A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS – CFSD/2014

2 CLASSES DE INCÊNDIO

3 CLASSES DE INCÊNDIO: Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association);  Combustíveis sólidos;  Queimam em superfície e profundidade e deixam resíduos fibrosos (cinzas);  O método de extinção mais eficiente para este tipo de combustível é o resfriamento com água;

4 CLASSES DE INCÊNDIO:

5 Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association);  Líquidos inflamáveis, graxas e gases;  Queimam só em SUPERFÍCIE e NÃO deixam resíduos;  O método de extinção mais eficiente para este tipo de combustível é o abafamento com espuma e a quebra de reação em cadeia com pó químico.

6 CLASSES DE INCÊNDIO:

7 CLASSE DE INCÊNDIOS: Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association);  Combustíveis energizados;  Podem se tornarem classe A ou B, caso seja desligada a rede elétrica;  Caso não seja possível cortar a energia, deve ser usado preferencialmente um agente extintor que não seja condutor elétrico. Caso isso não seja possível, devem-se adotar os cuidados necessários para combater com algum agente com baixa condutividade elétrica.

8 CLASSES DE INCÊNDIO:

9 Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association); Combustíveis de metais pirofóricos; Queima em altas temperaturas e por reagirem com alguns agentes extintores (principalmente a água); O combate deste tipo de combustível requer uma análise das características específicas do material que está em combustão. Em alguns casos a utilização de água nestes metais irá agravar o quadro do incêndio em função de causar reações violentas.

10 CLASSES DE INCÊNDIO:

11

12 CLASSE E CLASSE E CLASSE K CLASSE K Esta é uma classificação usada na Europa e Oceania para definir a classe que contém o incêndio em materiais radioativos; Para o combate a esta classe nós adotamos as orientações contidas nas normas emitidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). As orientações para o combate prevêem a utilização de água, porém devem existir os mecanismos e estruturas capazes de confinar este resíduo. Esta classificação não é adotada oficialmente no Brasil. A NFPA (norma americana) inclui óleos e gorduras de cozinha nesta classe de incêndio. A letra ”K” utilizada faz menção à cozinha em inglês Kitchen. O objetivo desta classificação é enfatizar os riscos e a necessidade da prevenção de incêndios deste tipo. O combate se faz da mesma forma que os de incêndios de Classe B.

13 APARELHOS EXTINTORES

14 OBJETIVOS CONHECER OS AGENTES QUÍMICOS EXTINTORES MAIS COMUNS. IDENTIFICAR OS DIVERSOS EXTINTORES, DE ACORDO COM SUA CARGA – AGENTE EXTINTOR ESPECÍFICO. APRENDER COMO UTILIZAR OS APARELHOS EXTINTORES EM PRINCÍPIOS DE INCÊNDIO, DE ACORDO COM AS VARIADAS CLASSES DE INCÊDIO

15 DEFINIÇÃO São recipientes metálicos que contêm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Podem ser portáteis ou sobre rodas, conforme o tamanho e a operação. Os extintores portáteis também são conhecidos simplesmente por extintores e os extintores sobre rodas, por carretas.

16 Todo o extintor possui, em seu corpo, rótulo de identificação facilmente localizável

17 O êxito no emprego dos extintores dependerá de: Fabricação de acordo com as normas técnicas (ABNT e INMETRO);

18 EXTINTOR PORTÁTIL São aparelhos de fácil manuseio, destinados a combater princípios de incêndio. Recebem o nome do agente extintor que transportam em seu interior (por exemplo: extintor de água, porque contém água em seu interior).

19 TIPOS Extintor de água: Pressurizado. Pressão injetada. Manual, tipo costal ou cisterna. Extintor de espuma: Mecânica (pressurizado). Mecânica (pressão injetada). Química. Extintor de pó químico seco: Pressurizado. Pressão injetada. Extintor de gás carbônico Extintor de composto halogenado

20 EXTINTOR DE ÁGUA

21 Extintor de Água (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade10 litros Unidade extintora10 litros AplicaçãoIncêndioClasse “A” Alcance médio do jato10 metros Tempo de descarga60 segundos Funcionamento: a pressão interna expele a água quando o gatilho é acionado.

22 MODO DE USAR

23 EXTINTOR DE ESPUMA

24 Extintor de Espuma Mecânica (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade9 litros (mistura de água e LGE) Unidade extintora9 litros AplicaçãoIncêndioClasse “A” e "B" Alcance médio do jato5 metros Tempo de descarga60 segundos Funcionamento: A mistura de água e LGE já está sob pressão, sendo expelida quando acionado o gatilho; ao passar pelo esguicho lançador, ocorrem o arrastamento do ar atmosférico e o batimento, formando a espuma.

25 MODO DE USAR

26 EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO

27 Extintor de Pó Químico Seco Pressurizado CARACTERÍSTICAS Capacidade 1, 2, 4, 6, 8 e 12 kg Unidade extintora4 litros AplicaçãoIncêndios classes “B” e “C”. Classe “D”, utilizando pó químico seco especial Alcance médio do jato5 metros Tempo de descarga15 segundos para extintor de 4kg, 25 segundos para extintor de 12 Kg Funcionamento: O pó sob pressão é expelido quando o gatilho é acionado.

28 EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO

29 Extintor de Gás Carbônico (CO 2 ) CARACTERÍSTICAS Capacidade 2, 4 e 6 kg Unidade extintora6 Kg Aplicaçãoincêndios classes “B” e “C”. Alcance do jato2,5 metros Tempo de descarga 25 segundos Funcionamento: O gás é armazenado sob pressão e liberado quando acionado o gatilho. Cuidados: Segurar pelo punho do difusor, quando da operação.

30 DÚVIDAS? “O coração do Homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Pv 16:9


Carregar ppt "CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google