? d) Dezenas de milhar? e) Unidades? f) Centenas de milhar? Em quatrocentos e cinquenta e seis mil, setecentos e oitenta e nove, quanto há de: 4 5 6. 7 8 9 4 5 6. 7 8 9 40.000 + 5.000 + 600 + 70 + 8 40.000 + 5.000 + 600 + 70 + 8 4 5 6. 7 8 9 4 5 6. 7 8 9 400 + 50 + 6 400 + 50 + 6 4 5 6. 7 8 9 4 5 6. 7 8 9 4.000 + 500 + 60 + 7 4.000 + 500 + 60 + 7 4 5 6. 7 8 9 4 5 6. 7 8 9 40 + 5 40 + 5 4 5 6. 7 8 9 4 5 6. 7 8 9 400.000 + 50.000 + 6.000 + 700 + 80 + 9 400.000 + 50.000 + 6.000 + 700 + 80 + 9 4 5 6. 7 8 9 4 5 6. 7 8 9 4

34 Para comemorar o aniversário de Paulo, sua mãe comprou 68 garrafinhas de suco sabor uva, encomendou 300 docinhos, 250 sanduíches, 250 pães de queijo e 1 bolo de chocolate. Dias antes da festa o avô de Paulo comprou mais 123 garrafinhas de suco sabor laranja. Quantas garrafinhas de suco foram compradas para o aniversário de Paulo?

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37 Para o aniversário de Paulo foram compradas 191 garrafinhas de suco.

38 Fonte: Arquivo pessoal: Formação Alfabeletrar em Cuiabá e Peixoto de Azevedo, 2012/MT.

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49 História e Lenda Nº de discos Quantidade mínima de movimentos Número somado 11-1 ← +2 23-1 ← +4 37-1 ← +8 415-1 ← +16 531-1 ← +32 663-1 ← +64 ? ?

50 http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/03/MC41839641053.pdf http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/softwares-matematicos/

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55 A Leitura, a Produção Textual e o Cálculo precisam ser desenvolvidos “com base nos pressupostos pedagógicos assumidos pela Proposta Curricular de Santa Catarina, com a abordagem histórico-cultural, segundo a qual a escola é lugar de mediação cultural para a formação cognitiva, afetiva e ética...” (SANTA CATARINA, 2014, p. 155).

56 Quando pensamos “PLANEJAMENTO – CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM” heterogeneidade PROPOSTA CURRICULAR Estamos respeitando e considerando a heterogeneidade do sujeito aprendiz e suas diferentes dimensões de aprendizagem (tempo, contexto, representação de mundo), preconizada em nossa PROPOSTA CURRICULAR.

57 Referências:  BITTAR, Marilena; FREITAS, José L. M. Fundamentos e Metodologia de Matemática para os Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental. 2 ed, Campo Grande, MS. Ed UFMS, 2005.  CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Livraria de Sá da Costa Editora, 1984.  CARVALHO, Mercedes. Números: Conceitos e Atividades para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.  FURNARI, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. Moderna Editora, Brasil, 20015.  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas formal e dialética. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.  LIMA, Reginaldo Naves de Souza & VILA, Maria do Carmo. Matemática. Contactos matemáticos de primeiro grau. Com sistemas de numeração. Fascículos 2, 3, 4, 5 – NEAD/UFMT, Cuiabá, EdUFMT, 2002 – 2ª ed. Revisada  LOPES, Karina Rizek, MENDES, Roseana Pereira, FARIA, Vitória Líbia Barreto. org. Livro de estudo PROINFANTIL– Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005 (coleção PROINFANTIL; unidades 1,2,3,4,5,6,7,8)  LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática – 2.ed. ver e ampliada – Campinas SP: Autores Associados, 2008. – ( Coleção Formação de Professores).  MAGNUSSON Junior, Mário. Recri (e) ação matemática: ensino fundamental, 3. ed. – São Paulo: IBEP, 2005 (Coleção Recri (e) ação: ensino  MACHADO, Nilson José. O Pirulito do Pato. Ed. Scipione, Brasil, 2004.  SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis, 2014.

58 Referências:


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