A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo

2 CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS “Não é amontoando os ingredientes que se prepara uma receita; assim como também não é amontoando frases que se constrói uma resposta”.

3 CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS -Principais problemas apontados: Confuso; Parcialidade; Palavras abreviadas; Estética da letra ; Deixar de lado as imagens e fragmento de texto colocados na questão;

4 CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS -Dicas: Analisar a informação essencial; Síntese – idéias principais (argumentos) que levaram a tese defendida; “NUNCA UTILIZE” alguma data, fato histórico, ou algum dado qualquer, se você não tem “1000%” de certeza ; No caso do tópico anterior podemos utilizar algumas palavras que não comprometem a resposta como: aproximadamente, em meados, no final ou início da alguma década e etc...

5 CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS -Tema: População UNICAMP FUVEST UNESP 15 questões em 6 anos.

6 CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS QUESTÃO 13

7 CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS

8 É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA RELEMBRAR ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DO TEMA POPULAÇÃO PARA AS PROVAS DE SEGUNDA FASE!

9 População Absoluta É o número total de habitantes de um determinado lugar. Segue a lista dos cinco países mais populosos do mundo: -China: 1336,3 bilhão; -Índia: 1186,2 bilhão; -EUA: 308,8 milhões; -Indonésia: 234,3 milhões; -Brasil: 169,7 milhões.

10 População Absoluta

11 População Relativa ou Densidade Demográfica É o resultado da divisão da população absoluta e o espaço territorial. O Brasil apresenta uma baixa densidade demográfica 20 Hab./Km², número bem pequeno comparado com Mônaco 16417 Hab./Km² (altamente povoado).

12 Crescimento Vegetativo É a diferença obtida entre a taxa de natalidade (TN) e a taxa de mortalidade (TM).

13 Crescimento Demográfico 1ª Fase ou crescimento lento; Altas taxas (TM e TN) 2ª Fase ou de rápido crescimento; Altas TN e Baixas TM 3ª Fase ou transição demográfica; Queda TN, Queda TF, Manutenção TM 4ª Fase ou de baixíssimo crescimento ou de estagnação demográfica; Baixas taxas (TM e TN)

14 O Crescimento da População Brasileira -Pós Segunda Guerra registrou uma brusca aceleração do ritmo de crescimento; -Redução na taxa de mortalidade graças as revoluções médico sanitárias; -A partir da década de 1960 houve uma queda na taxa de natalidade, difundia-se programas de planejamento familiar;

15 QUESTÕES Observe o gráfico abaixo e responda as questões:

16 QUESTÕES a) Indique a(s) região(ões) do globo com taxa de esperança de vida ao nascer inferior à média mundial nos intervalos de 1965-1970 e 1995-2000. Indique a região representada no gráfico com melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os períodos 1965-1970 e 1995-2000.

17 QUESTÕES Resolução: -Observar que a questão está dividida em dois momentos; -Fazer leitura no gráfico e identificar os dois momentos pedido no enunciado; -Escrever os dados buscados na tabela sempre na linha cronológica exposta no enunciado;

18 QUESTÕES b) Por que, entre os períodos 1965-1970 e 1995-2000, houve um aumento da esperança de vida ao nascer em todas as regiões indicadas no gráfico?

19 QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO pergunta afirma que houve um aumento da esperança de vida ao nascer em todas as regiões; -Se o enunciado está afirmando que houve um aumento nas taxas de natalidade é que houve melhoras nas áreas: saúde, saneamento básico, alimentação, e entre outros fatores sociais;

20 RESPOSTAS ESPERADAS PELA BANCA

21 QUESTÕES

22 QUESTÕES

23 QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO a pergunta se divide em dois momentos: cite duas e comente duas causas do crescimento da população de São Paulo... -A questão pede para o candidato associar o crescimento junto aos dados da tabela. -Lembrando que, o aumento rápido de população normalmente vem associado à grandes fluxos populacionais, visando melhoria de vida.

24 QUESTÕES Resposta Esperada: a) Uma das principais causas que promoveu esse acelerado crescimento na cidade de São Paulo está associado com a industrialização, principalmente do setor automobilístico, quanto a grande oferta e também construção de equipamentos urbanos.

25 QUESTÕES

26 QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO pergunta se divide em dois momentos: cite e explique uma causa da desaceleração da população de São Paulo... -A questão pede para o candidato associar a desaceleração junto aos dados da tabela. -Lembrando que, essa diminuição rápida está associada ao grande “Bum” migratório e a saturação de mão de obra.

27 QUESTÕES Resposta Esperada: b) - O aumento do custo de vida na área urbana, o qual a especulação imobiliária dificulta o acesso dos grandes fluxos populacionais mais pobres à moradia e ao acesso aos equipamentos urbanos, assim acabam sendo redirecionado para outras áreas. - Avanço no desenvolvimento tecnológico que afeta diretamente no processo produtivo e acaba utilizando cada vez mais um número menor e mais especializado de mão de obra.

28 QUESTÕES

29 QUESTÕES

30 QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO! esta questão se divide em duas pirâmides e caracteriza as taxas (natalidade e expectativa de vida) das duas pirâmides. -OBS.: é um erro comum comentar que uma pirâmide é de País desenvolvido e a outra é subdesenvolvida. -É pedido para associar os dados da pirâmide com as taxas.

31 QUESTÕES Resposta Esperada: a)A pirâmide I demonstra um baixo índice de natalidade e ainda segundo os dados citados essa pirâmide apresenta um boa expectativa de vida. A pirâmide II apresenta um alto índice de natalidade e segundo os seus dados uma baixa expectativa de vida comparado ao da pirâmide I.

32 QUESTÕES

33 QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO! o enunciado traz a palavra desenvolvimento atrelada a aspectos econômicos, sociais e migratórios. -A questão traz em um trecho do seu enunciado: “grupo de países hipoteticamente representados...” Cuidado para não citar nome de algum País, Região, Estado e outros. -Se prenda apenas na análise e nos dados da pirâmide, não a trate apenas como figura ilustrativa.

34 QUESTÕES Resposta Esperada: b) A pirâmide I representa uma população com boa economia, que diretamente afeta sua estrutura social onde apresenta um bom acesso a serviços de saúde, saneamento básico e alimentação. Como a base desta pirâmide é estreita e isso representa baixas taxas de natalidade, provavelmente essa população apresenta carência de mão de obra, podendo incentivar imigrações.


Carregar ppt "QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google